>
 

Uma Boca Cheia De Bondade

Texto da Escritura: João 4:1-42

Versículo para Memorizar: Provérbios 25:11


Objetivo da Lição: O aluno deve entender que, como cristãos, nossa boca deve estar cheia de bondade.

 

Introdução:

Introduzir a lição, por colocar um balde na sua cabeça ou na cabeça de uma das meninas. Dentro do balde deve estar todas as perguntas de revisão escritas em pedaços de papel. O balde funcionará para reunir a atenção dos alunos para a lição. Pergunte aos alunos se eles podem adivinhar que história bíblica será compartilhada hoje.


História Biblica:

Um dia, quando Jesus e Seus discípulos estavam em seu caminho para a Galiléia. Eles pararam em uma cidade de Samaria, chamada Sicar. Naqueles dias, os judeus não gostavam dos samaritanos, pois eles eram descendentes de judeus e assírios, portanto eram uma raça mista. Jesus estava muito cansado. Ele tinha estado ensinando e curando multidões de pessoas, para não mencionar que a viagem foi longa e cansativa. A Bíblia nos diz que Ele se assentou para descansar junto a um poço enquanto os discípulos entraram em Sicar para comprar comida. Isso não era qualquer poço. Ele foi chamado de "Poço de Jacó", porque as pessoas acreditavam que Jacó tinha o cavado muitos anos antes quando ele passou pela região.

 Talvez, assim que Jesus se inclinou para trás e fechou os olhos, Ele ouviu passos. Estava chegando uma senhora samaritana carregando um cântaro, a fim de buscar água. Ela estava sozinha. Isso era estranho. Normalmente, haveria um grupo de mulheres que faziam suas tarefas todas juntas. Por que esta senhora estava sozinha? (Dá oportunidade para os alunos responderem.) Ela estava sozinha porque as outras mulheres não queriam ter nada a ver com ela. Ela vivia uma vida muito pecaminosa. Quando elas a viam, provavelmente olhavam para o outro lado. Talvez ainda sussurravam coisas desagradáveis. (O professor deve sussurrar e fingir que está fofocando.) "Quer saber o que eu ouvi? Você não vai acreditar, mas essa senhora ..."

Como cristãos devemos agir dessa forma? (O professor deve deixar oportunidade para os alunos responder: Não!) A Bíblia diz em Tiago 1:26 que se: "Alguém está pensando que é religioso? Se não souber controlar a língua, a sua religião não vale nada, e ele está enganando a si mesmo." (NTLH)

Como Jesus iria agir diante desta mulher samaritana de má fama? Será que Ele fugiria dela como todos os outros? Nunca! Nosso Senhor é tão gentil. Ele é Deus em carne e osso. Ele sabia o tempo todo que ela estaria chegando para tirar água daquele poço e planejou para que eles se encontrassem. Ele sabia que ela tinha necessidade Dele.

"Dá-me de beber", Ele disse. A mulher olhou para Ele surpresa. "Como, sendo tu judeu, pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana (porque os judeus não se dão com os samaritanos)?" O Senhor não sabe que os judeus não devem nem falar com os samaritanos? Claro que Ele sabia disso. Você acha que Jesus se importa se você é diferente daqueles que lhe rodeiam? (O professor deve deixar oportunidade para os alunos responder: Não!) Ele lhe ama apesar da sua vida presente ou passada. Ele disse à mulher que se ela soubesse que Ele tinha "água viva", ela teria Lhe pedido para tomar a água Dele em vez da água natural do poço. Tenho certeza que ela estava confusa. Talvez ela desse um segundo olhar ao redor para ver se Ele tinha um cântaro. "Respondeu-lhe ela: Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva? És tu, porventura, maior do que Jacó, o nosso pai, que nos deu o poço, do qual ele mesmo bebeu, e, bem assim, seus filhos, e seu gado?" (João 4:11-12)

Jesus respondeu-lhe com a famosa citação de João 4:13 e 14. "... Quem beber desta água tornará a ter sede; aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna." Tudo o que ela pode ter ouvido era a palavra "quem" e sabia que isso significava ela! Ela devia ter pensado: Como isso é maravilhoso! "Senhor, dá-me dessa água para que eu não mais tenha sede, nem precise vir aqui buscá-la." (v. 15) Tenho certeza de que Jesus sorriu para o seu desejo, mas Ele ainda tinha algumas coisas para discutir. "Vai, chame o teu marido e vem cá..." pediu Ele. De repente, um pouco do bom ânimo em seus olhos morreu e ela respondeu que não tinha marido. Jesus concordou que ela falou a verdade, mas também acrescentou que ela tinha tido cinco maridos e o homem que estava agora não era seu marido legítimo. "Senhor, disse-lhe a mulher, vejo que tu és profeta." (v. 19)

É neste momento que Jesus deve começar a falar asperamente e condená-la, certo? (O professor deve deixar oportunidade para os alunos responder: Não!) Não, Jesus continuou a mostrar amor e compaixão. Ele continuou a falar e mostrar bondade, por responder as suas perguntas. A conversa se volta para a vinda do Messias e Jesus compartilha que Ele é Aquele acerca do qual eles falam.

