>
 

O Broto Novo

            As áreas para canteiros de flores e gramados na minha casa são pequenas, portanto procuro as manter bonitas e bem arrumadas. Sendo que preciso intervalos das muitas horas de trabalhos tediosas no escritório, frequentamente fujo para o jardim para fazer a manutenção necessária. Procuro manter tudo em boas condições, com as bordas aparadas, a grama cortada, os canteiros livres de ervas daninhas e flores e arbustos plantas. Sendo que temos estado muito tempo ausente de casa, este trabalho ficou com um atraso muito grande e foi necessário muitas horas de trabalhos minuciosos.

            Estava recentemente de joelhos, no quintal da frente de casa, atrás da grade tirando as ervas daninhas e gramas indesejáveis desta área. Com uma faca de quinze centímetros de lâmina estava cortando bem fundo na terra, para, se for possível, tirar as ervas, raízes e tudo, com o intuito de erradicar estas coisas de uma vez (no entanto sabendo que era apenas um sonho). Sabemos que nunca jamais faremos isto, pois não é possível alcançar todas as raízes, e além do mais os pássaros e o vento sempre trazem sementes novas de plantas indesejáveis que brotam.

            Enquanto estava na posição descrita acima e envolvido neste trabalho árduo, dois conhecidos meus pararam para conversar. A curiosidade os venceu e ambos perguntaram o que estava fazendo. Eu expliquei, todavia, tenho certeza que eles pensaram que eu estava um tanto fraco da cabeça, mas na realidade estava tentando preservar a minha sanidade. O segundo visitante era o mais curioso, querendo saber como eu poderia diferenciar entre as gramas desejáveis e indesejáveis. Foi difícil explicar, pois somente com prática pode alguém fazer com experteza.

            Depois da saída deles, comecei refletir sobre este trabalho comum e o meu trabalho como pai e pastor, bem como lembrei dos muitos outros colegas que procuram balançar este trabalho importante e vital para a vida dos seus familiares e os membros da igreja que eles pastoreiam. Em nosso mundo que está mudando tão rapidamente, é frequentemente difícil determinar se aquele brotinho de algo diferente afetará as vidas espirituais de nossos familiares, bem como as dos membros de nossa congregação. Isto requer um olho esperto, um olho espiritual. O líder de família ou de igreja precisa ser treinado verdadeiramente pelo Espírito Santo para adquirir a habilidade necessária para julgar estas coisas. Nosso olho espiritual só pode ser treinado e preparado para este trabalho delicado a medida que permitimos Deus, por intermédio do seu Espírito Santo, operar plenamente em nós. Quando largamos todas as tendências naturais e carnais, dando preferência sempre ao Espírito Santo de Deus que deve habitar em nós permanentemente e em toda a plenitude, a obra almejada será feita em nós.

            Meu querido jovem, sei que você muitas vezes questiona as decisões e julgamentos dos seus pais e do seu pastor. Isto é particularmente verdadeiro quando um ou o outro procurar desenraizar algo da sua vida que eles vêem como impedimento para seu futuro sucesso espiritual. Sei que é difícil para você entender para onde suas paixões e desejos podem lhe levar. No entanto, as pessoas mais velhas na sua vida já tem visto como as vidas de outras pessoas foram afetadas negativamente por estas mesmas coisas e querem poupar você de sofrer o resultado de seguir as tendências da carne em vez de seguir a verdade que Deus já lhe mostrou. Seus pais e seu pastor tem conhecimento do efeito do pecado nas vidas destas pessoas, das lutas terríveis quando elas querem, afinal, voltar para Deus; lutas e desespero para tentar se livrar das garras do diabo, das drogas, dos vícios, da imoralidade, bem como escapar da vida conjugal desastrosa feito por paixão e não amor. Eles sabem que o poder destas coisas é devastador e que é mais frequente que a pessoa nunca consegue voltar outra vez para Deus.

            Seus pais e seu pastor tem visto o naufrágio total de pessoas. Seu pastor tem chorado sobre o caixão de alguém que morreu sem Deus, que uma vez conhecia o gozo e alegria de servir a Deus e ser cheio do Espírito Santo. É triste lembrar que estas pessoas cujas vidas foram devastadas pelo pecado não precisavam ir por aquele caminho de destruição, todavia, foi uma decisão que foi tomada apesar de bons conselhos. Eu também tenho ampla experiência disto também. Um pastor fazendo o culto fúnebre em nada pode mudar as decisões que a pessoa tomou durante sua vida. Ela selou de uma vez seu destino, frequentemente um destino sem Deus, sem esperança, pois não quis dar ouvidos para bons conselhos, não quis que a lâmina da Palavra tirasse as ervas danosas.

            Seus pais e seu pastor são pessoas zelosas. Eles querem o melhor para você. Eles não querem tirar de você algum prazer ou gozo, mas procuram lhe ajudar e evitar que caia numa armadilha indesejável e danosa que deixará você cicatrizado pelo resto da sua vida. O exemplo de Noemi no livro de Rute é clássico para entender o que procuro lhe transmitir. Noemi mesma disse que saiu cheia, mas voltou vazia. Estas pessoas na sua vida amam você mais do que você imagina. Eles sabem muito bem que pode ser apenas as pequenas decisões que tem o poder para lhe desviar do caminho da verdade e da vida eterna. Elas entendem que as coisas pequenas da carne têm que ser desenraizadas da sua vida enquanto ainda são apenas brotinhos novos.

