>
 

Uma Boca Cheia De Arrependimento


Texto da Escritura: Atos 9:1-18
Versículo para Memorizar: Atos 17:30

Objetivo da Lição: O aluno deve entender que, como cristãos, devemos ter bocas que são rápidas para se arrepender e confessar nossos erros. A salvação começa com o arrependimento.


Introdução:


Introduzir a lição com o seguinte "Testemunho Misterioso".


Eu pensei que estava do lado de Deus,

Mas eu estava apenas cheio de orgulho.

(Endireitar os ombros e empurrar o peito para fora)

A luz do céu me derrubou.

(Cai de joelhos)

Levantei-me cego do solo.

 (Levanta-se e tateia em volta.)

Esse foi o dia em que fui mudado,

Deus minha vida reorganizou.

(Aponta para cima, em seguida, para si mesmo)

Em vez de levar os santos para a cadeia,

Eu era o único que precisava ser libertado.

Até o meu nome não era o mesmo.

Pode dizer-me o meu novo nome?


Resposta: "Paulo"

______________________________________________________________________

História Bíblica


Um dos piores inimigos da igreja primitiva foi Saulo. Ele odiava todos os cristãos e os perseguia terrivelmente. Depois de ter feito o seu melhor para tornar as coisas difíceis para os cristãos em Jerusalém, ele mirou a cidade vizinha de Damasco. Na verdade, ele foi para o sumo sacerdote e pediu cartas para as sinagogas de Damasco. Se ele encontrasse quaisquer crentes, sejam eles homens ou mulheres, ele planejava levá-los de volta a Jerusalém algemados como criminosos.


Tão rapidamente quanto possível, ele reuniu e liderou uma equipe para ir caçando cristãos. Eu não tenho certeza de quanto tempo a viagem demorou, mas teria durado alguns dias. De repente, quando eles estavam finalmente se aproximando de Damasco, uma luz forte brilhou do céu, derrubando Saulo ao chão. Ele ouviu uma voz dizendo: "Saulo, Saulo, por que me persegue?" Ele respondeu e disse: "Quem és tu, Senhor?" O Senhor respondeu: "Eu sou Jesus, a quem tu persegues: é difícil para ti recalcitrar contra os aguilhões." Como você pode imaginar, Saulo estava apavorado. Era Jesus de verdade? Ele realmente ressuscitou dos mortos e estava no céu? Que erro terrível!


"Senhor, que queres que eu faça?", ele bradou. O Senhor disse-lhe para se levantar e ir para a cidade e lá ele receberia mais instruções. Tão rapidamente como a luz e voz apareceram, desapareceram. Seus amigos estavam parados de pé em estado de choque! Eles ouviram a voz, mas não viram ninguém. Provavelmente voltaram a si quando viram Saulo tropeçando e tentando se levantar. Ele estava cego! Com cuidado, eles o levaram para a cidade, onde permaneceu sem a visão por três dias. Durante esse tempo ele não bebeu ou comeu. Tenho certeza de que ele estava em confusão total. Tudo o que ele tinha feito para perseguir os cristãos deve ter voltado para assombrá-lo. Que revelação chocante. Jesus era real! "Perdoe-me, Senhor!", deve ter sido a oração de arrependimento da sua boca.


Que alegria deve ter acontecido no Céu! Lucas 15:7 diz-nos que, "... haverá maior júbilo no céu por um pecador que se arrepende..." Às vezes somos rápidos para olhar para uma pessoa e dizer: "Não, eles não querem viver para o Senhor", ou "Não, eles nunca poderiam mudar seus caminhos". Talvez eles não possam mudar suas maneiras, mas Deus pode! II Pedro 3:9 diz: "O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se." Deus deu mesmo a Saulo a chance de se arrepender e mudar seus caminhos. Felizmente, Saulo fez.


O Senhor moveu sobre um homem chamado Ananias para ir, fazer imposição de mãos sobre Saulo, e orar por ele. Obedecendo relutantemente o que Deus pediu, Saulo recuperou sua visão imediatamente, foi cheio do Espírito Santo e obedeceu a ordem de Deus para ser batizado no belo nome de Jesus.


