>
 

Ilustrações de Temas Bíblicos

 

Através de Objetos Comuns

 Ensinando Com Objetos

 

            Por pensar em ensinar com objetos você está dando um passo na direção correta, ao procurar fazer a visualização das lições e ensinos apresentados na Bíblia. As estatísticas atuais, cujos resultados são conhecidos dos educadores, indicam que os alunos aprendem apenas 10% do que ouvem quando não há um reforço visual, porém, eles retêm até 70% quando ouvem, vêem e refletem ao mesmo tempo.

            O uso de objetos comuns para ensinar as verdades e temas bíblicos era um dos métodos favoritos de Jesus. Suas lições, extraídas de moedas, árvores, ervas daninhas, água, vinho e outros itens familiares são bem conhecidas. Ele é o Professor dos professores. Não poderemos encontrar melhor exemplo de técnica de ensino.

            Uma coleção de pequenas mensagens bíblicas colocadas neste site irá capacitá-lo a apro­veitar a curiosidade natural e a imaginação ativa de seus alunos. Você irá entusiasmar-se ao vê-los respondendo conscientemente, com atenção, compreensão e fazendo a aplicação da verdade que lhes é ensinada. Essas lições podem ser usadas em diversas situações do ensino religioso, tanto na Escola Dominical, nas classes dos primários, juniores, adolescentes, jovens e até adultos. Podem também ser usadas em: escola cristã de férias, evangelismo, pequenos grupos, introdução a ensinos bíblicos, culto de jovens, sermões para jovens, cultos para adultos, reuniões semanais de jovens ou em acampamentos de jovens. Algumas mensagens podem ser adaptadas para os adultos também.

 

As Seguintes Sugestões Irão Ajudá-Lo Na Preparação:

1.       Leia a lição sempre com bastante antecedência em relação ao dia de sua apresentação. Leia as referências bíblicas também. Decida qual será a verdade principal da mensagem. Anote-a e sublinhe as afirmações-chave da lição, a fim de prontamente revê-las pouco antes da apresentação.

2.       Reúna todos os objetos e materiais necessários. Coloque-os em uma caixa ou sacola para que estejam à mão. Assegure-se de que os itens usados estejam limpos e sejam atrativos.

3.       Pratique a sua apresentação, usando os objetos necessários, com os membros da família ou amigos e solicite deles uma crítica construtiva. Se não tiver ninguém para ajudar nessa prática, use um espelho.

4.       Ao final de cada ilustração, você deve ter um pequeno pensamento ou texto bíblico para reflexão. Esse texto poderá ser apresentado por você ao auditório ou impresso e entregue em papéis para serem analisados e discutidos em grupos. Nesse caso, um voluntário de cada grupo apresenta a todos as conclusões obtidas através do estudo em questão.

5.       Nunca deixe de orar sinceramente pedindo a unção e ajuda de Deus. Confie e ore: “Senhor, fala por mim! Usa-me como vaso seu! Quero ser uma ferramenta útil em Suas mãos!”

 Sugestões Para Uma Boa Apresentação

·                Ore solicitando a presença de Deus.

·                Escolha com antecedência uma mensagem adequada.

·                Selecione e prepare todos os materiais a serem utilizados.

·                Permita que os objetivos sejam bem definidos e compreendidos por todos.

·                Inicie a sua apresentação chamando a atenção de todos, através de um texto de abertura.

·                Conheça e explore bem cada faixa etária.

·                Caso haja palavras novas, treine a pronúncia delas, com antecedência.

·                Dê oportunidade para a participação do grupo, o envolvimento pessoal do seu público significa maior êxito.

·                Memorize as frases e afirmações-chave para que possam ser usadas no devido momento e alcancem seus objetivos.

·                Decore o verso bíblico e faça planos para ajudar o grupo a memorizá-lo também.