>
 

Parábola do Semeador (Lição 3)

Sementes Que Caíram Entre Os Espinhos

Por Mike


OBJETIVO DA LIÇÃO

Tópicos: Parábolas, Testemunhando Mundanismo,


Esta terceira lição, de uma série de quatro, sobre a parábola do semeador ajudará as crianças a descobrir como é verdadeiramente maravilhosa a Palavra de Deus  e como não podemos deixar que preocupação, egoísmo, ou ganância roubá-la.

 
QUANDO CHEGAR AS CRIANÇAS (15 minutos)

Peça às crianças que façam uma lista de coisas que podem ficar preocupadas. Exemplos podem ser coisas como tempestades, doenças, primeiro dia de escola, fazer novos amigos, ser bom em esportes, etc Antes da aula começa combinar suas listas e escrever no quadro branco. Em seguida, dizer-lhes que não importa o que pode estar preocupado, Deus pode e vai nos ajudar a passar por isso.
 
ORAÇÃO E ADORAÇÃO (5 minutos) Informações adicionais?  Oração  de abertura

 A oração de abertura é uma parte importante de cada aula por várias razões. Primeiro, ela sinaliza que é hora de começar a aula. As atividades de abertura utilizada enquanto espera para que as crianças chegam permite que as crianças conversam e pegam as atividades de durante a semana. Quando é hora de levar a sério, uma oração funciona muito bem para facilitar essa ação. Além disso, a oração de abertura irá definir o humor para a aula, convidando o Espírito Santo para estar no controle.


A oração de abertura deve sempre incluir o seguinte:


1. Louve a Deus pela oportunidade da reunião e pela assistência de todos os presentes.


2. Um pedido de orientação, principalmente para o professor para que a Palavra de Deus pode ser compartilhada de forma significativa.


3. Pedir às crianças estar aberto para aprender a Palavra de Deus e convidar o Espírito Santo para estar presente no coração de todos e na sala de aula.


A oração de abertura também é melhor para a inclusão de pedido de oração e louvores. Com uma nova classe, as crianças não pode estar confortável o suficiente para compartilhar muito, mas quando elas se conhecem uns aos outros elas estarão mais propensas a oferecer pedidos de louvores e orações. Isso pode demorar um pouco, por isso é importante garantir que as crianças se concentrem em dar apenas um louvor ou um pedido de oração e não se desviar em outros
assuntos. Se o tamanho  da classe é muito grande, você também pode querer considerar dividir as crianças em grupos menores e fazer a oração liderada por mais de um líder adulto ou ajudante.


Ao incluir pedido de oração e louvores, sempre considere o seguinte:


1. Garantir que todos tenham a oportunidade de contribuir.

2. Em vez de confiar em sua memória, estar preparado para anotar o que é dito.

3. Certifique-se de tocar nas solicitações de cada criança. É importante que elas saibam que você se preocupa com elas e que suas orações são importantes.


4. Certifique-se de necessidades especiais de sua igreja ou membros da igreja também são mencionados.


TRABALHO DE MEMORIZAÇÃO (6 minutos)

O versículo seguinte nos diz para ir para o mundo e plantar algumas sementes espirituais.
"Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. " Marcos
16:15.

LEITURA BÍBLICA E DISCUSSÃO (15 minutos)

Introdução:
Lição de hoje nos lembra que devemos ter Deus em primeiro lugar em nossas vidas. Veremos como os espinhos declararam guerra ao crescimento das plantas e sufocaram elas de fora. Há muitas coisas neste mundo que compete por nosso tempo, muitos delas tentarão chamar a nossa atenção para nos afastar de Deus. Precisamos eliminar as coisas em nossas vidas que  impede o nosso relacionamento com Deus de crescer.

Mateus 13:7, 22 (Parábola do Semeador - semente que caiu entre espinhos)

Dê a cada criança uma cópia da folha (Clique em Recursos/Juniores – Folha de Leitura) ou as crianças que têm suas Bíblias encontre em Mateus 13:7, 22.  Peça voluntários para ler a passagem ou se preferir, leia a passagem para as crianças mesmo.


