>
 

Parábola do Semeador (Lição 4)

Sementes Que Caem Em Boa Terra

Por Mike

 

OBJETIVO DA LIÇÃO

Tópicos: Parábolas, testemunhando, Crescimento Espiritual

Esta quarta lição desta série centra-se na parábola do semeador e as sementes que caem em terra boa. As crianças descobrirão como a Palavra de Deus é verdadeiramente maravilhosa e como ela pode nos dar a vida eterna com Jesus.

 QUANDO CHEGAR AS CRIANÇAS (15 minutos)

Você precisa ter uma melancia pequena (não uma melancia sem sementes) cortada em vários pedaços. Deve haver um pequeno pedaço de melancia para cada criança. Quando as crianças comem a melancia peça-as para colocar todas as sementes em uma única tigela.  Elas têm que adivinhar quantas sementes pode estar na tigela.

Então, contar as sementes e dizer: "Não é surpreendente que, quando plantamos uma semente de melancia apenas temos essa melancia deliciosa cheia de todas estas sementes adicionais! Se nós plantamos todas essas sementes, teríamos mais melancia do que nós saberíamos com o que fazer!"

 ORAÇÃO DE ABERTURA E LOUVORES (5 minutos) Informação adicional? Oração de Abertura
A oração de abertura é uma parte importante de cada aula por várias razões. Primeiro, ela sinaliza que é hora de começar a aula. As atividades de abertura utilizada enquanto espera pelas crianças chegue permite que as crianças conversem e pegue as atividades de durante a semana. Quando é hora de levar a sério, uma oração funciona muito bem para facilitar essa ação. Além disso, a oração de abertura irá definir o humor para a aula, convidando o Espírito Santo para estar no controle.


A Oração de Abertura deve sempre incluir o seguinte:

1. Louvor a Deus pela oportunidade da reunião e pela assistência de todos os presentes.

2. Um pedido de orientação, especialmente para o professor, para que a Palavra de Deus possa ser compartilhada de forma significativa.

3. Pedir às crianças estar atenta para aprender a Palavra de Deus e convidar o Espírito Santo para estar presente no coração de todos e tanto na sala de aula.

 A oração de abertura é também melhor para a inclusão de pedido de oração e louvores. Com uma nova classe, as crianças não podem estar confortáveis o suficiente para compartilhar muito, mas quando elas se conhecem uns aos outros estarão mais propensas a oferecer pedidos de louvores e orações. Isso pode demorar um pouco, por isso é importante garantir que as crianças se concentrem em dar apenas um louvor ou um pedido de oração e não se desviam em outras questões. Se o tamanho da classe é muito grande, você também pode querer considerar dividir as crianças em grupos menores e fazer a oração liderada por mais de um líder adulto ou ajudante.


Ao incluir pedido de oração e louvores, sempre considere o seguinte:

1.      Garantir que todos tenham a oportunidade de contribuir.

2.      Em vez de confiar em sua memória, esteja preparado para anotar o que é dito.

3.       Certifique-se de tocar nas solicitações de cada criança. É importante que elas saibam que você se preocupa com elas e que suas orações são importantes.

4.      Certifique-se de necessidades especiais de sua igreja ou membros da igreja também são mencionados.

 TRABALHO DE MEMORIZAÇÃO (6 minutos)

O versículo seguinte nos diz para ir para o mundo e plantar algumas sementes espirituais.
"Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. " Marcos 16:15.

 LEITURA DAS ESCRITURAS E DISCUSSÃO (15 minutos)

Introdução:
Esta é a lição final da série. Hoje leremos a história acerca da semente que caiu em terra boa. Cresceu muito bem, de fato, cresceu tão bem que ela produziu mais sementes. Estas sementes também cresceram ficaram plantas fortes. Como cristãos devemos compartilhar a nossa fé com os outros, desta maneira as outras pessoas vão ouvir a Boa Nova e elas podem tornar-se cristãs. O corpo de Cristo continua a crescer quando compartilhemos as sementes (a Boa Nova) com os outros.


