>
 

Mulher Coragem! Sempre!

 

" Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de finas jóias. O coração do seu marido confia nela, e não haverá falta de ganho.  Ela lhe faz bem e não mal, todos os dias da sua vida.  Busca lã e linho e de bom grado trabalha com as mãos.  É como o navio mercante: de longe traz o seu pão. É ainda noite, e já se levanta, e dá mantimento à sua casa e a tarefa às suas servas. Examina uma propriedade e adquire-a; planta uma vinha com as rendas do seu trabalho.  Cinge os lombos de força e fortalece os braços. Ela percebe que o seu ganho é bom; a sua lâmpada não se apaga de noite. Estende as mãos ao fuso, mãos que pegam na roca. Abre a mão ao aflito; e ainda a estende ao necessitado. No tocante à sua casa, não teme a neve, pois todos andam vestidos de lã escarlate. Faz para si cobertas, veste-se de linho fino e de púrpura. Seu marido é estimado entre os juízes, quando se assenta com os anciãos da terra.  Ela faz roupas de linho fino, e vende-as, e dá cintas aos mercadores.  A força e a dignidade são os seus vestidos, e, quanto ao dia de amanhã, não tem preocupações. Fala com sabedoria, e a instrução da bondade está na sua língua. Atende ao bom andamento da sua casa e não come o pão da preguiça.  Levantam-se seus filhos e lhe chamam ditosa; seu marido a louva, dizendo: Muitas mulheres procedem virtuosamente, mas tu a todas sobrepujas. Enganosa é a graça, e vã, a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa será louvada. Dai-lhe do fruto das suas mãos, e de público a louvarão as suas obras." (Provérbios 31:10-31)

 

Deus olha do céu para cada mulher. Ele cuida de cada uma com amor e quer que cada uma tenha uma vida organizada, colocando as prioridades na ordem certa e seguindo o que Ele diz na Sua Palavra.

Ele nos orienta em tudo - cuida do nosso deitar e do nosso levantar; cuida do nosso caminhar diário; orienta-nos em nossas decisões e de um sem número de coisas que nos cercam. Mas cabe a nós ouvirmos a Sua orientação e segui-la.

Uma das áreas que preocupa muitas líderes e donas de casa é a da organização. E, quando falamos em organização, nos lembramos da mulher virtuosa de Provérbios 31. Ela, realmente, era uma mulher organizada que sabia remir o seu tempo. Provavelmente, o seu lema era: "Coragem! Sempre!"

Em Provérbios, capítulo 31, acerca da mulher virtuosa, se vê que existe nela algumas características que poderiam nos ajudar na vida diária, na organização e planejamento.

  O versículo 15 diz que ela se levantava "mesmo à noite". Isto significa que ela se levantava tão cedo que ainda estava escuro. "Mulher virtuosa, quem a achará?". Será que eu ou você, assim como ela, nos levantamos bem cedinho? Ou será que fazemos parte do time das mulheres que se levantam depois das 9 horas?

  Ainda no versículo 15, vemos que ela cuidava de sua família e de sua casa primeiro. Ela sabia o que era importante e o que era urgente para ser feito logo no início do seu dia.

  No versículo 18, vemos que ela trabalhava até mesmo durante a noite. Será que eu ou você temos coragem e força suficientes para prolongar o nosso dia?

  No versículo 20, vemos que ela servia à sua comunidade. Com um coração sábio, cheio de amor pelo próximo, ela abria a sua mão àqueles que estavam necessitando dela. Ela não pensava só em si, não pensava só nos seus familiares, mas também pensava naquelas pessoas que precisavam dela.

  O versículo 27 diz que ela estava "atenta ao andamento da casa" e não comia "o pão da preguiça". Dentro do seu planejamento de organização estava arrumar a sua casa e isto ela fazia ao longo do dia. E eu e você, será que estamos comendo o pão da preguiça ou estamos seguindo os passos da mulher virtuosa?

   O versículo 30 nos diz que ela temia ao Senhor. E a mulher que teme ao Senhor e obedece aos Seus mandamentos torna-se uma mulher que sabe organizar a sua vida com sabedoria.

Observando cada um destes versículos de Provérbios 31, vemos então que para ser uma mulher organizada, como a mulher virtuosa, tem que ser uma mulher que ama e teme ao Senhor, obedece aos Seus mandamentos, deseja de todo o coração atingir este alvo, é corajosa e segue os seguintes passos...

a)      Com determinação, começar e terminar cada tarefa;

b)      Com sabedoria, saber em qual ordem colocar cada uma;

c)      Com sabedoria saber diferenciar a mais importante da mais urgente;

d)     Com coragem e sabedoria, levantar antes da hora que, costumeiramente, se levanta.

 

"A mulher sábia edifica a sua casa, mas a insensata, com as próprias mãos, a derriba." (Provérbios 14:1)

"A mulher virtuosa é a coroa do seu marido, mas a que procede vergonhosamente é como podridão nos seus ossos." (Provérbios 12:4)

Constant Contact – 10/03/2012