>
 

Ensinando & Aprendendo

"Ensinando-os a observar todas as cousas que eu vos tenho mandado" (Mateus 28:20).

1.         Ensina-os que Jesus morreu por toda criatura neste mundo.

2.         Ensina-os que Jesus ama o mais desobediente na terra.

3.         Ensina-os que Jesus oferece a todos uma vida melhor, cheia de paz e nos dará vida eterna.

4.         Ensina-os que precisamos nas­cer de novo como Jesus falou em João 4:1-12.

            Quando uma pessoa disse que é professor (mestre) ou disse que quer ser professor, isso significa que ele deve aprender as leis do ensino, e as leis da aprendizagem.

            Há um processo que o profes­sor deve passar para poder dizer "Sou Professor".

            Uma Lei do Ensino que é bási­ca: O professor não tem ensinado até o aluno ter aprendido.

            Tenho pensado seriamente que as notas recebidas nos testes na sala de aula, são as notas do professor e não do aluno. São prova do desempe­nho do professor. Como foi o desem­penho do professor na hora de ensi­nar. Foi boa, ou foi mais ou menos? Foi ruim? Ninguém prestou atenção? Estas são algumas das perguntas que devemos nos perguntar depois de uma aula.

            Devemos procurar aprender ensinar. Como? Você pode dizer. Devemos ler livros, assistir seminá­rios, fazer cursos de assuntos de en­sino. Observar outros bons professo­res e estar atualizado nos métodos do Ensino.

            Fazendo assim aprenderemos ser um bom professor, do qual os alu­nos aprendem e coloquem em prática os ensinamentos.

            Muitos tem a idéia que quando ensinamos outros eles vão automati­camente aprender. Simplesmente por estarmos na frente da sala de aula fa­lando. Mas, não é por isso que o alu­no aprende.

            O objetivo de muitos professo­res que lecionam é de: 1) Ensinar os fatos, 2) Ensinar toda matéria dada naquela lição, 3) Terminar a lição na hora certa. Isto é uma idéia errada que governa muitos que ensinam a Pala­vra de Deus.

            Onde é o foco deste professor? "No aluno?" Não! O foco está no seu material que será ensinado. Mas, o objetivo do bom professor é sempre o aluno. Ele está atento durante a aula? Ele participa na sala de aula? Ele sai da sala de aula sabendo o as­sunto e pode colocar em prática os ensinos? Esta é nossa régua de medir como foi o professor na sala de aula.

            Deuteronômio 5:1 e 4:1 falam de aprender e ensinar. No Hebraico, a raiz para estas duas palavras são a mesma. Por isso, devemos prestar atenção o que estamos levando ao alu­no para aprender enquanto ensinamos. Não podemos separar aprender e ensinar. Elas têm que estar juntas.

            Ensinar significa "incentivar", ocupar-se a atividade de levar o alu­no aprender. O aluno tem a responsa­bilidade de prestar atenção para en­tender o assunto que está sendo ensi­nado, mas, o professor tem a respon­sabilidade de levar o aluno aprender. Criar um ambiente gostoso para aprender.

            Os alunos que frequentam as Escolas Dominicais, Estudos Bíbli­cos, pregações e onde estiver alguém lecionando a Palavra de Deus, estes têm a responsabilidade de prestar atenção. O mais importante de tudo é que o professor (quem leciona) tem a obrigação em levar o aluno apren­der.

            A responsabilidade do profes­sor é tremenda. Por isso devemos in­vestir em nós mesmos aprendendo de toda maneira possível. Cativar a men­te dos alunos (ouvintes) que no final, levará eles aprenderem.

            A nossa "nota" que merecemos depois que temos ensinado mostrará se somos um bom professor ou não.

            Amar o aluno, amar o Senhor, amar o assunto que lecionamos, amar o desafio de levar outros aprenderem, estes são os impulsos de um Bom Pro­fessor.

            Devemos sempre ser um eter­no aluno. Estudando, observando, e se educando. Para nosso melhor desempenho na sala de aula.

            Encorajo você, professor, para investir em si mesmo, para aprender ensinar. Busca novos métodos, assis­te seminários, faça cursos, leia bons livros de como ensinar. Enfim, pro­cure ser o melhor professor possível para trazer honra e glória ao Senhor através da sua vida de lecionar.

            As vidas que você tocar serão o seu galardão na eternidade. Nunca é tarde para melhorar nossos métodos. Deus exige de nós o bom desem­penho de quem ensina.

Linda M. Walmer