>
 

Uma Boca Cheia De Perdão

Textos da Escritura: João 8:1-11; Mateus 6:14-15

Versículo Para Memorizar: Salmo 86:5


Objetivo Da Lição: O aluno deve entender que, como cristãos, nossa boca deve estar cheia de perdão. Cristo é o nosso maior exemplo.

 

Introdução:

Professor: (soletra) P - E - R - D - Ã - O! O que é isso soletra?

Estudantes: Perdão! Perdão!


História Bíblica:

Um dia, quando Jesus estava ensinando, Ele foi rudemente interrompido por alguns dos líderes religiosos daqueles dias; os escribas e os fariseus. Havia um grupo deles que estava arrastando uma senhora brutamente pelo caminho. A Bíblia  diz que quando chegaram ao Mestre colocaram ela de pé na frente Dele. Ela foi apanhada em flagrante por viver uma vida muito ruim, uma vida que era contra as leis de Deus. Os acusadores estavam muito irados! (Nesta altura, o professor pode escolher uma pessoa para representar Jesus, uma para ser a mulher e o resto da classe pode ser seus acusadores. Diga-lhes para se levantar com as mãos nos quadris e a encarar com olhar de repúdio.) "Ela precisa ser apedrejada!", disseram. (Encoraja a classe para gritar esta frase algumas vezes. Eles devem permanecer em pé com as mãos nos quadris para ouvir a próxima parte da lição.) Puxa! Esta é uma situação muito ruim. O que estavam dizendo acerc dela estava certa! Ela estava vivendo um estilo de vida muito ruim. A Lei do Antigo Testamento dizia que ela deveria ser apedrejada. Jesus, ignorando-os, se ajoelhou e escreveu algo no chão. A Bíblia não nos diz o que Ele escreveu. O que você acha que foi? (O professor deve dar um tempo para os alunos responderem.) Quando os acusadoes insistissem, perguntando-lhe o que deve ser feito, Ele respondeu com estas palavras de João 8:7: "Aquele que dentre vós estiver sem pecado seja o primeiro que lhe atire pedra." Mais uma vez ele se ajoelhou e escreveu algo no chão. Eu não sei o que era, mas entre o que Ele escreveu e o que Ele disse aos acusadores, eles sentiram compungidos em seus corações. Talvez alguns tinham apanhado pedras. De repente, eles deixram-as cair lentamente para seu lado. Todos eles perceberam que também pecaram em algum momento de suas vidas. Talvez eles só não tinham sido apanhado por qualquer pessoa. Um por um, começando com o mais velho, sairam lentamente, se afastado até que não havia ninguém restando. (O professor deve fazer os alunos a sentarem-se lentamente, um por um.) Quando Jesus olhou ao redor Ele perguntou: "Mulher, onde estão seuss acusadores?"  Tenho certeza que através de olhos cheios de lágrimas ela respondeu: "Ninguém me acusa mais, Senhor." Ele tão carinhosamente, então, disse: "Nem eu ti condeno: vai, e não peques mais." Que perdão maravilhoso! Que misericórdia tremenda!  Que final inesperado para uma história que começou tão mal! Tenho certeza que a senhora mal podia acreditar no que estava acontecendo. Isto poderia ser realmente a verdade? Com esperança em seu coração, tenho certeza que ela agradeceu a Deus vez após vez.


Conclusão:

Será que ela mereceu ser perdoada? Não. Ela tinha feito o que era errado. Isso é o que é tão bonito acerca desta história. Mesmo quando estamos errados, mesmo quando somos pecadores, Cristo ainda nos ama e estende a mão de misericórdia para nos levar a ele. A Bíblia diz em Romanos 5:8: "Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores."  Como cristãos, Paulo nos ensina em Colossenses 3:13 que é preciso "Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou." (Colossenses 3:13 NVI) Precisamos ter uma boca cheia de perdão, sendo Cristo o nosso maior exemplo. Mesmo ao morrer na cruz por nossos pecados Ele disse: "Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem." (Lucas 23:34)

Existe alguém que você precisa perdoar hoje?

Você precisa pedir perdão a Deus pelos pecados cometidos, entre outras ações contra a vontade Dele. (O professor deve dirigir as crianças em uma oração de arrependimento e perdão. O professor deve se lembrar que a lição tem por objetivo ensinar os alunos a perdoar aos outros como Cristo nos perdoou.)

 

Questões de Revisão:

1. Nossa história bíblica é encontrada aonde? (João 8:1-11)

2. Na história Jesus estava fazendo o que? (Ensinando)

3. Quem foi levado diante de Jesus? (A senhora acusada de um estilo de vida pecaminoso.)

4. Quem trouxe a senhora para Jesus? (Alguns líderes religiosos do dia, escribas e fariseus.)

5. O que eles sugeriram a Jesus permitir que eles fizessem? (Apedrejar a mulher até a morte.)

6. Como Jesus respondeu? (Ele ignorou e escreveu no chão. Mais tarde, ele disse lhes que aquele que nunca tivesse pecado poderia atirar a primeira pedra. Ele escreveu na terra uma segunda vez.)
7. Os acusadores da senhora fizeram s que após a resposta de Jesus? (Eles se afastaram começando com o mais velho.)

8. O que Jesus disse a senhora? (Eu também não te condeno. Vai, e não peques mais.)

9. Devemos condenar e julgar as pessoas quando achamos que elas fizeram algo errado? (Não!)

10. Jesus é rápido para nos condenar? (Não!) Como você sabe? (A Bíblia diz que quando éramos ainda pecadores que Cristo morreu por nós.)

11. Precisamoster certeza que a nossa boca está cheia de o que? (Perdão.)

12. Se quisermos que a nossa boca esteja cheia de perdão, o que devemos encher primeiro de perdão? (Nossos corações.)


O professor deve enfatizar o versículo para memorizar e o repetir váriuas vezes em conjunto e individualmente. Isto é de suma importância.


"Pois tu, Senhor, és bom e compassivo; abundante em benignidade para com todos os que te invocam." (Salmo 86:5)

 

Ajude os alunos procurar e ler este versículo em suas próprias Bíblias. Leia-o várias vezes juntos. Divide o versículo nas seguintes partes:

1.      Pois tu, Senhor, és bom,

2.      E compassivo;

3.      Abundante em benignidade

4.      Para com todos os que te invocam.

5.      Salmos 86:5

O professor deve pedir para todos os alunos para ficar de frente para ele e dizer  a primeira parte do versículo. Em seguida, todos os alunos devem virar à direita 90º e  dizer a segunda parte. Os alunos devem, então, virar mais 90º, ficando de costas para o professor e dizer a terceira parte do versículo. Em seguida virarão mais 90º para a direita e dizer a quarta parte. Virando 90º novamente, estarão de frente com o professor, e aí dirão aquinta parte, que é a referência bíblica. No momento em que eles têm concluído, os alunos  terão virado em uma forma quadrada completa. Faça isso várias vezes até que eles podem dizer o versículo com confiança. Diga-lhes para esconder esse versículo em seus corações (Salmos 119:11) para lembrar que eles, como cristãos, devem sempre ter a boca cheia de perdão, seguindo o exemplo de Cristo.

 

(O professor pode encontrar um desenho para pintar na página de Educação Cristã/Recursos/Juniores com título "Boca Cheia De Perdão" - Desenho.)