>
 

A Filosofia Da Escola Dominical

      Porque levar a criança à Escola Dominical? O mundo lhes está oferecendo tantas coisas inúteis, ou mesmo prejudiciais, como certos programas infantis pela televisão. As instituições sociais e os meios de comunicação em massa mostram-se corruptos com seu extremo mundanismo, invertendo valores diante das mentes impressionáveis das crianças. Os lares muito raramente provém um estudo sistemático da Bíblia e de princípios religiosos. O mundo é destrutivo, e poucos lares, fazem algo para contrabalançar essa influência que vem através de diversos meios que envolvem a criança quase que 24 horas por dia. A própria rotina da escola secular não dá garantia de base moral para o pequenino aluno. A Escola Dominical, pois, é uma força contrabalançadora. Ela tenta retomar os valores, princípios, ética e ideais depravados pela sociedade atual, dá a base de uma estrutura familiar que em alguns lares nem existe.

      A Escola Dominical se assemelha à escola secular pois ambas preparam para a vida em sociedade e empregam textos com materiais didáticos. Porém, a diferença é que a Escola Dominical só funciona aos domingos (1 hora por semana versus 20 horas por semana). Ela não forma alunos, pois é para a vida toda. E o objetivo dominante é espiritual e moral.

      O objetivo é educar o ser humano na Palavra de Deus. Em linhas gerais, educar significa desenvolver a capacidade física, intelectual, moral e espiritual do ser humano, tendo em vista o seu pleno desenvolvimento.  No âmbito da Escola Dominical, educar implica em formar o caráter humano, consoante às demandas da Bíblia Sagrada, a fim de que ele (o ser humano) seja um perfeito reflexo dos atributos morais e comunicáveis do Criador. É um turbilhão de toda a sorte de boas influências. Prestemos atenção a estas palavras do apóstolo Paulo: "Toda Escritura é devidamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente preparado para toda boa obra" (2 Tm 3.16,17).

      "Um jovem educado na Escola Dominical raramente é levado aos tribunais".