>
 

Três Árvores

 

            Uma vez havia três árvores numa colina na mata. Elas estavam discutindo as suas esperanças e sonhos, quando a primeira árvore disse, "Algum dia eu espero ser um baú de tesouro. Eu poderia ser enchido com ouro, prata, e pedras preciosas. Eu poderia ser decorado com intricado escultura e todo o mundo veria a beleza".

            Então a segunda árvore disse, "Algum dia eu serei um navio poderoso. Eu levarei reis e rainhas através das águas e navegarei aos cantos do mundo. Todo o mundo sentir-se-á seguro em mim por causa da força de meu casco".

            Finalmente a terceira árvore disse, "Eu quero crescer e ser a árvore mais alta e mais reta na floresta. Pessoas vão me ver no topo da colina e olhar para meus galhos, e pensar nos céus e em Deus e quão perto deles estou chegando. Eu serei a maior árvore de todos os tempos e as pessoas sempre lembrarão de mim".

            Após alguns anos de orar que seus sonhos realizar-se-ia, um grupo de lenhador encontrou as árvores. Quando um deles chegou à primeira árvore ele disse, "Isto parece uma árvore forte. Eu acho que serei capaz de vender a madeira para um carpinteiro," e ele começou cortá-la. A árvore ficou feliz, porque sabia que o carpinteiro faria  dela um baú de tesouro.

            Na segunda árvore um lenhador disse, "Isto parece como uma árvore forte, eu serei capaz de vendê-la ao estaleiro". A segunda árvore estava feliz porque ela sabia que estava a caminho de se tornar um navio poderoso.

            Quando o lenhador encontrou a terceira árvore, a árvore estava assustada porque ela sabia que se eles a cortassem os seus sonhos não realizar-se-ia. Um dos lenhadores disse, "Eu não preciso de nada especial de minha árvore então levarei esta," e ele a corta.

             Quando a primeira árvore chegou ao carpinteiro, ela foi feito uma caixa de alimentos para animais. Ela foi então colocada em um celeiro e cheia com feno. Isto não era de nada daquilo que tinha esperado para ela.

            A segunda árvore foi cortada e transformada em um barco pequeno de pesca. Seus sonhos de ser um navio poderoso e transportar reis tinha chegado ao fim.

            A terceira árvore foi cortada em pedaços grandes e deixada sozinha na escuridão.

            Os anos se passaram, e as árvores se esqueceram de seus sonhos.

            Então um dia, um homem e uma mulher veio ao celeiro. A mulher deu à luz e o casal colocou o bebê no feno na caixa de alimentação que foi feito da primeira árvore. O homem desejou que ele poderia ter feito um berço para o bebê, mas esta manjedoura teria que servir. A árvore pode sentir a importância deste acontecimento e soube que tinha segurado o tesouro maior de todos os tempos.

            Anos mais tarde, um grupo de homens entrou no barco de pesca feito da segunda árvore. Um deles estava cansado e foi dormir. Enquanto eles estavam fora na água, uma grande tempestade se levantou e a árvore não pensou que era suficiente forte para manter os homens seguro. Os homens despertaram o homem adormecido, e ele levantou e disse, "Paz" e a tempestade parou. Neste momento, a árvore soube que tinha carregado o Rei dos reis em seu barco.

         Finalmente, alguém veio e pegou a terceira árvore. Ela foi carregada pelas ruas como as pessoas zombavam do homem que estava carregando. Quando eles chegaram a uma parada, o homem foi pregado à árvore e levantado no ar para morrer no topo de uma colina. Quando chegou domingo, a árvore  percebeu que era suficientemente forte para ficar no topo da colina e estar tão perto de Deus como era possível, porque Jesus tinha sido crucificado nela.

             O significado desta história é que quando as coisas não parecem estar indo seu caminho, sempre sei que Deus tem um plano para você. Se você deposita sua confiança nele, ele te dará grandes presentes. Cada uma das árvores conseguiram o que elas quiseram, mas não da maneira que tinham imaginado.

            Nós nem sempre sabemos qual é o plano de Deus para nós. Nós acabamos de saber que as seus caminhos não são nossos caminhos, mas seus caminhos são sempre os melhores.

         "Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor." (Romanos 8:38-39)