>
 

Uma Boca Cheia De Humildade

 


Texto das Escrituras: Lucas 18:10-14

Versículo para Memorizar: Provérbios 27:2


Objetivo da Lição: O aluno deve entender que, como cristãos, devemos agir e falar com humildade.


Introdução:


Tenha um balão pronto para introduzir a lição de hoje. Mostre aos alunos como um balão vazio pode ser moldado em muitas coisas e formatos diferentes. Você pode esticá-lo. Você pode envolvê-lo em torno de coisas, e enfiá-lo dentro de vários recipientes. Soprar o balão, enchendo-o, e discutir como ele não é mais flexível. Ele está todo inchado e não pode ser moldado em qualquer outra coisa ou formato. Da mesma forma que uma pessoa inchada e  cheia de orgulho não é útil para Deus e Seu Reino. É importante que agimos e falamos com humildade para que Deus possa nos moldar  naquilo que Ele quer que sejamos. Deus é o único que deve receber toda a glória, não nós. Tudo o que temos, e pode ser, é só por causa da graça de Deus.


História Bíblica:


Jesus contou uma história certa vez acerca de dois homens, um fariseu (homens que guardavam todas as leis do Antigo Testamento, mais algumas que outros acrescentaram) e um publicano (cobrador de impostos), que foram ao templo para orar. Eu quero que você ouça com atenção e me diga no final qual era humilde. O fariseu entrou no templo e ficou onde todo mundo o veria. Ele levantou a voz e começou a orar. Esta foi a sua oração, (leia em voz alta) "Deus, agradeço-te, que eu não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros, nem ainda como este publicano." Ele passou a dizer a Deus que ele jejuava duas vezes por semana e pagava o dízimo. Enquanto isso, o publicano ficou orando de longe. Ele só queria falar com Deus, e não ser visto por todos. A Bíblia diz que Ele não conseguia sequer levantar os olhos ao céu, enquanto ele orava. Em vez disso, bateu-se no peito sobrecarregado com o que ele estava sentindo. "´Ó Deus," ele bradou, "Tem misericórdia de mim, pecador!"

Qual o homem que agiu e falou com humildade?  (O Publicano) Que palavra descreve como o fariseu agiu? (Orgulhoso) Sim, o fariseu agiu de maneira orgulhosa. Ele estava cheio de orgulho que é o oposto da humildade. Tiago 4:6 diz: "Deus resiste aos soberbos, dá, porém, graça aos humildes." De qual oração que você acha que o Senhor ouviu? (Do publicano) Isso é certo. Ele ouviu a oração do publicano. Você não pode chegar a Deus com uma lista de todas as coisas boas que você tem feito ou uma lista de como você é maravilhoso. Em comparação com a bondade de Deus, como você acha que você aparece? (Permita que as crianças tenham  uma oportunidade para responder.) A Bíblia nos diz em Isaías 64:6 que "Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças, como trapo da imundícia;..." Em outras palavras, todas as coisas "certas" que tentamos fazer e pensamos ser tão maravilhosas, são como trapo da imundícia, quando nós nos comparamos com a bondade de Deus.

Como cristãos, devemos agir e falar com humildade. Se somos verdadeiramente seguidores de Jesus Cristo, não estaremos comentando acerca de nós mesmos, mas acerca da bondade de Deus em nossas vidas!

Ouça estes belos versículos que encontramos em Salmos 34:1-3. "Bendirei o SENHOR em todo o tempo, o seu louvor estará sempre nos meus lábios. Gloriar-se-á no SENHOR a minha alma; os humildes o ouvirão e se alegrarão. Engrandecei o SENHOR comigo, e todos, à uma, lhe exaltemos o nome."


Conclusão:


Em conclusão da lição, compartilha esta pequena peça abaixo com a classe. Vai ser muito mais eficaz se você dá uma cópia para uma dupla de voluntários (adultos, jovens ou crianças de sua classe) algumas semanas antes para memorizar e ensaiar.

 

Um Vaidoso Encontra Um Adorador


ENTRA VAIDOSO, um arogante inchado. Ele caminha para a frente  pelo corredor, falando com as crianças.

VAIDOSO: Oi! Eu estou aqui. Por que não estão de pé em minha honra? Com certeza você já ouviu falar de mim. Todo mundo já ouviu! Bem, quase todos. Mesmo que não tenhma ouvido falar de mim, as pessoas se espantam quando eu passo. É provavelmente a minha aparência. (Pega um espelho e olha para si mesmo. Alisa o cabelo e posa  como um "homem musculoso".)

