>
 

Edificando Um Lar Feliz

UM AMOR MÚTUO – O HOMEM

“Não obstante, vós, cada um de per si, também ame sua própria esposa como a si mesmo...” (Efésios 5:33)

“...a fim de instruírem as jovens recém-casadas a amarem a seus maridos e a seus filhos...” Tito 2:4)

Neste aula não tratamos de um amor erótico que é o tipo de amor mais conhecido no mundo, nem mera paixão carnal, mas um amor verdadeiro que é somente conhecido por aqueles que conhecem a Deus profundamente.

I.       Antes de Casar – Amor ou Atração Física

A.    Isto deve ser determinado antes de entrar permanentemente no relacionamento.

B.     Se antes de casar o relacionamento é na sua maioria física é sinal de problemas futuros.

C.     Se antes de casar não há livre comunicação acerca de uma variedade de assuntos, inclusive assuntos íntimos de relacionamento, haverá problemas sérios mais tarde.

D.    Deve haver de ambos uma apreciação pela pessoa que o outro é e não apenas uma atração física.

1.      Ambos são de um intelectual parelho ou quase parelho?

2.      Ambos tem um grau de estudo igual ou quase igual?

3.      Ambos tem interesses semelhantes?

4.      Ambos tem uma criação semelhante ou existe diferenças que serão irreconciliáveis uma vez casados? (Exemplo: O namorado que gostava de pescar e durante o namoro a namorada deu entender que também gostava, mas depois...)

E.     Se você já está casado (a) e não considerou as coisas acima antes de casar, você tem um desafio muito grande à sua frente, mas não é tarefa impossível reconciliar estes desafios se ambos têm um desejo profundo  para ter um relacionamento melhor.

II.    O Amor do Esposo para Sua Esposa

A.    Ame sua esposa com um amor afetivo.

1.      Este é um amor demonstrado por atos: abraços, beijos, toques, segurando a mão dela, olhares e etc.

2.      Da mesma forma que você gosta dos abraços, beijos e palavras afetivas dos seus filhos, sua esposa gosta e carece também destes sinais do seu amor para com ela.

3.      “Assim também os maridos devem amar as suas mulheres como a seus próprios corpos. Quem ama a sua esposa, a si mesmo se ama.” (Efésios 5:28)

4.      Presentes (natal, anniverários, dia dos namorados), roupas, casas, carros, férias especiais,  flores e etc. não deixam de ser importantes, mas jamais podem tomar o lugar dos atos mencionados acima.

5.      O homem que ama de verdade não é egoísta; não pensa somente si mesmo, mas no bem estar da esposa.

6.      Se  o homem ama sua esposa, ele a suportará, falará bem dela, desculpará suas falhas, medirá bem suas palavras para não falar o que a machucará e perturbará o bem estar dela.

B.     Providencie conforto para sua esposa.

1.      Em algumas sociedades é a mulher que faz a maior parte do trabalho manual e até tarefas pesadas, enquanto os homens vivem um vida semi-ociosa. O homem cristão não tem esta mentalidade, mas providencia conforto para a esposa, reconhecendo que ela é “o vaso mais fraco”. Algumas mulheres não aceitam esta colocação que é verdadeiramente bíblica. Da mesma forma que é necessário seguir as orientações do fabricante para manter uma máquina ou aparelho em bom estado de funcionamento, o casal tem o dever de observar cuidadosamente as orientações de Deus com respeito o bom funcionamento do casamento, do lar e da família.

2.      De acordo com a Bíblia o homem deve de ser o principal sustentador da família. É claro que quando há uma necessidade a esposa ajudará na tarefa de providenciar as necessidades (não os luxos) do lar. Após a chegada de filhos, a esposa (mãe) deve lembrar que  sua responsabilidade é para com os filhos, o esposo e o lar. Isto é contrário a mentalidade do mundo no dia de hoje, mas continua sendo o que a Bíblia nos ensina. A desobediência deste ensinamento bíblico é uma das mais importantes causas da desintegração da família e a sociedade em geral nos últimos anos, bem como falta de moralidade de modo geral no mundo.

3.      Ora, se alguém não tem cuidado dos seus e especialmente dos da própria casa, tem negado a fé e é pior do que o descrente.  (I Timóteo 5:8)

4.      Dê o exemplo do homem que não colocou água encanada na cozinha da sua casa, mas sempre tinha dinheiro para gastar naquilo que ele gostavam muito de fazer.

5.      Sua esposa precisa acesso a algum dinheiro que pode gastar como ela quer, para coisas pessoais, sem a necessidade, e o medo, de prestar contas para seu esposo.

6.      Muitos homens no dia de hoje acreditam que é também sua responsabilidade de providenciar para suas esposas e famílias em caso de sua morte precoce, e assim pagam os prêmios mensais para um amplo seguro de vida.

C.     Seja fiel para com sua esposa.

1.      A Bíblia é repleta de conselhos acerca da fidelidade conjugal em ambos os lados, mais principalmente da parte do homem, onde parece que jaz o perigo maior.

