>
 

O Que Precisa Para Dizer Não

Por Betty Francis

             IMAGINE que você está esta­cionado na frente da casa dos seus pais. Primeiro, você beija seu na­morado boa noite. Então seu na­morado pede gentilmente, depois sugere fortemente, para depois pleitear e rogar. Finalmente, ele se torna muito mal humorado e dá um ultimato, "Se você não dizer sim, estamos terminados!"

             Você não acredita o que está ou­vindo. O que aconteceu com aquele cara doce e meigo? A única explicação neces­sária é que tem 18 anos de idade ou está chegando lá em breve.

 

Fazer Sexo Não É Marca de Maturidade

            Enquanto as moças não alcançam seu pico sexual até quase 30 anos de ida­de, os rapazes alcançam seu pico com mais ou menos 18 anos de idade. Portan­to, enquanto as moças poderiam estar in­teressadas em apenas alguns abraços e beijos, os rapazes estão sob um ataque de milhões de pequenos hormônios que os desafiam para tentar qualquer tipo de ar­gumento.

            Esteja preparada com algumas res­postas à altura:

            Moço: "Você teria me amado."

                Moça: "O sexo não é a mesma coisa como amor."

            Nota: E, enquanto está respondendo, poderia mencionar que ama seu irmãozinho, seu bi­cho de estimação, e chocolate, mas não os leva para cama junto consigo (bem, talvez o chocolate).

            Moço: "De que você tem medo?"

                Moça: "O que você está tentando fazer-provar sua masculinidade ou o que?" Fazer sexo não é um esporte competitivo. O que você está me pedindo para fazer não é a mesma coisa como me desafiar para fazer queda de braço ou uma partida de tênis.

            Nota: Se ele não saca de como sua pergunta é estúpida, você poderia ser obrigada ficar bem séria e dizer: "Há muito para temer-tais como uma gravi­dez, AIDS ou qualquer outra doença sexualmente transmitida. E o pior de tudo, desagradar a Deus."

            Moço: "Todo mundo está fazendo...não é grande coisa."

                Moça: "Todo mundo não está fa­zendo. Só parece assim por causa daque­les que não cessam de se gabar das suas conquistas. Além do mais, para mim o sexo é grande coisa. O sexo é uma experiência pessoal entre duas pessoas casa­das que amam um ao outro, não alguma moda passageira.

            Moço: "Você não confia em mim? ou algo parecido, "Você não me ama?"

            Moça: "Se você confia em mim (me ama) esperará até casar."

            Nota: Se ele ainda lhe dá argu­mento, diga-lhe que confiar em alguém não o dá o direito para forçá-la fazer algo tão importante quanto o sexo.

            Moço: "Você é linda demais há jeito de eu resistir seu encanto."

            Moça: "A bajulação é como cobertura de bolo: não tem substância."

            Nota: Esta ele deve entender de vez.

 

Quando os Papéis Estão Invertidos

            Espera aí um minutinho! Que tal quando são os rapazes que estão se preservando puros até o casamento? Há muitos rapazes por aí que não são tolos, não. Estes caras frequentemente enfrentam as mesmas situações com as moças-dizer não para uma namorada que quer sexo antes de casar. Muita vezes as moças atacarão o ego masculino frágil para ganhar o que querem; mas os moços podem usar algumas das mesmas respostas. Aqui estão algumas sugestões

            Moça: "O que você tem? Não gosta das meninas, ou o que?"

               Moço: "Eu não gosto de meninas; eu gosto de damas."

            Moça: "O quê? Você realmente pensa que vai achar uma virgem para casar, ou o que?"

               Moço: "Espero que sim, mas não é a questão. Estou guardando minha virgindade para dar como presente para minha esposa como presente de casamento. E espero achar uma moça que quer fazer a mesma coisa."

            Enquanto ser armado com frases picantes ante do fato pode ser o remédio certo para você, nem todos concordam. Por exemplo, tem a Cristal. "Eu sei que quando ele diz, 'Todo mundo está fazendo!' que eu devo responder, "Que não será um problema para ele achar alguém com quem transar. Esta é para resolver o problema, mas não o faz para mim. Deixa-me irada quando pessoas contam-me respostas rís­pidas podem solucionar meu problema."

