>
 

Parábola do Semeador (Lição 1)

Sementes Que Caem No Caminho
Por Mike

OBJETIVO DA LIÇÃO

Tópicos: Parábolas, Testemunhando

Esta primeira lição de uma série de quatro sobre a parábola do semeador ajudará as crianças a descobrir como é verdadeiramente maravilhosa a Palavra de Deus, e como devemos mantê-la perto de nossos corações com a verdade e compreensão. Não podemos deixar que o maligno rouba.a.

Quadro de Aviso de Idéia: Levante-se e viva para Jesus (Clique em Recurso/Juniores)
  
QUANDO CHEGAR AS CRIANÇAS (15 minutos)

Tenha seis ou sete tipos diferentes de sementes sobre a mesa. Por exemplo, você poderia ter melancia, laranja, maçã, grama, flores, bolota (carvalho), milho, e abóbora.

Quando as crianças chegam, elas têm que examinar as sementes sobre a mesa, e adivinhar que tipos de sementes estão exibidas. Pouco antes do início da aula, diga às crianças quais os tipos de sementes estão sobre a mesa. Pergunta para as crianças como elas acham que algo tão pequeno como uma semente de melancia pode se transformar em uma fruta tão deliciosa. Como pode uma bolota plantada na terra e regada crescer e tornar-se uma árvore de carvalho?
 
Um visitante, Mike, sugeriu que também seria útil ter diferentes tipos de solo disponível. Você deve colocar a variedade de solos em copos separados e classificá-los em conformidade. Por exemplo, você pode ter copos rotulados, "Terra boa", "Rochosa", e "Areia". Pergunte às crianças qual o solo seria melhor para as sementes?
 
ORAÇÃO E ADORAÇÃO (5 minutos) Informações adicionais?  Oração  de abertura

A oração de abertura é uma parte importante de cada aula por várias razões. Primeiro, ela sinaliza que é hora de começar a aula. As atividades de abertura utilizada enquanto espera para que as crianças chegam permitir que as crianças conversar e pegar as atividades de durante a semana. Quando é hora de levar a sério, uma oração funciona muito bem para facilitar essa ação. Além disso, a oração de abertura irá definir o humor para a aula, convidando o Espírito Santo para estar no controle.

A oração de abertura deve sempre incluir o seguinte:

1. Louve a Deus pela oportunidade de conhecer e pela assistência de todos os presentes.

2. Um pedido de orientação, principalmente para o professor para que a Palavra de Deus pode ser compartilhada de forma significativa.

3. Pedir às crianças estar aberto para aprender a Palavra de Deus e convidar o Espírito Santo para estar presente no coração de todos e na sala de aula.

A oração de abertura também é melhor para a inclusão de pedido de oração e louvores. Com uma nova classe, as crianças não pode estar confortável o suficiente para compartilhar muito, mas quando elas se conhecem uns aos outros eles estarão mais propensos a oferecer pedidos de louvores e orações. Isso pode demorar um pouco, por isso é importante para garantir que as crianças se concentrem em dar apenas um louvor ou um pedido de oração e não se desviar em outros assuntos. Se o tamanho  a classe é muito grande, você também pode querer considerar dividir as crianças em grupos menores e fazer a oração liderada por mais de um líder adulto ou ajudante.

Ao incluir pedido de oração e louvores, sempre considere o seguinte:

1. Garantir que todos tenham a oportunidade de contribuir.

2. Em vez de confiar em sua memória, estar preparado para anotar o que é dito.

3. Certifique-se de tocar nas solicitações de cada criança. É importante que elas saibam que você se preocupa com elas e que suas orações são importantes.

