>
 

Amei A Cada Um Deles

 

            Um professor de faculdade pediu aos seus alunos de sociologia ir até uma favela numa cidade grande e tomar o conhecimento dos 200 rapazes que frequentavam nas escolas públicas. Cada aluno da faculdade foi pedido escrever uma avaliação do futuro de cada um dos rapazes das escolas pública. Em cada avaliação foi registrado que, “Este aluno não tem chance de ser sucedido.”

            Vinte e cinco anos depois outro professor de Sociologia achou os papéis deste estudo anterior. Ele achou por bem procurar saber sobre os rapazes daquelas escolas públicas, que foram avaliados 25 anos anteriormente. Então pediu aos seus alunos fazer a pesquisa sobre os 200 rapazes.

            Com a exceção de 20 rapazes que se mudaram da cidade ou morreram, os alunos descobriram que 176 dos 180 que restaram tinha alcançado grandes sucessos na vida profissional, sendo médicos, advogados ou homens de negócios.

            O professor ficou abismado, e decidiu descobrir o “por quê” de tanto sucesso, quando 25 anos antes os alunos que fizeram a pesquisa determinaram que nenhum dos 200 tinham chance em ter sucesso na vida. O que houve?

            De sorte todos os homens estavam na cidade. A cada um foi perguntado, “Como você acha que deu para você ter sucesso na vida?” Cada um respondeu, “havia uma professora...”

            O professor ainda foi até ela. Mesmo sendo velha, mas bem alerta, ele perguntou que mágica ela tinha usado para obter tanto sucesso, em tirar estes meninos dos maus hábitos e maus pensamentos da favela.

            Os olhos dela brilharam e ela disse, “É muito simples, eu amei cada um deles.”