>
 

Só Sopa!

Pastor  Waldomiro Motta, no seu livro "A Doutrina Bíblica da Mordomia" relata a seguinte história de fé, revolta e bênção:

Em meu primeiro pastorado, em São Caetano do Sul, enfrentei série crise financeira. A igreja não tinha condição de me sustentar. Minha esposa dava pensão para ajudar no sustento da casa. Mesmo assim não dava.

Certa manhã, o carvoeiro voltou com o saco de carvão porque não tive o dinheiro para pagar-lhe. A vizinha viu isso.

Num domingo pela manhã contei o fato à igreja e apelei pela  fidelidade dos irmãos na entrega de seus dízimos e ofertas. Santana, um crente antigo, mas que nada contribuia, prometeu trazer o dízimo. Um preto velho, o Agostinho, também se prontificou a dizimar. Todos os presentes, enfim, se comprometeram a contribuir.

Foi um domingo histórico aquele. Na segunda-feira, saí com a esposa a fazer visitas. Chegamos à casa do Santana. A cozinha, um caldeirão fervia no fogo. Nada mais. Estranhei aquilo, pois a mesa do Santana era sempre farta e variada. Conversamos, lemos a Bíblia e oramos. Quando já nos dispunhamos a sair, a esposa do Santana, que não era membra da igreja, falou ríspida:

- Sair agora, essa não! Os irmãos vão almoçar aqui.

- Nós estamos sendo esperados em casa para o amoço.

- Daqui ninguém sai sem almoçar, insistiu mal-humorada nossa anfitriã.

O caldeirão foi posto no centro da mesa. Colheres e pratos fundos foram colocados diante de nós. Após a oração, uma água quente com sal, alguns macarrões nadando e um naco de pão nos foram servidos.

- Querem mais? - gritou a dona de casa.

- Não, obrigado - respondemos. Pondo mais, dizia ela:

- Vão comer mais, sim. Vão comer mais sopa, porque não há mais nada para comer. E o senhor é o culpado disto em nossa casa - disse a senhora com o dedo em riste, apontando para mim.

- Eu? - perguntei, assustado.

- Sim, o senhor! O senhor exigiu o dízimo dos bobos. Santana chegou chorando e dizendo que vamos passar a sopa o mês inteiro.

Comovido e confuso, perguntei ao Santana se era verdade.

- Sim, pastor, é verdade - gemeu ele - Todos os meses recebo um papel. Ali vem: ordenado tanto, desconto de cooperativa tanto, desconto tanto. Como é que vou dar o dízimo de dívida? Mas este mês meu dízimo vai aparecer.

Naquele mês Santana foi aumentado em 60% do seu ordenado. A casa, cujos direitos iria passar a outro por apenas R$ 1.000.00 ele vendeu por R$ 35.000.00. No mês seguinte, feliz, Santana disse:

- Se eu soubesse que iria receber tantas bênçãos, há muito teria passado esse mês de sopa.

O irmão não quer experimentar?

            Pense: Via de regra, nos orgulhamos por afirmar que a Bíblia é o nosso único livro de fé e justiça. Se assim é, por que não pomos em prática a doutrina do dízimo?

            No Novo Testamento, 97 passagens falam em dinheiro. O batismo é mencionado 17 vezes; a igreja 21 vezes; o inferno 11 vezes; o arrependimento, 21; a vida eterna, 47; pecado e pecadores, 72; o Espírito Santo, 27 vezes.

            Este livro fala da bênção de ser mordomo dos bens materiais.

            Dificilmente alguém poderá ler essas lições, sem se tornar dizimista.

Pr. Philip D. Walmer