4. Certifique-se de necessidades especiais de sua igreja ou membros da igreja também são mencionados.

TRABALHO DE MEMORIZAÇÃO (6 minutos)
O versículo seguinte nos diz para ir para o mundo e plantar algumas sementes espirituais.
" Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. " Marcos 16:15L


LEITURA BÍBLICA E DISCUSSÃO (15 minutos)
Introdução:
Hoje vamos começar uma série de lição sobre a parábola do semeador. Semeador é um outro nome para os agricultores. Vamos seguir quatro grupos diferentes de sementes em toda esta série lição. Vemos que, embora Jesus estava falando sobre sementes na parábola, a história realmente se aplica as pessoas. Hoje vamos ver como as sementes que caíram no caminho são como pessoas que não têm interesse em Deus.
Mateus 13:3-4,19 (Parábola do Semeador - semente que caiu no caminho)
Dê a cada criança uma cópia da folha (Clique em Recursos/Juniores – Folha de Leitura) ou as crianças que tem suas Bíblias encontre em  Mateus 13:3-4,19. Peça voluntário para ler a passagem ou se preferir, leia em voz alta para as crianças você mesma.
Perguntas para reflexão:
1.    O que significa semear significa? Qual é um outro nome para alguém que semeia as sementes? (plantar, Agricultor)
2.    Em nossa história de hoje, onde as sementes caíram? (No caminho)
3.    O que aconteceu com a semente que caiu no caminho? (Pássaros vieram e a comeram)
4.    Será que vamos chegar ao céu por apenas ouvir as Boas Novas de Jesus? (Não, devemos receber a Boa Nova, e depois pedir a Deus que nos perdoe.)
5.    Satanás faz o mal e tenta roubar a mensagem de Deus de nossos corações? (Sim!)
6.    Por que o maligno quer que a gente esquece a mensagem de Deus? (Assim não vamos seguir e adorar a Deus)
7.    Como podemos deixar de esquecer a mensagem de Deus? (Lendo nossa Bíblia, orar a Deus, adorar a Deus)


EXERCÍCIO (10 minutos)
Sinais de alerta (Atividade) (Clique em Recurso/Juniores)


EXERCÍCIO DE CLASSE SUPLENTE (10 minutos)
Semear a Palavra (Canção) Momentos de cânticos


APLICAÇÃO (2 minutos)
Deus sabe que temos muito a aprender e que não podemos entender tudo na Bíblia. Deus quer que façamos o esforço para aprender mais sobre Ele lendo nossas Bíblias e orando. Deus vai nos dar de bom grado o conhecimento e a compreensão se O buscarmos. Há algumas pessoas que não têm desejo de aprender mais sobre Deus, essas pessoas são como as sementes que caem no caminho.
  
PARA PRÓXIMA SEMANA
Você já teve uma briga pistola de água com uma pedra? Certifique-se de voltar na próxima semana!
  
ORAÇÃO FINAL (2 minutos) Informações adicionais?
Assim como a oração de abertura é extremamente importante para a lição do dia e da estrutura, assim também é a oração de encerramento. Não só um sinal de que a classe tenha terminado, mas também lhe dá a oportunidade para reforçar a lição e compartilhar o que foi ensinado mais uma vez. As crianças saberão que a lição tem aplicação na vida real e significado quando se torna parte da oração de encerramento. A oração de encerramento deve ser breve. Lembre-se, as crianças estão provavelmente ansioso para ir para a próxima fase de seu dia, e provavelmente não ficarão parado ao ouvir um fechamento de muita oração.

A oração de encerramento deve sempre incluir o seguinte:

1. Louve a Deus pela oportunidade de poder ouvir a Sua Palavra e aprender dela.
2. Aplicação da Lição. Por exemplo, se a lição foi sobre "Tentação", a sua oração, poderá pedir
      para o Espírito Santo para ajudar a todos durante a semana sempre que são tentados.
3. Segurança e saúde para as crianças
4. Que os outros possam ver Jesus em nossas vidas.


PÁGINA PARA LEVAR PARA CASA
Dê uma cópia para cada criança no final da aula para levar para casa. (Clique em Recurso/Juniores)