ENTRA ADORADOR, (Fica ao lado do Vaidoso.)

ADORADOR: Oi! Qual é o seu nome?

VAIDOSO: O que você quer dizer com isso? Todo mundo que é alguém conhece o meu nome! Qual é o nome mais maravilhoso que você pode pensar? Esse é o meu nome.

ADORADOR: Jesus é o nome mais maravilhoso que eu conheço.

VAIDOSO: Bem, esse não é meu nome. Pense no nome da pessoa mais forte que você nunca ouviu falar. Esse é o meu nome.

ADORADOR: Hmmm ... Jesus carrega fardos de todos então Jesus é a pessoa mais forte que eu já ouvi falar.

 VAIDOSO: Estamos chegando a lugar nenhum. Eu disse que Jesus não é o meu nome. Okay! Okay! Você precisa pensar no nome da pessoa mais rica que você já ouviu falar. Esse é o meu nome.

ADORADOR: Ah, isso é fácil. Jesus é dono do gado sobre milhares de colinas. Na verdade, tudo pertence a Ele. Então, Jesus é o nome da pessoa mais rica.

VAIDOSO: (Suspiro de Exasperado) Esse não é meu nome! Certamente você já ouviu falar de mim. Todo mundo já ouviu falar de mim! Pense no nome da pessoa que tem a maior e mais bela casa que você já ouviu falar.

ADORADOR: (Faz gesto que está pensando) Bem, Jesus é o Rei dos reis. Seu trono está no céu e na terra é escabelo de seus pés. Ele está edificando mansões que ele vai dar. Jesus! Esse é o nome! Louvado seja o nome de Jesus!

VAIDOSO: (Sai, batendo os pés e resmungando) Cara estúpido! Nem sabe o meu nome!

ADORADOR: Eu sabia qual era o nome do cara o tempo todo, não é? Você também sabia, não é? Seu nome é "Vaidoso". A Bíblia diz que não devemos nos  vangloriar. Devemos vangloriar somente em Jesus. Isso é que é ser humilde e louvar ao Senhor - se gabar somente Nele. (Sai)


(O Professor deve dirigir as crianças em um momento de louvor por um cântico e também em expressão pessoal e individual! Incentive-as a se gabar somente em Jesus!)


Questões de Revisão:


1. Onde a nossa história bíblica foi encontrada? (Lucas 18:10-14)

2. Explique o que é um fariseu e um publicano? (Um fariseu era alguém que guardavam todas as leis de Deus e muitas outras inventadas pelos homens. Eles eram muito orgulhosos de suas boas obras. Um publicano era um cobrador de impostos. Ninguém gostava deles.)

3. Como cada um agiu ato no templo? (O fariseu agiu orgulhoso e orou em voz alta para que todos pudessem ouvi-lo. Ele disse a Deus o quão maravilhoso ele era. O publicano foi humilde e pediu a Deus por misericórdia.)

4. Qual oração que Deus ouviu? (Do publicano)

5. A Bíblia compara todas as nossas boas obras com quê? (Trapos imundos)

6. Nossa boca deve estar cheia de quê? (Humildade)

7. Para que nossas bocas estejam cheia de humildade, o que também deve estar? (Nossos corações)

8. Quem deve ser o único de quem se gabar? (Jesus)


Enfatize o versículo para memorizar:


"Seja outro o que te louve, e não a tua boca; o estrangeiro, e não os teus lábios." (Provérbios 27:2)


Tenha cinco balões inflados prontos para ensinar o versículo de memória. Escrever uma parte do versículo em cada balão. Se os balões são uma cor escura, então basta escrever as palavras em um pedaço de papel e anexar a cada balão com fita adesiva. Divida o verso nas seguintes porções:
-  Balão 1 - "Seja outro o que te louve,

-  Balão 2 - e não a tua boca;

-  Balão 3 - o estrangeiro,

-  Balão 4 - e não os teus lábios ".

-  Balão 5 - Provérbios 27:2


Peça cinco voluntários segurar os balões com as palavras, em ordem, na parte da frente da classe. Leiam juntos várias vezes. Diga à classe uma vez que eles saibam o versículo bem eles podem estourar os balões. Escolha o primeiro aluno a dizer o versículo sozinho de cor para estourar os balões.


(O professor pode encontrar um desenho para pintar na página de Educação Cristã/Recursos/Juniores com título "Boca Cheia De Humildade"-Desenho.)