Mateus 13:8,9; 23 (Parábola do Semeador - Semente que caiu em boa terra)

Dê a cada criança uma cópia da folha (Clique em Recursos/Juniores – Folha de Leitura) ou as crianças que tem suas Bíblias encontre Mateus 13:8,9; 23. Peça voluntários para ler a passagem ou, se preferir, leia a passagem para as crianças mesmo.


Perguntas para reflexão:

1.      Em nossa história de hoje, onde as sementes caíram? (terra boa)

2.      O que aconteceu com a semente que caiu em terra boa? (Ela produziu uma safra - algumas vezes cem, sessenta ou trinta que foi semeado)

3.      Como a semente que cai em terra boa nos compara sermos cristão? (Precisamos compartilhar a nossa fé com os outros para que eles possam se tornar cristãos. Isso também nos ajuda a crescer espiritualmente)

4.      Isso é uma mensagem importante? Como sabemos? (sim, Jesus disse: "Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.")

5.      Como podemos compartilhar a Boa Nova acerca de Jesus com os outros? (Diga a eles para orar por eles, compartilhar as Boas Novas da Bíblia, pedir-lhes para vir para a escola dominical.)

 EXERCÍCIO DE AULA (20 minutos)

Pergunte A Um Amigo (Discussão Objeto) (Clique em Recursos/Juniores – Atividade – Pergunte A Um Amigo)

Semear a Palavra (Canção – Semear a Palavra )

 Semeia, semeia, semeia a Palavra,

Preciosas sementes de Fé;

Algumas que caem ao longo do caminho,

São rapidamente arrebatadas.


Semeia, semeia, semeia a Palavra,

Preciosas sementes da verdade;

Algumas que caem em solo rochoso,

Não vai durar o dia todo.


Semeia, semeia, semeia a Palavra,

Preciosas sementes de esperança;

Algumas que caem entre os espinhos,

Crescem fraca de medo e de aflição.


Semeia, semeia, semeia a Palavra,

Preciosas sementes de Vida;

Algumas que caem em terra boa,

Vão viver uma vida por Cristo.

 

EXERCÍCIO DE AULA ALTERNATIVO (15 minutos)

Flores Falsas (Atividade) (Clique em Recursos/Juniores – Atividade – Flores Falsas)

 APLICAÇÃO (2 minutos)

Aqueles que ouvem as Boas Novas e colocam no coração, podem aceitar o dom gratuito da salvação de Jesus Cristo. Devemos viver uma vida produtiva para o nosso Senhor. Por favor, note que não podemos trabalhar nosso caminho para o céu, mas se Jesus é o Senhor de nossas vidas, nós queremos viver para Ele. Seguiremos Suas regras e falaremos as outras pessoas acerca Dele. Não seremos prefeitos, e ainda cometeremos erros, mas tentaremos o nosso melhor para viver uma vida que agrada a Deus.

 PRÓXIMA SEMANA

Tempo para uma nova lição! Torço que tenha sucesso!

 ORAÇÃO FINAL

Assim como a oração de abertura é extremamente importante para a lição do dia e estrutura, assim também é a oração de encerramento. Não só sinal de que a classe tenha terminado, mas também dá a você a oportunidade para reforçar a lição e compartilhar o que foi ensinado mais uma vez. As crianças saberão que a aula tem aplicação na vida real e significado quando se torna parte da oração de encerramento. A oração de encerramento deve ser breve. Lembre-se, as crianças estão provavelmente ansiosa para ir para a próxima fase do seu dia, e provavelmente não ficarão parada ao ouvir uma oração de fechamento muito longa.


A Oração final sempre deve incluir o seguinte:

1.      Louve a Deus pela oportunidade de ser capaz de ouvir a Sua Palavra e aprender com Ele.

2.      Aplicação da Lição. Por exemplo, se a lição foi: "Tentação", sua oração, poderá pedir para o Espírito Santo ajudar a todos durante a semana, sempre que são tentados.

3.      Segurança e saúde para as crianças

4.      Que os outros possam ver Jesus em nossas vidas.

 

PÁGINA PARA LEVAR PARA CASA

Dê uma cópia para cada criança no final da aula para levar para casa. (Clique em Recurso /Juniores)