>
 

Mãos à Obra

            Neemias 4:19-21 recorda, "Disse eu aos nobres, aos magistrados e ao resto do povo: Grande e extensa é a obra, e nós estamos no muro mui separados, longe uns dos outros. No lugar em que ouvirdes o som da trombeta para ali acorrei a ter conosco: o nosso Deus pelejará por nós. Assim trabalhávamos na obra: e metade em­punhava u.s lanças desde o raiar do dia até ao sair das estrelas."

            Neemias é considerado por muitos estu­diosos iluminados pelo Espírito Santo, como um dos grandes ou talvez o maior líder e adminis­trador de Israel. Vemos seu amor, carinho, dis­posição, energia, preocupação e dedicação para com a obra de Deus. Além disso, percebemos também, que era homem sincero, honesto, te­mente a Deus, homem de oração e de grande coragem. Ele tinha todos esses e outros atribu­tos mais, anelados por todos aqueles que estão em posição de liderança. Esta exige: Amor, pa­ciência, amizade, tato, diplomacia, poder inspirativo, habilidade executiva, terapia da au­dição, boa comunicação, maturidade, caráter, ética, visão, sabedoria, decisão, coragem, hu­mildade, integridade, sinceridade, humor etc.

            O nosso país tem dimensões continentais. Somos comparados a um gigante que dorme. Já passou da hora de despertarmos.

            Disse Neemias aos nobres e magistrados (pessoas de in­fluência), e também a todo o povo de forma em geral: "Grande e extensa é a obra, e nós estamos no muro mui separados, longe uns dos outros." Como esta escritura se aplica perfeitamente a nossa realidade; até parece que foi escrita para nós, brasileiros. Neemias, sentiu dificuldades em meio a grande distância que separava os trabalhadores, então, providenciou um meio, um instrumento, que poderia ser ouvido, mesmo à distância. Este instrumento era a trombeta.

            Neste momento faço o uso desta trombeta, conclamo à todos a pegarem as armas descritas por Paulo em Efésios 6:10-17. Estando preparados, continuare­mos edificando os muitos muros desta imensa e extensa obra, pois Neemias no verso 20 diz: "O nosso Deus pelejará por nós." E continua falando: "No lu­gar onde ouvirdes o som da trombeta para lá corra e venha ter conosco, venha nos ajudar." Façamos isto!

            Faça pla­nos, desenvolva um projeto de ação, não fique parado, mas vá ao trabalho! Encurte esta distân­cia que nos separa. Nosso território é grande? Nosso Deus é com certeza muito maior.

            Neemias obteve vitória porque com a aju­da de Deus tomou essas e outras precauções, se assim proceder, também terá muitas vitórias, pois o grande Deus de Neemias, também é o nosso Deus.

            Jorge Luiz de Souza