>
 

TrĂªs Cruzes

Lição objetiva

            Esta lição objetiva poderá ser usada no fim de uma men­sagem sobre a crucificação de Cristo, ou como uma lição sepa­rada.

 

Visuais:

1.   Uma cruz de feltro vermelho, 23 cm de altura por 15 cm de largura.

2.   Duas cruzes de feltro preto (ou outra cor escura) do mesmo tamanho.

3.   Uma cruz branca de feltro, colado no verso de uma das cru­zes escuras.

 

Escrituras: Lucas 23:33-43; Mateus 28:1-6; I Coríntios 15:3-4

 

Versículo Chave: Hebreus 9:22 "....sem derramamento de sangue não há remissão "

 

Lição

Há muitos anos atrás, três cruzes foram levantadas num monte chamado Calvário, junto à cidade de Jerusalém.

Quem foi que morreu na cruz do meio? Jesus Cristo, o F'iIho de Deus.

Ele estava morrendo por causa dos nossos pecados. Va­mos colocar uma cruz vermelha para nos lembrar de que Cristo derramou Seu precioso sangue para que nossos pecados fossem perdoados. A Palavra de Deus diz "...sem derramamento de sangue não há remissão" (Hebreus 9:22; I João 1:7)

Dois ladrões foram crucificados, um de cada lado do Senhor Jesus. Vamos colocar duas cruzes escuras, lembrando-nos da escuridão do pecado. Estes dois eram criminosos e não conheciam Jesus como o Salvador dos seus pecados. Zombaram dEle e pediram para Ele descer da cruz. Seus corações e vidas estavam cheios de pecado e incredulidade. Como diz a Palavra de Deus, seus entendimentos estavam na escuridão (Efésios 4:18). Os dois homens pendurados nestas duas cruzes estavam cegos ao fato de que estavam perdidos no pecado e que só o Senhor Jesus tinha o poder para salvá-los, mesmo em tal momento.

De repente, o ladrão do lado esquerdo do Senhor Jesus reconheceu que não estava preparado para morrer. Ele entendeu que o Homem da cruz do meio era diferente de qualquer outra pessoa que jamais tinha conhecido. Nesse momento ele creu que Jesus era realmente o Filho de Deus, que viera para salvá-lo do pecado. Então ele clamou: "Jesus, lembra-te de mim quando vi­eres no teu reino". Ele estava dizendo: "Senhor, salva-me dos meus pecados".

Será que o Senhor Jesus ia atender à oração de alguém que, há alguns momentos, tinha zombado dEle? Oh, sim; Jesus Cristo veio ao mundo justamente para salvar os pecadores. Ele amava os dois ladrões e simplesmente esperava que clamassem em Seu nome, pedindo a salvação.

Imediatamente, Jesus disse ao ladrão arrependido: "Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso". E o ladrão sabia que aquelas palavras significavam que seus pecados fo­ram perdoados. Como seu coração sentiu-se aliviado!

(Mostre o outro lado da cruz que aparece a cruz branca para representar o perdão e purificação que o ladrão experimen­tou.) Cante com as crianças; "Por mim morreu Jesus".

O ladrão do lado esquerdo devia ser castigado eterna­mente por causa dos seus pecados, mas o Senhor Jesus pagou o preço de todo o seu pecado. O ladrão agora tornou-se membro da grande família de Deus, pois recebeu Jesus como seu próprio Salvador.

A qual dos dois ladrões você é semelhante? Oh, você diz, "eu não sou um ladrão!" Mas mesmo assim, a Bíblia diz que você pecou (Romanos 3:23), e a Palavra de Deus é verdadeira.

Um ladrão recebeu ao Senhor Jesus como seu Salva­dor; o outro recusou acreditar que Jesus era o Filho de Deus e que podia salvá-lo. Eis a diferença! Um ladrão foi perdoado e está agora com o Senhor Jesus. O outro recusou e será castigado eternamente pelo seu pecado.

Você já recebeu o Senhor Jesus como seu Salvador? Se quiser, poderá fazê-lo agora mesmo. (Dê oportunidade às crian­ças para tomarem uma decisão e providencie aconselhamento para cada uma).

Draw the Net