2.      “... Por esta causa deixará o homem pai e mãe e se unirá a sua mulher, tornando-se os dois uma só carne? De modo que já não são mais dois, porém uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.(Mateus  19:5-6)

3.      O homem sábio, Salomão,  pregou melhor do que praticou. Presta atenção ao que ele escreveu: “...e alegra-te com a mulher da tua mocidade, corça de amores e gazela graciosa. Saciem-te os seus seios em todo o tempo; e embriaga-te sempre com as suas carícias.” (Provérbios 5:18-19)

4.      “...ninguém seja infiel para com a mulher da sua mocidade.” (Malaquias 2:15)

5.      A Bíblia ensina que não devemos nos unir com pessoas do mundo, isto é com pessoas que não tem os mesmos princípios de vida e crença, no entanto recebemos instruções bíblicas no sentido dos deveres neste caso. (I Coríntios 7:11-16)

6.      O homem que não é fiel para com sua esposa, comete crimes contra si mesmo, sua esposa, seus filhos, a sociedade, e no caso de um pastor contra os membros da igreja que pastoreia, e mais importante um crime de alto grau contra Deus que o criou e salvou.

D.    Confia na sua esposa.

1.      Expõe seu coração a ela. Ela não é um brinquedo seu ou ornamento da sua casa. Ela é a sua ajudadora, auxiliadora em todos os desafios da vida.

2.      Ela deve ser digna da sua confiança, se não você fez um erro na sua escolha.

3.      Não deve haver segredos entre você e sua esposa de qualquer espécie.

4.      Ela deve ter todo o conhecimento dos negócios que você faz. Se ela falta treinamento de lhe ajudar nos negócios da família, você deve a treinar.

5.      Compras grandes para a família nunca devem ser efetuadas sem a concordância de ambos.

6.      O que é uma esposa que não é digna da sua confiança. Apenas um brinquedo? Ou, uma amante?

7.      Se é que ela não é digna da sua confiança, você, homem, tem o dever de ensinar com paciência, treinar sem desprezar e procurar por todos os meios ajudá-la adquirir a auto-confiança.

E.     Consola sua esposa.

1.      As mulheres são emocionalmente diferente que os homens, e portanto precisam de coisas que o homem normalmente não precisa.

2.      A mulher frequentemente se abala com as dificuldades da vida de uma forma diferente que o homem. Nestes momentos o homem precisa estar pronto para consolar sua esposa. É um dos muitos papéis do homem no relacionamento conjugal.

3.      Quando ela perde algum parente, tal como pai, mãe, avós ou etc., ela necessitará consolação e quem há de melhor para lhe dar isto que seu esposo?

4.      Pode ser que perdem um filho. Você pode sentir a perda muito forte também, mas nunca ao grau que a esposa sente por ser mãe, e você tem o dever de ser a rocha de consolação que ela necessita. Segura ela! Deixa ela chorar no seu ombro ou deitar a cabeça no seu colo. Tenha muita paciência e não procura apressar sua recuperação de qualquer das perdas acima mencionadas.

5.      Ora por ela e com ela. Pessoalmente passamos por um período de grandes lutas e dificuldades em nosso ministério alguns anos atrás. Estes problemas, apesar de não querermos assim, vieram a afetar o relacionamento pessoal. A saida desta foi assim: Minha esposa levantava cedo da manhã, e enquanto eu me preparava para sair ao trabalho secular ela preparava meu café de manhã. (Ela não gosta de tomar café cedo.) Enquanto eu comia e tomava meu café, ela lia um devocional matinal e uma passagem da Palavra de Deus. Terminando meu café e ela a leitura, dávamos as mãos um ao outro em cima da mesa e juntos orávamos. Eu saía de casa com as orações dela ressoando nos meus ouvidos e com a sua bênção e ela sentindo o afetro transferido pelo dar de mãos.

F.      Auxilia sua esposa com o cuidado dos filhos.

1.      Troca as fraldas do seu filho.

2.      Dá banho no seu filho.

3.      Brinca com seu filho.

4.      Dá mamadeira para seu filho.

5.      Dá de comer para seu filho.

G.    Auxilia sua esposa no treinamento dos filhos.

1.      Procura ensinar seu filho antes de ir para a escola.

2.      Lê para seu filho.

3.      Canta para e com seu filho.

4.      Compra livros para seu filho.

5.      Participa das atividades da escola do seu filho.

6.      Ajuda seu filho com o tema de casa do colégio.

7.      Marca passeios com seu filho que lhe proporciona novas experiências e aprendizagem.

H.    Participar ativamente no treinamento espiritual da sua família.

1.      Promova devoções familares no lar.

2.      Seja fiel nos cultos como exemplo para os filhos.

3.      Seja fiel nos seus deveres financeiros com Deus e a igreja, e deixa seus filhos ver como exemplo sua entrega de dízimos e ofertas na igreja.

4.      Deixa seus filhos ver você ativo no louvor e adoração a Deus ainda que você não tenha posição de liderança na igreja.

5.      Leva sua família junto com você para o altar e a oração.

6.      Ora com sua família publicamente.

7.      Deixa sua esposa e seus filhos ouvir você orando por eles em devoções familares e em devoções particulares.

Tudo o acima é importante para você no seu relacionamento com sua esposa. Se você pôr em prática todas estas coisas, sua esposa vai lhe adorar, confiar em você e em geral achar que você é o melhor dos maridos e pais.

Philip D. Walmer