>
 

Mulher Pentecostal

            Quando Deus tinha terminado a criação do mundo, olhou para baixo e viu o solitário, Adão. “Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea.” (Gênesis 2:18) Então Deus formou todos os animais do campo e todas as aves do céu e os trouxe a Adão.  Adão ficou encantado e deu nome a todos. Viu o leão brincando com a leoa e o urso divertindo-se com a sua companheira. Todas as criaturas do mundo pareciam ter uma companheira exatamente adequada. Mas, para Adão não se encontrava nenhuma auxiliadora.

            Então Deus fez Adão dormir profundamente, e do corpo de Adão tirou, uma costela e fez uma mulher. Deus poderia ter criado Eva do pó da terra, como criara a Adão, mas não quis. Parece que Ele quis que Adão soubesse a grande necessidade que tinha de Eva, quis que entendesse que ela era realmente, parte do seu corpo, tão íntima quanto à mão e o pé. Ele deve ter desejado que Adão e Eva entendessem que eram real e fisicamente uma só carne, no mais profundo e santo sentido do mundo.

            Naquele dia no perfeito Jardim do Éden, Deus estabeleceu o mais importante relacionamento que um ser humano pode ter com outro ser humano. Ele deu uma mulher ao homem, para que lhe fosse por companhia, amiga, auxiliadora compassiva, amante e co-herdeira na graça da criação de uma nova vida.

            Mas um dia tenebroso, o mais tenebroso dia de todo o mundo, mais tenebroso ainda do que o dia no qual Cristo deu a Sua vida na cruz, porque aquele dia provocou a necessidade  deste, Eva deu ouvidos à serpente  no jardim. Ela creu na mentira de Satanás. Tocou no fruto proibido, arrancou-o, provou-o e o deu a seu marido. Juntos herdaram, não a semelhança de Deus que Satanás lhes prometera, mas a maldição da morte.

            A ordem contida em Gênesis 3:16 “E à mulher disse: Multiplicarei sobremodo os sofrimentos da tua gravidez; em meio de dores darás à luz filhos; o teu desejo será para o teu marido, e ele te governará.´, foi dada em conseqüência direta do pecado de Eva. Foi ela quem viu que “Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento...” Foi ela que “tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao marido, e ele comeu.” Eva foi enganada. Adão não foi. Ele conhecia as consequências do comer do fruto proibido, Ela não o sabia.

            Há uma sequencia de autoridade no universo, a qual foi estabelecida assim: DEUS – HOMEM – MULHER.

            Não há nenhuma vergonha, nenhuma desonra para a mulher que se submete à autoridade. Filipenses 2:5-8 diz, “Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,  pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus;  antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz.”

            A posição na cadeia de autoridade nada tem a ver com o valor do indivíduo diante de Deus. Ela não se determina pela importância pessoal. Uma mulher está sujeita a seu marido, mas continua podendo dirigir-se diretamente a Deus, pedir qualquer coisa de que precise ou deseja, e obtê-la rapidamente como se fosse um homem. “Dessarte, não pode haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.” (Gálatas 3:28) Deus não fez acepção de pessoas. Deus atende as orações de uma mulher temente a Deus, tão depressa quanto às orações de um homem temente a Deus.

            Não há lugar para vanglórias da parte do homem ou da mulher, nem atritos por causa de uma posição inferior. Cada um tem uma responsabilidade bendita e única, um propósito na vida que o outro possivelmente não pode executar, e sem a qual não pode viver feliz.

            Deus criou a mulher para ser a zeladora do lar, para transformá-lo em um céu, em um refúgio da tensão da luta, para alimentar os filhos. O corpo da mulher foi feito, primeiramente, para ser esposa e mãe. Seu corpo foi formado para gerar filhos, e todos os meses ela é lembrada de sua função básica e criadora da maternidade. Todos os sentidos do seu ser respondem ao choro de um nenê, aos braços estendidos de uma criança.

            Uma mulher é diferente no seu corpo, nos seus interesses, no seu pensamento, na sua capacidade: não inferior – diferente.

            Temos uma impressão de que as mulheres, como um todo, são mais espirituais, do que os homens, com maior sensibilidade e com pensamentos mais puros. Fere o meu orgulho feminino ter de admitir que as Escrituras dizem que a verdade é o oposto! Talvez, isso seja causado pela sua maneira intuitiva e emocional de pensar. Intuição é um dom de Deus, e não deve ser desprezada, mas precisa do equilíbrio do raciocínio do homem. Essa é a razão por que Deus ordenou que não usurpasse a autoridade do homem, para que pudesse ser protegidos das falsas doutrinas.

            “A loucura é mulher apaixonada, é ignorante e não sabe coisa alguma.” (Provérbios 9:13)

            “A mulher virtuosa é a coroa do seu marido, mas a que procede vergonhosamente é como podridão nos seus ossos.” (Provérbios 12:4)

            “Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de finas jóias.” (Provérbios 31:10)

            Nosso relacionamento com Deus é muito importante para nossas vidas. Como vamos conhecer Deus se nós não passarmos muito tempo com Ele.

            Devemos buscar a Deus em primeiro lugar, “... buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” (Mateus 6:33)

            “Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.” (Filipenses 4:8)