>
 

Despesas da Igreja Não Orçadas

     "Pastor sério sempre? Posso conversar contigo?"

     "Quem é você? Como conseguiu passar por minha secretária?"

     "Meu nome é José Apertão. Sua secretária tinha sua cabeça dentro da fotocopiadora resmungando algo acerca de dinossauros e a Arca de Noé, portanto, entrei direto. Você tem alguns minutos para falar comigo?"

     "Bem, se é importante, posso sim. Como posso ajudar você?"

      "Eu preciso falar contigo sobre algumas contas atrasadas que sua igreja tem. Um número dos seus credores - sete exato - empregou minha firma para receber estas contas pendentes. Eu trabalho com a Firma Apertos, Semcorações e Semmisericórdia. Gostamos de acertar estas contas atrasadas amigavelmente, sem ir a justiça."

      "Bem, sinto muito, sobre as contas atrasadas da igreja. Eu não posso fazer coisa alguma. Simplesmente não temos dinheiro para pagá-las. Veja, amigo - tivemos muitas despesas que a igreja não tinha no orçamento. Estas despesas tem usado o dinheiro da caixa, e tem deixado a caixa sem condição de pagar até o meu salário."

     "Oh - isto é mau também. Quais são as despesas inesperadas que você está se referindo, pastor?

     "Bem, tivemos de comprar um novo barco para a família Pesqueiros. O barco deles era menor do que eles queriam."

     A confusão do Senhor Apertão foi evidente instantaneamente. - "Desculpe-me? A igreja comprou um barco para esta família?"

     "Sim, não estava no orçamento da igreja, mas, eles sentiram que precisavam do barco. Depois, tivemos de pagar 4 ou 5 mini-férias para a família Gosta de Brincar."

     "Eu sinto muito Pastor. Estou confuso. Você está dizendo que a igreja pagou para ficar longe?

     "Oh! não, aquela foi para os Gosta de Brincar. Nós financiamos uma casa de praia para os Saiumpouco

     "Você tem uma família na sua igreja chamada Saiumpouco?"

     "Certamente, não pagaríamos por uma casa na praia para alguém que não fosse de nossa igreja. Também compramos um terceiro carro para a família Gastões. Sua filha recebeu carteira de motorista, por isso os dois carros da família não eram suficientes."

     "Desculpe pastor, mas, você não faz sentido. Por que a igreja está pagando por estas coisas? Eu vim falar das contas atrasadas, e não das coisas que a sua igreja não tem o dever de comprar para seus membros."

     "Mas, você perguntou porque nós não pagamos as contas, e estou tentando explicar. Foi tudo por causa das despesas inesperadas."

     "A família Vailonge planejou um passeio de 6 semanas pelo estado do Ceará, por isso nós ajudamos a pagar por este. Tivemos que colocar um novo telhado na casa da família dos Sempremolhados e um novo pátio e churrasqueira para família Amacarne, e...

     "Pára! Pára! Espere um minuto! Estas não são absolutamente despesas da igreja. Por que a igreja está comprando coisas como estas para pessoas quando ela não pode nem pagar suas contas?"

     "Bem, nós realmente não tivemos escolha."

     "O que você está dizendo, você não tinha escolha? Estas famílias controlam a diretoria da igreja, eles podem decidir como os fundos serão usados? Eu acho isso evidentetemente ilegal, se isto é o caso. A Receita Federal não vai achar nada certo."

     "Oh! não. Nada disso, o pastor protestou. "É perfeitamente legal, sinto muito. Você vê eles não pegaram o dinheiro de volta da tesouraria. Eles somente decidiram que precisavam destas coisas, mas não podiam arcá-las, assim eles usaram seus dízimos que pertencia a Deus e que a igreja contava para pagar suas contas, e eles usaram aquele dinheiro da igreja para pagar por suas próprias coisas."

     "Oh!"

     "Então por isso que lhe digo que esta é a razão pela qual não posso lhe oferecer nada pelas contas que a igreja deve. Minhas mãos estão como se estivesse amarradas."

      "Como foi," José Apertão ecoou. "Como é meu bom homem eu receio nós veremos você na justiça."

     "Como é, e sempre será, desgraça sem fim," pastor Sério Sempre entoou em sua melhor voz liturgica. "Bom dia, José Apertão. Oh, quando você sair, você sacudiria a fotocopiadora enquanto minha secretária imprime as partes ao mesmo tempo. Eu realmente preciso usá-las hoje."

     E assim se desenrola mais um dia na vida da primeira Igreja de dúvida perpétua. Talvez no futuro poderíamos descobrir quais são as pessoas que estão realmente roubando de Deus. Tenho certeza.

     Você não é uma delas. Não é?