>
 

Obrigação do Professor

            "O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento. Porque tu, sacerdote, rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos." (Oséias 4:6)

 

            Refletindo sobre os anos do meu trabalho entre os brasi­leiros, tenho chegado a uma conclusão com respeito o ensinamento. É de suma importância! Temos ensinado nas igrejas acerca da importância de ensinar a doutrina na escola dominical; tais como o arrependimento, batismo nas águas em o nome de Jesus Cristo para a remissão de pecados, o recebimento do Espírito Santo com a evidência inicial de falar em outras lín­guas, e o viver Cristão com santidade. Estes ensinamentos são essenciais. Os alunos que assistem assiduamente na Escola Do­minical deveriam poder explicar estes ensinamentos, pelo me­nos em parte.

            Mas, além destas, há outros ensinamentos (doutrinas) que são de grande valor e essenciais. Estes incluem: a obra do san­gue de Jesus no plano de salvação, a graça de Deus, a vida cris­tão, a redenção, a obra do Espírito Santo, a misericórdia de Deus, o perdão de Deus, entre outras. A lista, de fato, é muita extensa.

            Será que os alunos da nossa escola dominical, e até os nossos próprios filhos; sabem achar estas doutrinas na Palavra de Deus e as compreendem? Eles sabem se confortar na hora do desânimo de dentro da Palavra de Deus, ou conhecem somente Salmos 23 e um punhadinho de outras passagens?

            Anos atrás visitei a casa de um pastor, amigo nosso. Conversei com a família dele, e com muito entusiasmo um filho me contou que naqueles dias ele tinha enfrentado vários jovens no colégio com o assunto de batismo em nome de Jesus. Me disse que ele estava fazendo "uma guerra" entre os alunos das outras igrejas naquela cidade. Pois, ele mostrou para eles que somente neste nome a pessoa poderia ser salva. Usando os versículos Atos 2:38, "Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo." e outros ele tinha dado um "show" nos outros. Fiquei feliz em saber que um dos nossos jovens esta­va tão bem afiado na Palavra de Deus.

            Anos depois, tinha a oportunidade de ter este mesmo jo­vem na minha classe de escola dominical. Nesta época o rapaz tinha uns 23 anos. Dei a ele algumas oportunidade para ler du­rante a aula, e participar da discussão da lição. Fiquei surpresa em saber que ele não sabia onde fica o livro de Romanos na Bíblia. Ele não sabia quem era Samuel, Davi ou nem conhecia as grandes obras dos personagens da Bíblia. Seu conhecimento da Bíblia era muito aquém do esperado. O jovem não podia res­ponder uma só pergunta feita durante a lição. O conhecimento das doutrinas básicas da Palavra de Deus era ausente na vida particular dele. Podia discutir um ou dois assuntos, mas a gran­de parte da Palavra de Deus era para ele desconhecida.

            E, o resultado desta falta de conhecimento? Hoje ele está fora da igreja, e nem pensa mais nas coisas de Deus. Será que para ele, fez falta o conhecimento? Seu conhecimento era pou­co, quando ele precisou uma palavra de conforto ou direção na sua vida, de dentro da palavra, ele não sabia onde buscar, pois não tinha conhecimento.

            Depois de pecar tão terrivelmente e cair da graça de Deus, Davi conheceu o valor da Palavra de Deus e escreveu o seguinte como testemunho dele e alerta para seus leitores: "Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti." (Salmos 119:11) Ele não quis cair outra vez na armadilha do diabo. Portanto ele foi dili­gente em guardar a Palavra de Deus no seu coração. A Bíblia não é um amuleto para ser carregada debaixo do braço. Ela só tem valor guardada no coração.

            Devemos ensinar o aluno a razão porque Jesus morreu na cruz. O que significa a cruz para ele, e porque só o sangue de Jesus tem o poder para o purificar do pecado. O aluno deve en­tender como Jesus tomou nosso lugar. O aluno sabe: qual é ra­zão que a mulher não deve cortar seu cabelo, quem que ensinou na Bíblia e onde se encontra as passagens? Sabe o que é a graça de Deus? Sabe que Deus ouve quando ora? Sabe que Deus se importa com ele? Sabe quando seus pecados são lavados? Que Jesus é o nome do único Deus? Sabe realmente explicar a unicidade de Deus? Sabe o que ler e onde ler quando está desa­nimado? Sabe explicar que todos nós somos pecadores? Enten­de que é um pecador e destinado para o inferno sem Jesus como salvador? Entende como Deus pode amar alguém como ele ape­sar de tudo que fez? Entende que Jesus Cristo é o único suficien­te Salvador? A lista é extensa muita extensa e sei que você entende que isto quer dizer que você como professor tem uma responsabilidade muito em ensinar tudo isso aos seus alunos e filhos.

            Quem ensina tem uma responsabilidade muito grande inculcar a Palavra de Deus dentro do coração do aluno. Pois um dia necessitará dela. Se não for ensinado, o aluno não tem onde buscar socorro na hora da necessidade. Deveríamos ensinar tudo de dentro da Palavra de Deus, pensando que um dia aquele alu­no não estará perto de você ou uma boa igreja onde poderá rece­ber socorro. Todos nós precisamos saber o que cremos e passar a ensinar os outros. "Até à minha chegada, aplica-te à leitura, à exortação, ao ensino. Não te faças negligente para com o dom que há em ti, o qual te foi concedido mediante profecia, com a imposição das mãos do presbitério. Medita estas coisas e nelas sê diligente, para que o teu progresso a todos seja manifesto. Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Continua nestes deveres; porque, fazendo assim, salvarás tanto a ti mesmo como aos teus ouvintes." (I Timóteo 4:13-16) É uma necessidade ime­diata na vida de cada um.

            Quero desafiar cada professor que está lecionando a Pa­lavra de Deus, que analise bem na hora de preparar a lição. Escolha o assunto certo e procure colocar a verdade da lição dentro do coração dos seus alunos. Faz com que eles entendam a razão porque Jesus ainda é a resposta para o dia de hoje. Ensina a eles como e onde podem buscar socorro em Deus.

            Jesus é a resposta para todos hoje. Temos a sua Palavra para nos ajudar saber o caminho certo em que devemos andar. Quem que ensina tem uma grande responsabilidade perante Deus e o aluno. Ensina as doutrinas da Palavra de Deus, fortalece seus alunos, ou filhos.

            Ensinar doutrina de toda Bíblia é uma obrigação.

 

Linda M. Walmer