>
 

Jabo

 

Jabo puxou seu cobertor apertou sobre seu cabelo preto enroscado. "Jabo, levante-se! Nós temos uma longa caminhada até a vila onde seu pai prega hoje." Muito lentamente. Jabo arrastou-se para fora de sua cama.

“No momento em que chegarmos lá o sol estará muito em cima no céu e estará quente," Jabo murmurou. Jabo encontrou muitas coisas para reclamar o tempo todo. Era demasiado quente ou muito frio, o caminho era muito íngreme, o trabalho era muito duro. Murmura, murmura, murmura o tempo todo. (Visua1 1)

Jabo resmungou todo o caminho até a aldeia aquele dia. "Gostaria de não ter de se sentar neste banco duro,” resmungou Jabo quando eles entraram no prédio da igrejinha. "Gostaria de poder dormir e brincar o tempo todo!" Logo Jabo resmungou a si mesmo o direito de dormir. Ele acordou a tempo de ouvir seu pai terminar o seu sermão. (Visual 2)

"O pecado entrou no mundo através de Adão, e todas as maldições do mundo são por causa do pecado", seu pai concluiu.

Jabo resmungou todo o caminho. "Se Adão não tivesse pecado, não teríamos tantos problemas. Eu poderia comer e brincar e dormir, e nunca teria de trabalhar de jeito nenhum. Por que Adão fez uma coisa tão estúpida quando comeu o fruto?"

Naquela noite, enquanto estavam sentados à volta da fogueira no quintal de sua pequena cabana Africana, o pai de Jabo disse: "Jabo, durante todo o dia que você resmungou e aborreceu-se. Estou cansado de suas queixas, eu decidi que você nunca terá que trabalhar mais. Você pode dormir e comer tudo o que você quiser."

Os olhos de Jabo brilhavam de alegria. "Você quer dizer que você não vai me censurar se eu não capinar as ervas daninhas do pedaço do milho, e não vou ter que fazer nenhum trabalho mais?" Ele perguntou."

 

Jabo olhos brilhavam de alegria. "Você quer dizer que você não vai me censurar se eu não fizer o patch de plantas daninhas do milho, e não vou ter que fazer nenhum trabalho mais?", ele perguntou.

Sim, isso mesmo," o pregador Africano disse a seu filho. "A única coisa que você não deve fazer é tocar essa caixinha vermelha", (Visual 3)

"Por que eu quero tocar aquela caixa velha?" Jabo perguntou. "O que está nela, afinal?"

"O momento em que você abrir ou mesmo tocar esta caixa pequena, você vai voltar a trabalhar," seu pai advertiu

"Huh? Apenas deixando aquela caixa vermelha velha sozinha, eu não vou ter que trabalhar? Ora, eu não teria sequer olhar para ela," Jabo disse para si mesmo.

"Quando você acorda de manhã", o pai continuou, "eu e sua mãe teremos ido. Estaremos de volta amanhã à noite. Vamos deixaremos comida para você e você pode fazer qualquer coisa que você quiser - só não toque na caixa vermelha!"

Jabo naquela noite dormiu bem. Ele sonha em viver sua vida inteira sem trabalhar, e apenas comer tudo que queria. Mas quando acordou, o que ele viu primeiro, a pequena caixa vermelha. "Quer saber o que está nela", ele murmurou para si mesmo quando ele come seu café da manhã. Depois do almoço, Jabo começou a talhar uma lança para si mesmo: mas seus olhos vagavam continuamente para a caixa vermelha. Finalmente ele depositou a sua lança e caminhou até a caixa. "Não vai fazer mal só de olhar para ela", disse. "Hummm, isso é engraçado! Há um prendedor na tampa. Se eu abri-la um pouquinho, papai nunca saberia. Eu só vou olhar." Com muito cuidado, depois de olhar ao redor para ter certeza se ninguém estava olhando ele levantou a tampa um pouquinho. Seu coração estava batendo forte. Que coisa maravilhosa poderia estar na caixa? Então - WHOOSH! Algo voou! (Visual 4)

Para fora voou um pássaro vermelho. Jabo tentou agarrar ele. Ele tentou e tentou pegá-lo, mas ele não podia. Lágrimas ardiam dos olhos de Jabo e ele estava com medo. O que faria seu pai?

Naquela noite, quando pai chegou em casa, ele imediatamente foi até a caixa e viu o que aconteceu. "Jabo, venha aqui!" Ele chamou, "Eu vejo que você abriu a caixa, (Visual 5) Bem, eu queria lhe ensinar uma lição. Você me desobedeceu, assim como Adão desobedeceu a Deus. Você não pode culpar Adão - você é responsável por seu próprio pecado. "Amanhã você deve voltar a trabalhar"

"Oh, por que eu toquei nessa caixa?" Jabo chorou.

"Sim", o pai continuou, "a Bíblia nos diz que o castigo de Deus pelo pecado é a morte, mas Ele também tem um remédio para o pecado. Ouça. "Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor." Jabo, eu penso que você deve confessar seu pecado a Deus. Você precisa aceitar o Senhor Jesus Cristo como seu Salvador do pecado. Ele pagou a penalidade do pecado e Ele lhe oferece o pagamento que Ele fez. Você não vai fazer isso?

Jabo aceitou a Cristo como seu Salvador. (Visual 6) Agora, Jabo é um menino feliz. Cristo fez a diferença em sua vida. Agora, toda vez que vê um passarinho vermelho em uma árvore, ele lembra a lição que seu pai ensinou-o acerca do pecado.

Que tal você? Cristo pagou a penalidade pelo seu pecado também. Isso não vai aceitar o sacrifício que Ele fez por você?

 

(Os visuais para esta lição se encontram em Recursos – Primários – Jabo - Visuais)

 

From África Now, SIM Internacional