>
 

A Mão Mais Bonita

"Abre a mão para o pobre; sim, ao necessitado estende as suas mãos." (Provérbios 31:20)

 

Uma velha fá­bula conta que, certa vez, três jovens mulheres discutiam sobre as mãos. Cada qual achava que a sua mão era a mais bonita. Uma delas mergulhou suas mãos num riacho de águas puríssimas para deixá-las ainda mais limpas e brilhantes. A outra colheu frutos até seus dedos ficarem vermelhos, e a terceira colheu flores muito perfumadas. O perfume das flo­res passou para as suas mãos.

Uma velha senhora de aspecto meio selvagem e pobre passou por ali e pediu a estas mulheres uma pe­quena ajuda, uma esmola, mas as três mulheres se recusa­ram a dar-lhe ajuda. Outra jovem mulher, simples, sem qual­quer beleza ou pretensão, ouvindo o pedido da velha mu­lher, deu à ela uma esmola. Então a velha e pobre mulher disse:

"A mão mais bonita não é a que é lavada nas águas pu­ras de um riacho, nem a que é pintada de vermelho pelos frutos que colhe e nem a que é enfeitada e perfumada com flores, mas a mão mais bonita é a mão que ajuda os necessitados." A medi­da que falava, suas rugas desapareceram, se desfez da bengala, transformou-se em um anjo.

Isto é naturalmente uma lenda, e ainda sim, uma história que nos quer transmitir algo profundo bonito e verdadeiro. As mais belas mãos são as que ajudam e auxiliam em nome de Cristo. As nossas mãos são expressivas. Podem trabalhar sentir e amar. Podem unir-se em oração silenciosa para agradecer e louvar à Deus.

Como são as nossas mãos? Mãos que ajudam ou igno­ram? Mãos que derrubam ou levantam? Mãos que machucam ou que consolam? Mãos que se fecham mostrando egoísmo ou mãos que se abrem em favor da vida? O nosso mundo está necessitando que mãos dispostas a construir um   mundo  melhor. Mãos que se oferecem para ajudar, para realizar, para trabalhar, para forta­lecer outras mãos, outras vidas. Mãos que dão for­ça, que seguram, que sus­tentam que abraçam e que indicam o caminho real para todas as perguntas. Que transmitam o amor de Cristo. Mãos bonitas não são impor­tantes, mas prestativas sim. Podem até estar cheia de calos e rugas, mas a beleza real das mãos está no que ela pode fazer por aqueles que precisam e pedem ajuda. Há mãos que são mais que bonitas; elas tem um valor raro diante de Deus que ouro nenhum paga. São as mãos de amor, mãos de Cristo que impulsiona os homens a se doar. Estas mãos trazem a bênção desmedida do Deus vivo.

Temos mãos:  O que elas estão transmitindo?

Pr. Artur Júnior