>
 

O Flanelógrafo

Eneida R. Celeti

             Redescubra esta cativante e eficiente ferramenta de ensino.

             Fernandinho estava maravilhado. Era a primei­ra vez que vinha à Escola Dominical, mas não se conteve e exclamou:

            - Professora, como você fez esta mágica? Você coloca Abraão aí e ele não cai!

            Naquele mesmo domingo, em outra igreja, a missionária da APEC, convidada para falar às crianças, mal acabou de apresentar a lição e foi logo procurada por uma das professoras:

            - Gostei muito de sua aula. Mas o que achei sensacional foi esse método visual que você usou. Como é que as figuras grudam no quadro e não caem? Eu nunca tinha visto esse...como se
chama mesmo?

            Crianças e adultos se encantam com este recurso de ensino, capaz de prender a atenção, enquanto a história bíblica é apresentada de forma didática, que ajuda a fixar o ensino. Você já conhece? É o flanelógrafo.

            O flanelógrafo é um recurso visual para a apresentação de histórias bíblicas às crianças. Consiste de um quadro dobrável de papelão, forrado de flanela, suspenso sobre um tripé de madeira, desmontável. Sobre o quadro de flanela são colocadas as figuras que formam as diferentes cenas da história bíblica. As figuras aderem ao quadro, pois são forradas com entretela; no passado eram torradas de flanela ou pó de camurça. As cenas são montadas sobre o quadro liso, geralmente de cor azul, ou sobre o cenários de flanela previamente colocados sobre o quadro, para dar uma idéia mais real dos vários ambientes em que se passam os fatos bíblicos; por exemplo, há cenas ao ar livre, ou dentro de uma casa, ou à beira mar, e os cenários ajudam a dar mais realidade a cada cena.

            Desde o início do ministério da APEC no Brasil, há sessenta anos, esse método tem sido utilizado, e sua trajetória confunde-se com a pró­pria história da APEC no Brasil. A visão dos missionários, desde o princí­pio, foi de traduzir as lições bíblicas e colocar as lições para flanelógrafo à disposição dos professores brasileiros. A aceitação do material foi ime­diata. Ano após ano, à medida que crescia a visão do povo evangélico brasileiro de que as crianças precisam conhecer a Palavra de Deus e receber a salvação, aumentava a procura por material didático para o ensino das mesmas.

            A APEC tem ampliado e diversificado a produção de material para o uso no ensino bíblico às crianças, com o alvo de suprir os professores com ferramentas que os ajudem a levar os pequeninos à salvação em Jesus. A motivação e desafio vêm das palavras de Jesus: "Não é da vontade de vosso Pai celestial que um só destes pequeninos se perca" (Mateus 18:l4). Por isso, todas as lições contêm orientação para o professor apresentar a mensagem do Evangelho às crianças não salvas, de modo que tenham oportunidade de crer em Cristo como seu Salvador, além de incluir ensino para crescimento espiritual, as "vitaminas" que a criança recém-convertida, ou recém-nascida na família de Deus, precisa para crescer na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo (2 Pedro 3:18). Todas as lições trazem ain­da sugestões de versículos para memorização, cânticos relacionados ao ensino principal, pergun­tas para revisão e outra orientações complemen­tares.

            Hoje em dia, por mais incrível que possa parecer para alguns, ainda existem muitas pessoas, como aquela professora que a missionária da APEC encontrou, que nunca viram um flanelógrafo e nem sabem como utilizá-lo. Este artigo se desti­na primeiramente a este grupo.

            No entanto, existem professores de crianças que cresceram ouvindo as maravilhosas histórias bíblicas em flanelógrafo, quer dizer, já conhe­cem o flanelógrafo de longa data, mas não tem utilizado este método em suas aulas, hoje em dia. Porque? Este artigo também se destina a você, que se deliciou com as histórias para flanelógrafo, mas não as usa atualmente.