À medida que a história continua, os discípulos retornam com alimentos e ficam surpreendidos que Jesus está falando com esta senhora, mas eles não se atrevem a dizer nada. Talvez eles estivessem pensando em interrogá-lo mais tarde. A mulher deixou seu cântaro e foi à cidade para compartilhar a maravilhosa notícia que ela na verdade encontrou o Messias. Muitos em Samaria creram devido ao testemunho dessa senhora. Cristo ficou por mais dois dias na cidade. "Muitos samaritanos daquela cidade creram nele, em virtude do testemunho da mulher, que anunciara: Ele me disse tudo quanto tenho feito. Vindo, pois, os samaritanos ter com Jesus, pediam-lhe que permanecesse com eles; e ficou ali dois dias. Muitos outros creram nele, por causa da sua palavra, e diziam à mulher: Já agora não é pelo que disseste que nós cremos; mas porque nós mesmos temos ouvido e sabemos que este é verdadeiramente o Salvador do mundo." (vv. 39-42)

Observa a colheita grande que a bondade de Cristo para com esta senhora trouxe aos samaritanos. Muitas almas foram  salvas em Samaria! Você sabe que seus atos de bondade e palavras amáveis ​​também trará uma colheita? Nenhum ato de bondade ficará sem recompensa. Marcos escreveu em seu relato do ministério de Cristo em Marcos 9:41: "Porquanto, aquele que vos der de beber um copo de água, em meu nome, porque sois de Cristo, em verdade vos digo que de modo algum perderá o seu galardão." Nenhuma palavra de bondade ficará despercebida. A Bíblia diz que "Antes mesmo que eu fale, tu já sabes o que vou dizer." (Salmo 139:4).


Conclusão:

É muito claro que, como cristãos, devemos mostrar e falar com bondade para com os outros. No livro de Efésios, Paulo fala sobre como se tornar uma nova pessoa em Cristo. Ele escreve: "Antes, sede uns para com os outros benignos..."

(O professor deve levar os alunos a uma discussão acerca de como eles podem mostrar a bondade durante a semana em seus lares, na escola, na igreja e etc. Lembre-lhes que devem ser gentis com todos e não apenas os seus amigos.)


Questões de Revisão:

(O professor pode pedir para os alunos tirar uma pergunta do balde. Eles devem ler em voz alta e em seguida, responder à pergunta ou recorrer a um amigo para responder caso eles precisam de ajuda.)


1. Onde a nossa história bíblica é encontrada? (João 4:1-42)

2. Por que os judeus não gostavam dos samaritanos? (Eles eram de uma raça mista, descendentes de judeus e assírios.)

3. Qual era o poço onde Jesus sentou-se? (Poço de Jacó.)

4. O que aconteceu quando Jesus estava descansando junto ao poço? (Uma senhora samaritana veio para tirar água.)

5. Como Jesus tratou a mulher samaritana? (Ele a tratou com bondade apesar do seu passado pecaminoso. Ele falou com ela e explicou as verdades do Reino.)

6. Como sabemos que a senhora samaritana não estava vivendo uma vida piedosa? (Ela já teve cinco maridos e estava atualmente com um homem que não era seu marido.)

7. O que Jesus disse que Ele tinha para a mulher samaritana? (Água Viva.)

8. O que aconteceu entre os samaritanos, como resultado da bondade de Cristo e testemunho da mulher samaritana? (Muitos creram que Jesus era o Messias/Salvador.)

9. Como cristãos, nossa boca deve estar cheia de quê? (Bondade.)

10. Para quem devemos mostrar e falar bondade? (Todo mundo.)


Enfatize O Versículo Para Memorizar:

"Como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo." (Provérbios 25:11)


O professor deve provedenciar fatias de maçã em um prato de prata (inox) pronto para os alunos se degustar. Depois de praticar o versículo várias vezes, peça um para voluntário dizer o versículo sozinho. Se ele é capaz de dizer o versículo, dê-lhe uma fatia de maçã para degustar. Uma vez que todos os alunos citam o versículo corretamente, deixa eles também degustarem uma fatia de maçã. Para ajudar os alunos ficarem familiarizados com suas Bíblias, o professor deve os pedir procurarem Provérbios 16:24: "Palavras agradáveis são como favo de mel: doces para a alma e medicina para o corpo." Analizar junto com os alunos a importância do uso de palavras amáveis e bondosas. Ajude os a compreender que palavras amáveis e bondosas ​​são doces como a maçã gostosa. Elas sempre fazem as pessoas se sentirem melhor. Elas também possibilitam que as pessoas vejam Cristo em nós.

 

(O professor pode encontrar um desenho para pintar na página de Educação Cristã/ Recursos/ Juniores com título "Uma Boca Cheia De Bondade" - Desenho.)