>
 

Lavando os Pés de Minha Irmã

 

Quando dirigia-me para escola esta manhã com meus três filhos, comecei explicar para eles por que nós temos culto de lava-pés. Meus filhos, como todos filhos, começaram a pergun­tar e expressar preocupações acerca das quais não tinha pensado. Nossa conversa foi como segue.

Eu comecei por dizer que no pas­sado no tempo de Cristo as pessoas usa­vam sandálias ou andavam descalças. Imediatamente minha filha de sete anos perguntou, "E se estivesse nevando? Seus pés estariam com frio." Então meu filho de cinco anos disse, "Se houvesse brita ou vidro na terra? Seus pés ficariam feri­dos ou cortados." Então eu entrei na con­versa e disse, "Pensam como seus pés estariam imundos." Finalmente, meu fi­lho mais novo disse, "Oooo, que nojo!"

Depois deste esclarecimento, o Senhor começou falar comigo acerca do culto de lava-pés. Desde pequena tenho assistido muitos cultos de lava-pés. Eu fui sempre ensinada para orar e abençoar a outra pessoa cujo os pés você esteja la­vando. Mas este ano eu sinto que o Se­nhor quer mais.

Nós estamos começando um ano novo. No ano passado teve algo diferen­te para cada uma de nós.

Algumas de vocês têm somente caminhado através de uma nevasca. Você está fria e dormente. Você pensa que poderia nunca sentir a presença de Deus. Mas como sua irmã, gostaria de lavar seus pés. Se você permitisse-me, gostaria de colocá-los em água quente e os esfregar até os sentidos voltarem, até que o enrrigecimento saia e você seja capaz de ca­minhar outra vez na presença do Senhor. Algumas de vocês têm estado ca­minhando penosamente através de vidros quebrados e minúsculos pedregulhos. Você está ferida profundamente; você tem cicatrizes e feridas que pensa que nunca curarão. Mas, querida irmã, se você me permitisse  gostaria de colocar seus pés em água quente; gostaria de lavar suas chagas e seus cortes. E gostaria de derra­mar o óleo suavizante da cura de Deus sobre seus pés até que você seja capaz de retirar-se desta sala sã e saciada com es­perança.

Algumas de vocês tem pés que estão realmente sujos. Você tem andado através do lodo e sujeira até não poder aguentar mais. Você tem o cheiro do pe­cado pairando sobre você. Você tem per­mitido algumas coisas entrarem na sua vida e no seu lar que você nunca teria imagi­nado que deixaria entrar. Você tem se desviado da lavagem diária pela Palavra e oração. Mas, como sua irmã, gostaria de tomar água e sabonete e esfregar seus pés até que estejam  limpos. Eu gostaria de derramar algum perfume caro sobre você para que possa caminhar através desta vida pura e com um aroma doce emanan­do de você.

Nos tempos Bíblicos, as ca­sas eram acessíveis aos viajantes, hóspedes, e famílias para paradas rápidas e alimentação. Não somente foram alimentados mas seus pés tam­bém foram lavados e cuidados para que eles pudessem seguir a viagem e fazer o que foram chamados a execu­tar. Quando Jesus foi à casa de Maria e Marta, Maria foi compelida a lavar Seus pés e secar com seus cabelos (apenas mais uma razão porque o Senhor gostava de cabelos longos). Ela estava limpando e preparando-O para sair e completar o pro­pósito para o qual Ele veio.

Querida irmã, se você me permitir, gostaria de fazer o mesmo. Como sua irmã gostaria de lavar seus pés. Gostaria de massageá-los até sair as dormências. Gostaria de derramar o óleo em todas as cicatrizes, e gostaria de aspegir seus pés com perfume.

Minha oração é que você possa caminhar durante o próximo ano sensí­vel ao Seu Espírito, sadia e curada, mos­trando a beleza de santidade e um in­censo doce emanando de você, para que possa cumprir o chamado e propósito divino para sua vida.

Saia minha irmã, regozijando com uma dança em seus pés e riso em seus lábios!

 Kris Brake assiste na Igreja Calvary Apostolic Church, Columbus, Ohio, onde James II. Starks pastoreia. Ela é muito envolvida no ministério de cri­anças em sua igreja.