>
 

O Tesouro

Por David Riddle

 

 (Uma história que pode ser lida na Escola Dominical ou lida pelos pais aos filhos.)

 

Jeremias puxou os cobertores e se ajeitou na sua cama. Hoje a noite era a vez do pai ler-lhe uma história.

"Que tal uma pequena leitura Bí­blica esta noite?" perguntou seu pai ajei­tando-se numa cadeira ao lado da cama. Jeremias enrugou seu nariz e franziu as sobrancelhas levemente. "Não era exatamente isso que você tinha em mente, huh? OK, está bom, filho, em vez disso vou lhe contar uma história."

"Está bem!" exclamou Jeremias.

O pai de Jeremias inclinou-se para traz na sua cadeira, tirou os seus sapatos e escorou seus pés sobre a cama.

"Muitos anos atrás havia um menino mais ou menos da sua idade, cujo avô estava muito doente. Todos disse­ram que ele morreria logo. O avô chamou o menino à beira da sua cama.

"Meu filho, estarei partindo deste mundo logo, mas, antes de ir eu tenho algo que quero lhe dar. Olha na prateleira mais alta acima da minha escrivaninha e me traz o que acha."

O menino fez o que o avô pediu e retornou com uma caixa simples de ma­deira, mais ou menos o tamanho de uma caixa de sapato.

"Este é o meu tesouro," o velho homem disse. "Tem significado muito para mim por todos estes anos, e agora passo adiante para você. Que ela lhe sirva bem, meu filho."

"O menino abriu a tampa. Dentro ele viu uma dúzia ou mais de pedras de vários tamanhos, com cores apagadas. O menino pensou consigo mesmo, A doen­ça deve estar piorando se ele crê que estas peças velhas de pedra são um tesou­ro.

"Obrigado avô," disse o menino enquanto fechava a tampa.

"Não seja enganado por aparênci­as, meu filho, o avô disse, como se esti­vesse lendo sua mente. 'Há um tesouro real ali.'

"Não muito depois, o avô morreu. O menino tomou a caixa e a colocou na prateleira de seu próprio quarto. As ve­zes ele tiraria as pedras e as olhava, alineando-as da maior a menor ou as classificava por cor ou forma. Uma pedra ti­nha uma cor amarelada e parecia mais pe­sada que as outras. O menino decidiu que deve ser ouro e a mostrou a um amigo um dia. O amigo disse, "Ouro verdadeiro não estaria numa velha caixa de madeira como aquela. É provavelmente apenas 'ouro de tolo.' O menino decidiu que seu amigo provavelmente estava certo.

"O menino cresceu. Anos passa­ram sem qualquer pensamento da caixa ou o que estava nela. Mas quando a famí­lia se mudou, a caixa foi encaixotada e le­vada com cuidado para seu novo lar. Quando o menino saiu para a faculdade ele levou a caixa junto para lembrar-se do seu avô.

"Um dia um colega estava visitan­do no quarto do rapaz. 'Oba, o que é isto?' ele perguntou, baixando a caixa da prate­leira.

"Oh, isto é alguma coisa que meu avô me deu quando eu era menino," o ra­paz replicou, sentindo-se embaraçado. 'Podes olhar se quiser.'

"O colega tirou as pedras uma por uma e as colocou sobre a mesa na luz. Ele estudou a amarelada primeiro então a co­locou de lado. As outras ele levantou con­tra a luz e cuidadosamente as raspou uma contra a outra. "Você tem al­guma idéia do que você tem aqui?" perguntou-lhe seu amigo finalmente.

"O que você quer dizer? São apenas um montinho de pedras velhas, não são?"

"Bem, poderia dizer isto, mas acontece que esta amarelada é ouro. Es­tas três verdes são esmeraldas, e eu acho que você tem até mesmo um ou dois ru­bis. Você deve levar todas para meu professor de geologia para ver o que ele diz."

"Acontece que a caixa continha uma pequena fortuna de jóias não corta­das e metais preciosos!

"O rapaz escreveu para casa para compartilhar as boas notícias com seus pais, "Querida Mãe e Pai, afinal parece que o vovô sabia o que estava dizendo."

O pai de Jeremias tirou seus pés da cama e sentando-se direito na sua ca­deira.

"Esta é uma boa história, pai. No entanto, eu estava mais ou menos espe­rando que me contasse uma história Bí­blica.".

"Bem, Jeremias, vamos apenas di­zer que é uma história bíblica diferente." Seu pai levantou-se e desligou a luz.

Pela manhã, no bidê, Jeremias des­cobriu uma caixa de madeira comum. Den­tro ele achou uma Bíblia com um bilhete grampeado a capa. "Não seja enganado pelas aparências, meu filho. Há muitos tipos de tesouros."

 

Vamos Conversar

1. O que o pai de Jeremias queria dizer quando ele disse, "Há muitos tipos de tesouro?"

2. Que tipo de tesouro é achado na Palavra de Deus? (Leia Salmos 119:72)

3. Você pode pensar em outras maneiras pelas quais alguém poderia ser enganada por apenas olhar à Bíblia?

4. O que teria acontecido se o colega de facul­dade não tivesse contado ao rapaz da história acerca do valor real do tesouro na caixa velha?

5. Alguém lhe falou sobre o tesouro da Palavra de Deus?

6. Você pode pensar acerca de outras maneiras pelas quais poderia contar a um amigo sobre os tesouros encontrados na sua Bíblia?