>
 

A Fábula Do Príncipe Corcundo

 

A rainha da Pérsia deu a luz a um filho. Sendo que ele foi seu primeiro filho, ele era o herdeiro ao trono. Havia grande regozijo no palácio e em todo o reino. Todas as lojas fecharam e todo mundo fez feriado não indo ao seu serviço em honra ao príncipe recém nascido.

Depois de algumas semanas, um rumor trouxe tristeza ao povo. Era verdade que o corpo da criança era torto. Ele era corcundo. O rei era um homem alto e bonito, reto como uma flecha. Era impossível pensar do seu sucessor como uma figura curvada, mais como um arco do que uma flecha.

Os sábios e os médicos do reino foram chamados para entrar em conselho com o rei. Ele ofereceu uma grande soma de dinheiro a qualquer pessoa que poderia curar o menino da sua deformidade. Alguns deles tentaram, mas falharam.

Finalmente, um dos sábios disse a Sua Majestade, "Eu acho que posso suceder, mas há de levar muito tempo, talvez ao longo de quinze anos. Tal tarefa não pode ser conseguida dentro de um dia ou um ano. Eu serei obrigado morar no palácio e estudar o menino durante algum tempo."

O acordo foi feito e este homem sábio tomou como residência o palácio. Ele observou o nenê crescer e chegar a criancice e tomou anotações cuidadosas acerca da sua atitude. Por algum tempo ele notou que o menino aceitava incondicionalmente a sua condição e em todas as emergências tentaria tomar sempre o caminho mais fácil. Ele não teve determinação.

Então, um dia, o homem sábio pediu ao rei empregar um grande escultor que deveria esculpir de mármore a figura do príncipe como se ele não tivesse defeito - alto, uma figura ereta, e em cada centímetro uma pessoa digna de ser o rei do reino.

O escultor começou sua tarefa com grande entusiasmo, e finalmente a estátua estava terminada. Esta foi colocada no quarto do menino de tal maneira que a figura foi refletida num espelho comprido de maneira que os olhos do menino pudesse ver quando ele se acordava pela manhã.

Foi marcante a mudança na atitude do príncipe com respeito a vida. Ele se tornou mais interessante em tudo que estava acontecendo em volta dele. Gradualmente, com o passar dos dias, suas costas tortas ficaram mais retas até ele se tornou como a estátua no seu quarto.

Esta é apenas uma estória, mas é verdade, não é, que nós crescemos em direção a ideal que está diante de nós? Muitos jovens acham seus ideais na vida de adultos notáveis que eles conhecem. Mas, aquele segundo o qual nós devemos moldar nossas vidas é  Jesus Cristo.

É quando nós fitamos nossos olhos em Jesus e tentamos nos tornar como Ele que nossas vidas tortas começam a crescer e se endireitar. O apóstolo Paulo expressou isto desta maneira: "E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito." (II Coríntios 3:18).

            "E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço para a edificação do corpo de Cristo, até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, á medida da estatura da plenitude de Cristo... (Efésios 4:11-13)

Por D.E. Parkerson