            "Quanto a mim, meu namorado não é tão descartável assim. Estaria arra­sada se ele começasse sair com outra. E, ele não está simplesmente a procura de alguém para dormir com ele. Nós realmente nos amamos. É por isso que é tão difícil dizer não.'"

            Os sentimentos de Cristal refletem como muitos adolescentes se sentem. Aqui estão algumas coisas para se lem­brar. O amor pode florescer, se você está ou não sexualmente ativo com a pessoa que você ama. Adorar um ao outro pode fazer o dizer não mais difícil; mas pode fazer o escolher para não ter sexo mais fácil e mais positivo. Quando você re­almente adora um ao ou­tro, não há lugar para fra­ses ríspidas. O que você tem em seu lugar é o compartilhamento de sen­timentos.

            Ainda, algumas moças enfraquecem. Elas tem tanto medo de perder seus namorados que cedem. Aqui é o que alguns dizem depois que isto acontece.

            "Eu venho de uma família cristã com fortes valores morais," disse Nancy em voz baixinha. "Eu tenho namorado com Tom por quase um ano. As coisas se tornaram tensas entre nós porque ele que­ria ter sexo e eu não queria. Depois de arguir acerca disto por semanas, Tom ameaçou para pôr fim em nosso relacio­namento, portanto eu me submeti a ele."

            "Logo, sentimentos de culpa to­maram conta da minha vida. Eu não po­dia encarar meus pais, e evitei espelhos porque não queria encarar a mim mes­mo. A culpa fez o que Tom somente ame­açou fazer. Em menos de duas semanas, eu rompi com Tom."

            "Enquanto eu sei que Jesus tem me perdoado, até agora não consegui per­doar-me a mim mesma."

            Sherry, que estava sentada ao lado da Nancy, sacudiu sua cabeça com com­preensão. "Foi assim que aconteceu co­migo mais ou menos um ano atrás. En­quanto eu tenho perdoado-me a mim mes­mo, descubro que evito os rapazes. Eu não confio mais neles. Espero que com tem­po sentirei diferente."

            Se você é um moço ou uma moça que está sendo pressionado para fazer sexo, não esconde seus sentimentos. Con­versa acerca disso honestamente. Mante­nha seu auto-respeito a qualquer custo. Toma algum tempo, quando você está a sós, para pensar sobre intimidade sexual e o que a Bíblia diz acerca de pureza.

            Aqui está algo para lembrar acer­ca de intimidade sexual. Fazer sexo não cria relações estreitas e não soluciona conflitos de sentimentos e crenças.

            Se um moço (ou uma moça) lhe conta que vai lhe deixar se você não cede para suas demandas sexuais, na realidade, aquela pessoa está lhe dizendo que o sexo é a única base para seu relacionamento. Algumas das palavras que as moças usam para descre­ver seus sentimentos depois de se submeterem aos seus namorados são: usada, en­ganada, traída, e humilha­da. Estas expressões descrevem algum tipo de amor? Pensa nisso quando o moço usa aquela expres­são velha, "Se você me ama..."

             É muito importante ser cuidadoso e não se colocar em situações onde você terá de dizer não. Fazer um passeio de carro para que você possa estacionar em algum lugar isolado ou convidando-o para sua casa quando seus pais não estão em casa são situações que deve evitar.

             Leia novamente as respostas no início deste artigo para que você reconhe­cer a frase quando você a ouve. A res­posta ríspida de uma moça quando o moço disse, "Não seja uma criança acer­ca disso!" foi, "Prefiro ser uma do que fazer uma com minha idade." Ou melhor ain­da, "OK, prova-me o quanto você me ama para tentar entender meu desejo para agra­dar a Deus."

             Quando você pode compartilhar seus sentimentos durante tempos difíceis tanto quanto nos tempos bons, e quando você respeita um ao outro ainda que dis­cordam, terá uma base por um amor bom, sólido e Cristão. E, isto fará mais por seu relacionamento do que o sexo poderia fazer.