            Eu me lembro muito bem de um membro da congregação que pastoreava me contando que iria comprar um carro melhor e mais novo. Agora, eu normalmente não me envolvo nas decisões pessoais e assuntos desta natureza. No entanto naquele domingo de manhã eu me senti dirigido pelo Espírito Santo para tentar tirar um brotinho danoso da vida do meu irmão. Sugeri que ele mudasse de idéia e que não comprasse o desejado carro. Sugeri que ele realmente não precisava um carro melhor naquele momento sendo que o carro que tinha estava servindo muito bem a sua família. Senti pelo Espírito Santo que existia nele um espírito e desejo carnal, materialista. Ele comprou o carro apesar dos meus conselhos, e então com um carro melhor, começou viajar, e sempre nos fins de semana. A igreja e seus cultos se tornaram algo de pouca importância, não levou muito tempo e eles cessaram totalmente de assistir os cultos. Hoje, a terceira geração está sendo criada sem Deus e a igreja.

            Aquele brotinho de grama indesejado no meu gramado é fácil remover, mas se eu deixar se desenvolver, chegaria ao ponto de poder remover somente com picareta e pá. E, quando removido deixará uma mancha feia no quintal. Pode haver raízes deixadas que brotarão novamente se tornarão um torrão de vegetação feia. Pode remover, mas deixará uma cicatriz permanente no gramado. Vejo estas manchas e cicartrizes nas vidas de tantas pessoas que se sentam nos bancos de nossas igrejas. São vidas arruinadas porque não deram atenção e obediência aos pais piedosos, ou a um pastor amoroso e cuidadoso.

            Um domingo de noite, uma senhora da igreja chegou para conversar comigo. Relatou que estava passando por um período difícil na vida dela e me avisou que por uns tempos iria se afastar da igreja e os cultos, até passar esta época de dificuldades. Roguei para ela não abandonar a igreja e os cultos, nem por "uns tempos". Expliquei que ela precisava ainda mais da igreja durante este tempo de dificuldades. Pleitiei com ela para não deixar de vir na igreja para louvar e adorar a Deus. No entanto, ela fez como predeterminou. Já passou mais de trinta e três anos e ela não tem retornado à igreja. Mais uma vez, uma terceira geração está sendo criada sem Deus e a igreja. Eu tentei remover aquele brotinho danoso, mas não fui permitido fazê-lo, portanto hoje é impossível recobrar tudo que foi perdido. Que tragédia! Por favor, querido amigo, permita que aquela pessoa piedosa na sua vida lhe ajuda desenraizar os atributos indesejáveis da sua vida, para que você se torna uma pessoa agradável a Deus.

            As escrituras nos ensinam que Deus disciplina a quem ama, como um pai de verdade corrige e disciplina o filho que ama. Considera as escrituras abaixo:

            "Filho meu, não rejeites a disciplina do SENHOR, nem te enfades da sua repreensão. Porque o SENHOR repreende a quem ama, assim como o pai, ao filho a quem quer bem." (Provérbios 3:11-12) "... porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe. É para disciplina que perseverais (Deus vos trata como filhos); pois que filho há que o pai não corrige? Mas, se estais sem correção, de que todos se têm tornado participantes, logo, sois bastardos e não filhos." (Hebreus 12:6-8) "Eu repreendo e disciplino a quantos amo. Sê, pois, zeloso e arrepende-te." (Apocalipse 3:19)

            Deus lhe ama, e porque Ele lhe ama, tem colocado pessoas piedosas na sua vida para lhe instruir para lhe disciplinar, para lhe repreender, e para lhe corrigir. Não rejeita estas pessoas nem a obra espiritual que procuram fazer, pois operarão a vontade de Deus na sua vida. Se não tiver na sua vida aquela pessoa piedosa para operar espiritualmente na sua vida, Deus, então, colocará determinadas circunstâncias no seu caminho para efetuar no seu viver a transformação necessária da sua natureza carnal, para que você se torna a pessoa que Ele quer que seja.

            Ainda estou cavando no meu gramado e canteiros. Ainda tem muito serviço por fazer para poder chegar ao alvo de beleza que quero para estas áreas. Pessoas estão dizendo que já estão bonitas, mas não estão como eu quero. Você pode se julgar, pensando que está muito bem, mas provavelmente não está ainda onde Deus quer que esteja.

            Eu tenho notado que a medida que removo as coisas indesejáveis, que as plantas que quero estão começando a crescer e florir mais e mais. Acontece a mesma coisa na vida espiritual. A medida que removemos as coisas carnais da nossa vida, as coisas que Deus abomina; a vida espiritual começará a florear, e o fruto do Espírito também começará e se tornar evidente em nosso viver. Talvez você esteja sentindo a lâmina da Palavra de Deus cavando na sua vida. Se assim está acontecendo com você, fica sabendo que o Mestre da Palavra ainda está achando ervas carnais danosas que precisam ser retiradas. Não fica jogando a Palavra em cima de outra pessoa que na sua opinião precisa a ouvir. Aceita-a na sua vida e a deixa cavar até tudo que não conduz a uma vida cristã esteja desenraizado.

            Pode ser que dói, mas logo sarará e você se tornará a pessoa lindérrima que Deus sempre queria que fosse. Não demorará muito e você começará ver o avanço das coisas boas na sua vida; o florear do fruto do Espírito. Que gozo terá uma vez começando a alcançar a vida que Deus desejou para você. Você ficará livre das raízes da vida carnal, através da leitura da Palavra de Deus, a oração, o jejum, a assistência fiel na casa de louvor e adoração, a absorta atenção à pregação da Palavra, entre outros exercícios espirituais benéficos; e se tornará mais e mais como Ele, que lhe chamou das trevas para andar na sua luz maravilhosa.

Philip D. Walmer