Como sabemos que Saulo se arrependeu? O arrependimento significa que você lamenta profundamente pelas coisas pecaminosas que fez e muda suas maneiras de viver. Saulo mudou tanto que até mesmo o seu nome acabou sendo mudado para Paulo! Ele não era mais o homem que costumava ser. A Bíblia diz que ele "logo" começou a pregar Cristo. Ele nunca parou!


Conclusão:

Deus deseja usar cada um de nós poderosamente em Seu reino. Depende realmente da nossa disposição para ser usado. Você está disposto a se arrepender e pedir a Jesus para perdoar os seus pecados? O verdadeiro arrependimento vem do coração e será expresso pela sua boca. O verdadeiro arrependimento vai fazer você mudar suas maneiras de viver e se comportar. Havia algumas pessoas no livro de Atos que sentiram sua necessidade de Deus e perdão por atos anterior cometidos e perguntaram a Pedro e os demais discípulos: "O que precisamos fazer?" Pedro respondeu em Atos 2:38 "Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo." A resposta ainda é a mesma  hoje. O arrependimento é o primeiro passo para a experiência de salvação. Quem está disposto a dar o primeiro passo hoje? [O professor deve levar as crianças em um momento oração e de arrependimento.]


Questões de Revisão:


1. Onde a nossa história é encontrada? (Atos 9:1-18)

2. Quem estava perseguindo os cristãos em Atos 9? (Saulo)

3. Onde foi Saulo para buscar os cristãos? (Damasco)

4. Explique o que aconteceu com Saulo na estrada para Damasco. (A luz do céu brilhou derrubando-o no chão. Uma voz vinda do céu falou com ele. Ele ficou cego.)

5. Quanto tempo ele ficou cego? (Três dias)

6. O que ele quis recusar durante esse tempo? (Comida e bebida)

7. Quem veio para orar por Saulo? (Ananias)

8. Diga-me todas as coisas que aconteceram com Saulo pela oração. (Ele recebeu sua visão. Ele ficou cheio do Espírito Santo. Ele foi batizado e começou a pregar Cristo.)

9. O que a Bíblia diz acerca de apenas um pecador arrependido? (Há alegria no céu.)

10. O que é um sinal de verdadeiro arrependimento? (A pessoa muda sua maneira de viver, e faz o seu melhor para não pecar mais.)

11. Para qual nome foi mudado o nome de Saulo? (Paulo)

12. Nossas bocas deve estar cheias de quê? (Arrependimento)

13. Para que nossas bocas estejam cheias de arrependimento, o que mais deve estar chieo também? (Nossos corações)


Enfatize O Versículo Para Memorizar:


"Ora, não levou Deus em conta os tempos da ignorância; agora, porém, notifica aos homens que todos, em toda parte, se arrependam..." (Atos 17:30)


Este versículo significa que Deus ignorou a falta do conhecimento das pessoas acerca dessas coisas, pois não tinham ainda melhor conhecimento. Sabemos melhor agora, por isso Deus ordena que todos, em toda parte, se arrependam de seus pecados e voltem-se para Ele.


[O professor deve repetir o versículo várias vezes, junto com os alunos, e com movimentos adequados em palavras-chave. Por exemplo, aponte para seu relógio de pulso quando diz a palavra "tempos". Fecha os olhor quando você diz a palavra "ignorância". Aponte para um amigo, quando você diz as palavras "notifica aos homens." Abra os seus braços bem  abertos quando você diz as palavras "em toda parte".Coloca as mãos juntas debaixo do queixo em sinal de oração, quando diz a palavra "se arrependam". Faça com que os alunos repitam várias vezes, em conjunto e individualmente para decorar bem.]

 

(O professor pode encontrar um desenho para pintar na página de Educação Cristã/Recursos/Juniores com título "Boca Cheia De Arrependimento"-Desenho.)