 

            Professor iniciante: Aprenda como preparar e as usar as lições para Flanelógrafo

 

1.         Compre ou faça um flanelógrafo no tamanho padrão, 60 cm x 90 cm. (Talvez sua igreja já tenha flanelógrafo e cavalete, e estejam disponí­veis para seu uso.) Se você está começando a trabalhar com crianças, pode preparar um flanelógrafo simples: arranje um pedaço de papelão bem firme, no tamanho sugerido, e revista-o com flanela de cor escura. O flanelógrafo precisará ser firmado num suporte sobre a mesa, ou num cavalete. Nas livrarias da APEC você pode adquirir cavaletes e flanelógrafos dobráveis, que certamente durarão mais.

2.         Se desejar, você pode usar figuras das lições sobre um flanelógrafo liso. Porém, para tornar a lição mais atraente e instrutiva para as crian­ças, você pode colocá-las sobre cenários de flanela, em seu flanelógrafo. Se você tem habilidades artísticas, pode fazer seus próprios cenários, baseando-se nas sugestões das lições. A APEC oferece diversos tipos de cenários, apropriados para suas lições: Campo Verdejante. Entrada de Cidade, Interior de Casa, Interior de Palácio, Interior de Templo. Manje­doura ou Estábulo, Mar da Galiléia, Mar Revolto, Prisão, Peças Avulsas (para Vida de Cristo), Bíblia Aberta (conjunto de dois cenários, para Bíblia e Eu e outras), vida de Moisés (conjunto de dois cenários), Interior de Casa (com peças para formar quatro cenários diferentes), Mar (com peças para formar cinco cenários diferentes).

3.         As figuras das lições da APEC para o flanelógrafo precisam ser recortadas. Peça a um amigo disponível ou a um adolescente responsável que o ajude nesta tarefa. As figuras vêm numeradas para facilitar sua localização. Algumas figuras são necessárias em mais de uma lição da mesma série. Observe com atenção: os tamanhos das figuras variam para dar perspectivas das cenas. Você precisará seguir cuidadosamente a colocação das figuras, conforme indicações nos diagramas que acompa­nham o texto de cada lição, praticando antes da apresentação da lição. A colocação de figuras tortas ou muito altas no flanelógrafo podem dar a falsa idéia de que o personagem está "caindo" ou "voando".

4.         Providencie pastas ou envelopes grandes para guardar as figuras de cada lição. Escreva o nome da coleção e o número da lição. Anote o número da figura em mais de uma lição, e o número da lição em que será usada. Padronize estas anotações, fazendo sempre da mesma maneira em todas as coleções. Cole também na pasta ou envelope os diagramas com a sequência das cenas daquela lição. Ao dar a aula, o envelope sobre a mesa pode servir de orientação para você ir formando as cenas no flanelógrafo. Guarde as figuras em ordem dentro de sua respectiva pasta ou envelope, logo que terminar de usá-las.

5.         Quando estiver ensinando a lição, tenha certeza de que todos os alunos podem ver o flanelógrafo. Fique de pé ao lado do quadro e colo­que as figuras rapidamente. Não fique segurando a figura durante muito tempo antes de colocá-la. Pegue-a apenas no momento necessário, mas não segura a figura pela cabeça nem bata nela enquanto a coloca no quadro. Durante a aula, olhe para as crianças, e não para o flanelógrafo. Pratique em casa, para que possa formar as cenas com rapidez e para que possa continuar ensinando enquanto coloca as figuras.

6.         Não deposite sua confiança em seu lindo recurso visual ou em sua capacidade como professor. Ore e estude a passagem bíblica sugerida na lição, e somente depois leia e estude a lição impressa. Deixe a Palavra de Deus transformar sua própria vida, e então ore e planeje sua aula de modo que alcance as necessidades de suas crianças. Seu desejo deve ser que cada criança receba a Cristo como Salvador e depois cresça em sua nova vida. Com isto em mente, inclua a apresentação do evangelho em sua lição e escolha o ensino espiritual para o crescimento que vai enfatizar. (O EVANGELISTA DE CRIANÇAS - Ano 47 - N° l84)