Perguntas para reflexão:

  1. Em nossa história de hoje, onde as sementes cairam? (Entre os espinhos)
  2. O que aconteceu com a semente que caiu entre os espinhos? (Ela ficou sufocada, pelos espinhos).
  3. Quais são algumas coisas sobre as quais nos preocupamos? (Doença, escola, amigos, família)
  4.  Devemos deixar que essas preocupações tornam-se mais importante do que Deus? Por que ou por que não? (Não, Deus é capaz de nos ajudar)
  5. Vamos listar algumas das nossas coisas favoritas: brinquedos, esportes, alimentação e animais de estimação. Essas coisas deveriam ter maior prioridade em nossas vidas do que Deus? (Jogos de vídeo, futebol, pizza, cachorro. Não, Deus deve ter prioridade.)
  6. Como podemos ter certeza que gastamos tempo com Deus a cada dia? (Reservar o tempo a cada dia, o faz importante)
  7. Quais são algumas maneiras pelas quais podemos incluir Deus em nossa vida diária? (Orar, ler a Bíblia, ser grato, cantar)

 

EXERCÍCIO DE AULA (20 minutos)

Então Não Se Preocupe (Clique em Recursos/Juniores – Atividade – Então Não Se Preocupe)

Semear a Palavra (Canção – Semear a Palavra )

 

Semeia, semeia, semeia a Palavra,
Preciosas sementes de Fé;
Algumas que caem ao longo do caminho,
São rapidamente arrebatadas.

Semeia, semeia, semeia a Palavra,
Preciosas sementes da verdade;
Algumas que caem em solo rochoso,
Não vão durar o dia todo.

Semeia, semeia, semeia a Palavra,

Preciosas sementes de esperança;
Algumas que caem entre os espinhos,
Crescem fraca de medo e de aflição.

Semeia, semeia, semeia a Palavra,
Preciosas sementes de Vida;
Algumas que caem em terra boa,
Vão viver uma vida por Cristo.

 
EXERCÍCIO DE AULA ALTERNATIVO (15 minutos)

Tempo Para Deus (Atividade) (Clique em Recursos/Juniores – Atividade – Tempo Para Deus)

 

APLICAÇÃO (2 minutos)

Muitas pessoas ouvem a Boa Nova, que é o dom da salvação, mas elas estão mais preocupadas com suas atividades do dia a dia. Elas gastaram muito de seu tempo tentando conseguir mais dinheiro. Elas acham que quanto mais dinheiro elas têm, mais feliz que serão. Infelizmente isso não é verdade. Buscando as coisas deste mundo é como a semente que caiu entre espinhos. As pessoas só podem ser verdadeiramente felizes quando têm um relacionamento genuíno com Deus, através de Seu Filho unigênito, Jesus Cristo.

 
NA PRÓXIMA SEMANA

Certifique-se de vir na próxima semana! Vamos mostrar-lhe uma ilustração matemática que é mais doce que o doce!

 
ORAÇÃO FINAL (2 minutos) Informações adicionais?

Assim como a oração de abertura é extremamente importante para a lição do dia e da estrutura, assim também é a oração de encerramento. Não só um sinal de que a classe tenha terminado, mas também lhe dá a oportunidade para reforçar a lição e compartilhar o que foi ensinado mais uma vez. As crianças vão saber que a aula tem aplicação na vida real e significado quando se torna parte da oração de encerramento. A oração de encerramento deve ser breve. Lembre-se, as crianças estão provavelmente ansiosas para irem para a próxima fase de seu dia, e provavelmente não ficarão parada ao ouvir uma oração muito longa.

 

A oração de encerramento deve sempre incluir o seguinte: 

1. Louve a Deus pela oportunidade de poder ouvir a Sua Palavra e aprender com Ele. 

2. Aplicação da Lição. Por exemplo, se a lição foi sobre "Tentação", a sua oração, poderá pedir      para o Espírito Santo para ajudar a todos durante a semana sempre que são tentados. 

3. Segurança e saúde para as crianças 

4. Que os outros possam ver Jesus em nossas vidas.


PÁGINA PARA LEVAR PARA CASA

Dê uma cópia para cada criança no final da aula para levar para casa. (Clique em Recurso /Juniores)