>
 

Parábola do Semeador (Lição 2)

Sementes Que Caem Em Solo Rochoso
por Mike

OBJETIVO DA LIÇÃO


Tópicos: Parábolas, Testemunhando,  Coração Endurecido

Esta segunda lição, de uma série de quatro, sobre a parábola do semeador ajudará as crianças a descobrir como é verdadeiramente maravilhoso a Palavra de Deus, e como não devemos deixar o medo e as tentações deste mundo tira-a.

 

QUANDO CHEGAR AS CRIANÇAS (15 minutos)


Tenha uma caixa de dominó sobre a mesa. Quando as crianças chegarem tenha montado o dominó no caminho. Coloque o dominó na vertical. Instruia as crianças para colocar os dominós perto o suficiente de modo que se um dominó cair, vai iniciar uma reação em cadeia. Antes da aula começa dizar às crianças que as pessoas podem ser como um monte como peças de dominó, onde uma leva o resto seguirá. Por exemplo, você pode querer o mesmo tipo de tênis que seus amigos ou o mesmo tipo de bicicleta. Toque no dominó, no início da linha e assista a queda. Se alguns dos dominós não caem, apontam que estes dominós não cedeu à pressão dos pares.


ORAÇÃO E ADORAÇÃO (5 minutos) Informações adicionais?  Oração  de abertura

 

A oração de abertura é uma parte importante de cada aula por várias razões. Primeiro, ela sinaliza que é hora de começar a aula. As atividades de abertura utilizada enquanto espera para que as crianças chegam permitir que as crianças conversar e pegar as atividades de durante a semana. Quando é hora de levar a sério, uma oração funciona muito bem para facilitar essa ação. Além disso, a oração de abertura irá definir o humor para a aula, convidando o Espírito Santo para estar no controle.


A oração de abertura deve sempre incluir o seguinte:


1. Louve a Deus pela oportunidade de conhecer e pela assistência de todos os presentes.


2. Um pedido de orientação, principalmente para o professor para que a Palavra de Deus pode ser compartilhada de forma significativa.


3. Pedir às crianças estar aberto para aprender a Palavra de Deus e convidar o Espírito Santo para estar presente no coração de todos e na sala de aula.


A oração de abertura também é melhor para a inclusão de pedido de oração e louvores. Com uma nova classe, as crianças não pode estar confortável o suficiente para compartilhar muito, mas quando elas se conhecem uns aos outros eles estarão mais propensos a oferecer pedidos de louvores e orações. Isso pode demorar um pouco, por isso é importante para garantir que as crianças se concentrem em dar apenas um louvor ou um pedido de oração e não se desviar em outros
assuntos. Se o tamanho  a classe é muito grande, você também pode querer considerar dividir as crianças em grupos menores e fazer a oração liderada por mais de um líder adulto ou ajudante.


Ao incluir pedido de oração e louvores, sempre considere o seguinte:


1. Garantir que todos tenham a oportunidade de contribuir.


2. Em vez de confiar em sua memória, estar preparado para anotar o que é dito.


3. Certifique-se de tocar nas solicitações de cada criança. É importante que elas saibam que você se preocupa com elas e que suas orações são importantes.


4. Certifique-se de necessidades especiais de sua igreja ou membros da igreja também são mencionados.

 

 
TRABALHO DE MEMORIZAÇÃO (6 minutos)

O versículo seguinte nos diz para ir para o mundo e plantar algumas sementes espirituais.
"Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. " Marcos
16:15.

LEITURA BÍBLICA E DISCUSSÃO (15 minutos)

Introdução:
Hoje, em nossa segunda lição sobre a parábola do semeador, veremos como sementes que caíram em solo rochoso, são como pessoas que têm o coração duro e pouca fé em Deus. Quando a vida fica um pouco rochosa, a sua caminhada cristã rapidamente murcha e morre.


Mateus 13:5-6, 20-21 (Parábola do Semeador - semente que caiu em solo rochoso)

Dê a cada criança uma cópia da folha (Clique em Recursos/Juniores – Folha de Leitura) ou as crianças que têm suas Bíblias encontre em Mateus 13:5-6, 20-21. Peça voluntários para ler a passagem ou se preferir, leia a passagem para as crianças mesmo.

 

Perguntas para reflexão:

  1. Em nossa história de hoje, onde as sementes cairam? (Solo rochoso)
  2. O que aconteceu com a semente que caiu em solo rochoso? (Ela secou, ​​porque não tinha raiz.)
  3. Qual é a pressão dos colegas? (Pressão para ir junto com o grupo, de agir ou fazer as coisas que os outros fazem.)
  4. O que a palavra perseguição significa? (Para oprimir, importunar, molestar ou incomodar)
  5. Quais são algumas maneiras que podem ser perseguidos ou ter problemas porque somos cristãos? (As pessoas podem tirar sarro de nós, chamar-nos nomes, brigar, não querer ser nossos amigos.)
  6. Como posso ajudar nossa fé suportar dificuldades e perseguições? (Orar a Deus por força, ler a Bíblia para ver como os outros resistiram em tempos de angústia.)
  7. Devemos nos preocupar mais com os homens ou Deus? (Deus. No final, não importa o que os outros pensam de nós. Devemos viver apenas para agradar a Deus.)

EXERCÍCIO DE AULA (20 minutos)

Mergulhe-o em (Discussão Objeto) (Clique em Recurso/Juniores)

Semear a Palavra (Canção)  Plantar a Palvra de Deus é importante. – Cante música que fala acerca de Plantar, testemunhar, Evangelizar.

 

EXERCÍCIO DE AULA ALTERNATIVO (15 minutos)


Coração endurecido (Discussão Objeto)
(Clique em Recurso/Juniores)

 
APLICAÇÃO (2 minutos)

Algumas pessoas ouvem as Boas Novas de Jesus e aceitá-as feliz. Assim que alguém ri deles ou tira sarro de sua fé, elas negam tudo o que Jesus representa. Se as coisas ficam difíceis, eles desistem. Quando chegam as dificuldades, elas rapidamente abandonam sua relação com Jesus. Elas se preocupam mais com homens do que com Deus. Seus corações se tornam duros, como o solo rochoso algumas das sementes do semeador cairam.


NA PRÓXIMA SEMANA

Volte na próxima semana para ouvir sobre a guerra das plantas! Não perca!

 
ORAÇÃO FINAL (2 minutos) Informações adicionais?

Assim como a oração de abertura é extremamente importante para a lição do dia e da estrutura, assim também é a oração de encerramento. Não só um sinal de que a classe tenha terminado, mas também lhe dá a oportunidade para reforçar a lição e compartilhar o que foi ensinado mais uma vez. As crianças saberão que a lição tem aplicação na vida real e significado quando se torna parte da oração de encerramento. A oração de encerramento deve ser breve. Lembre-se, as crianças estão provavelmente ansiosas para ir para a próxima fase de seu dia, e provavelmente não ficarão parada ao ouvir um fechamento  demuita oração.

A oração de encerramento deve sempre incluir o seguinte:

  1. Louve a Deus pela oportunidade de poder ouvir a Sua Palavra e aprender com Ele.
  2. Aplicação da Lição. Por exemplo, se a lição foi sobre "Tentação", a sua oração, poderá pedir para o Espírito Santo para ajudar a todos durante a semana sempre que são tentados.
  3. Segurança e saúde para as crianças
  4. Que os outros possam ver Jesus em nossas vidas.

PÁGINA PARA LEVAR PARA CASA

Dê uma cópia para cada criança no final da aula para levar para casa. (Clique em Recurso /Juniores)