>
 

Não Desista


 

A chamada divina e maravilhosa de ser professor, vem de Deus e não dos homens, e não deve ser aceita levianamente. Para ser um professor eficaz, você deve ter convicções pessoais e viver uma vida consagrada ao Senhor. Pois, esse é o mínimo que Cristo exige de nós quando procuramos ensinar a sua Palavra.

            Um professor da Palavra de Deus precisa ter garra e alvos  ao procurar ensinar. Quais são seus alvos? Você tem garra para lecionar quando tudo é difícil? Já pensou que Deus está contigo cada vez que você pega sua Bíblia para entregar uma mensagem aos seus alunos?

            Seu ministério pode ser na sala de aula da Escola Domini­cal ou numa casa onde você está ensinando pessoas Em Busca da Verdade. Ensinar exige muito de quem ensina. Você está disposto a dar de si nesta tarefa de ensinar?

            No ano de 1783, um homem chamado William Carey, foi até a índia e deu sua vida para o povo daquele lugar. Este homem é chamado "o Pai de Missões", pois ele foi um dos primeiros a sair da sua pátria, Inglaterra, e ir até outra nação para pregar o evange­lho. Através dos anos ele pregou, ensinou e imprimiu milhares de livros em 40 línguas do povo indiano. Ele conseguiu imprimir to­dos estes livros para tentar alcançar os mais de 300 milhões de pessoas que habitavam a Índia na época. Ele falava seis línguas, e muitos dialetos.

            Mas, tudo começou quando ele era bem jovem, e desempe­nhava o serviço de sapateiro. Enquanto ele aprendia consertar sa­patos, ele praticava línguas, aprendendo Latim, Francês, Hebraico, Grego, e Holandês. Nos anos em que era um aprendiz de sapateiro, ele tinha um desejo fazer algo para Deus. Por isso ele começou aprender todas estas línguas. No futuro ele sabia que precisaria destas línguas. Ele não desistiu até aprender. Ele aprendeu, para poder servir melhor seu Deus e o povo para o qual ele foi chamado por Deus entregar a mensagem de salvação.

            Tudo isso não aconteceu por acaso. Carey tinha um plano. Ele desenvolveu seu plano. Ele tinha alvos na sua vida, começan­do quando ainda bem jovem. Ele fez os preparativos certos. Dese­jo e perseverança faziam parte da vida deste homem sucedido.

            Leia o que o Apóstolo Paulo disse em Filipenses 3:13 "Ir­mãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão..."

            Se Deus tem chamado você para ensinar Sua Palavra, faça uma determinação que o fará de todo seu coração. Ser professor é um privilégio, uma chamada divina, uma promoção divina a um alto nível de serviço no seu reino. Você tem uma oportunidade de abrir sua Bíblia e alimentar seus ouvintes com o Pão da Vida. Você deve fazer isso vez após vez; na sala de aula, na casa de alguém ou quando aconselhando com verdades espirituais. Nossa sabedoria deve vir do Senhor e não de nossos próprios pensamentos. Nosso alvo deve ser de falar da Palavra de Deus para ajudar alguém servir melhor o Senhor.

            Sua pessoa como professor é importante. Seu comporta­mento e seu andar são de suma importância. O bom professor tem um espelho em casa e o consulta antes de sair para poder apesentar-se bem diante dos seus alunos. Como está a sua aparência? Suas roupas, sapatos, cabelos, mãos, rosto e etc. Os alunos estarão olhan­do para você enquanto mostrar o caminho mais perfeito para eles. Você sempre mostra um bom padrão de vestimenta, servindo, as­sim, de exemplo para seus alunos? Está seguindo as normas da igreja em relação à vestimenta? Em tudo estamos ensinando, sem falar palavra alguma.

            O padrão da Igreja Pentecostal Unida do Brasil é pureza de coração, corpo e mente. Quem atuar nesta igreja deve mostrar esta pureza. O mundo ensina para mostrar o corpo sensualmente; para chamar atenção para si mesmo, mas a Bíblia ensina ao contrário. Um bom professor se veste de uma maneira para glorificar a Cristo, e não a si mesmo. O padrão de separação deste mundo fala muito alto para nossos alunos. Eles vão nos copiar, ainda que nos­so exemplo seja diferente do que o mundo no qual vivem, e seja aquele de modéstia e exemplo de santidade ao Senhor. Não desiste por causa de problemas de lecionar e manter ordem na sala de aula. E um privilégio entregar a Palavra de Deus aos alunos. Faça uma diferença na vida dos seus alunos. Não desiste, nunca jamais!

            Os dias, meses e anos vem e vão. Continua ensinando seus alunos os princípios da Palavra de Deus, que Cristo em breve voltará e que cada ser humano terá de prestar contas a Deus. Estamos fazendo algo para eternidade. Cada palavra falada, cada lágrima derramada, cada oração feita, bem como o simples carinho presta­do, pertencem ao Senhor e Ele dará a recompensa. Não desiste de fazer o bem."E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos. Por isso, enquanto tiver­mos oportunidade, façamos o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé." Gálatas 6:9-10

            O Apóstolo Paulo disse em Colossenses l:28 "... anuncia­mos, advertindo todo homem e ensinando a todo homem em toda a sabedoria, a fim de que apresentemos todo homem perfeito em Cristo... "

            Não cessa de aprender como melhorar sua habilidade de entregar a Palavra de Deus. Seja um eterno aluno, sempre estudan­do e aprendendo. Não desista jamais! Preguiça as vezes nos estran­gula e não nos larga. Não deixe isto acontecer com você. Continua fazendo o bom trabalho do Senhor. Deus te chamou para ensinar sua Palavra. Assim avançamos no território o qual "...anunciamos, advertindo a todo homem e ensinando a todo homem em toda a sabedoria, a fim de que apresentemos todo homem perfeito em Cristo.." Ri na cara de Satanás, ganhando mais almas, e retomando almas para nosso mestre e Salvador Jesus Cristo.

            Para Timóteo Paulo disse: "Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade." (Timóteo. 2:15) Podemos ser aprovados por Deus quando fazemos um esforço especial para ser um obreiro aprovado. Estudar, orar, jejuar, dedicar-se pessoalmente ao Senhor fazem parte de um relacionamento poderoso e eficaz com Jesus. Assim podemos dizer que somos aprovados por Deus.

            Não desista  nesta jornada! Continua fazendo o bom com­bate. Seja firme no seu propósito de fazer algo para Deus. Creia que Deus chamou você, e que estará ao seu lado sempre; lhe forta­lecendo e instruindo para ser um bom professor da Palavra de Deus.

            Seja como um selo de carta. Fique grudado até chegar ao fim da jornada!

            "Mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças, subirão com asas como águias: correrão e não se cansarão cami­nharão, e não se fatigarão. (Isaías 40:31)

            Linda Mardell Walmer

            Educação Cristã