>
 

Maternidade No Século Vinte e Um

Sharon Gentry

Enquanto trabalho em um ambiente universitário, estou constantemente a ouvir as mulheres jovens e as novas mães afirmar suas crenças sobre a maternidade. Algumas estão em um dilema quanto a saber se a maternidade se refere à imagem tradicional de uma mãe, ou ela está sendo revista para se ajustar ao padrão de hoje?

Provérbios 31:10-29 declara:  "Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de finas jóias. O coração do seu marido confia nela, e não haverá falta de ganho. Ela lhe faz bem e não mal, todos os dias da sua vida. Busca lã e linho e de bom grado trabalha com as mãos. É como o navio mercante: de longe traz o seu pão. É ainda noite, e já se levanta, e dá mantimento à sua casa e a tarefa às suas servas. Examina uma propriedade e adquire-a; planta uma vinha com as rendas do seu trabalho. Cinge os lombos de força e fortalece os braços. Ela percebe que o seu ganho é bom; a sua lâmpada não se apaga de noite. Estende as mãos ao fuso, mãos que pegam na roca. Abre a mão ao aflito; e ainda a estende ao necessitado. No tocante à sua casa, não teme a neve, pois todos andam vestidos de lã escarlate. Faz para si cobertas, veste-se de linho fino e de púrpura. Seu marido é estimado entre os juízes, quando se assenta com os anciãos da terra. Ela faz roupas de linho fino, e vende-as, e dá cintas aos mercadores. A força e a dignidade são os seus vestidos, e, quanto ao dia de amanhã, não tem preocupações. Fala com sabedoria, e a instrução da bondade está na sua língua. Atende ao bom andamento da sua casa e não come o pão da preguiça.  Levantam-se seus filhos e lhe chamam ditosa; seu marido a louva, dizendo: Muitas mulheres procedem virtuosamente, mas tu a todas sobrepujas."

A palavra mãe pode gerar diferentes imagens. O Dicionário Houaiss define uma mãe como: "mulher que deu à luz, que cria ou criou um ou mais filhos; pessoa que dispensa cuidados maternais, que protege, que dá assistência aos necessitados; pessoa ou entidade infalível em dar ajuda quando precisam dela." Esta descrição não começa a declarar o valor ou complexidade de ser uma mãe.

Uma mulher que dá à luz uma criança não se torna automaticamente uma mãe. Estranhamente, não há classes, pré-requisitos ou estágios para este importante papel.

Tenho observado as pessoas que atravessam a vida sem a influência de uma mãe. Elas parecem à deriva, sem perceber suas habilidades e até mesmo lutando há anos para encontrar o seu verdadeiro potencial na vida.

Os meios de comunicação, por vezes, desvaloriza a maternidade, dando a impressão de que não se compara em importância ou influência com títulos como médico, advogado, engenheiro, ou professor. Foi inferido que este é apenas um papel secundário para a nossa escolha de carreira.

Às vezes, depois de ler as notícias ou a ouvir aqueles que nos rodeiam, podemos começar a sentir que esta é a norma em nossa sociedade. Isto é aceitável para você e eu? Certamente não é benéfico para os nossos filhos.

A notícia está cheia de histórias de mulheres que acabam uma pequena vida antes do tempo. Ouvi enquanto os adolescentes falam sobre serem rejeitados por suas mães, apenas ser ignorado e, assim, emocionalmente carente por uma mulher egoísta que eles chamam de mãe. Eu conheço um indivíduo que posso me lembrar vividamente de ser deixado sozinho em uma casa escura, com medo e com fome de quatro anos de idade, porque sua mãe tinha que "ter um bom tempo." Há mulheres que prejudicam seus filhos, ou deixam que os outros machucá-los, em benefício próprio ou para livrar-se deste fardo. Certamente, o título de mãe não deveria pertencer a elas.

Eu escolho acreditar que a maternidade está viva e bem, e não um termo irrelevante na nossa sociedade.

A mãe é o início da vida, o provedor da vida, e às vezes sacrifica sua própria vida, a fim de dar vida a seus filhos. Tenho testemunhado jovens mães colocando de lado sua própria dor excruciante para trazer uma nova vida a este mundo. Eu assisti com lágrimas em meus olhos como uma mãe que foi informada de que seu filho nunca iria pedalar uma bicicleta por causa de uma deficiência de aprendizagem, arrastou à sua frente, segurando seus pequenos pés sobre os pedais da bicicleta, determinou que seu filho iria aprender esta fundamental da infância. Uma vez eu estava junto impotente quando uma mãe em Houston, Texas tentou respirar vida de volta para seu filho pequeno após encontrá-lo em um cano de água subterrâneo, onde ele tinha caído. Então, eu assisti com admiração como ela estava majestosamente em seu funeral e cantou, "Move devagar pequena carruagem, para levar meu bebê para casa."

A mãe é o exemplo de uma menina de feminilidade genuína e uma mãe é o primeiro amor verdadeiro na vida de um menino. Ela nunca terá de competir com os amigos de seus filhos, ela está segura em saber que ninguém nunca vai tomar o lugar dela. As crianças não precisam de outro amigo, mas eles precisam de uma mãe. Com o seu exemplo, ensina-os a respeitar os outros, independentemente de suas diferenças. Na adversidade, ela ensina-lhes a força interior. Eles aprendem a partir dela que roupas de grife não mascaram uma atitude feia.

Acredito que ainda existem mães que amam suas famílias incondicionalmente.

Eu acredito que há mães que se deleitam em ver seus filhos a desenvolver seus próprios talentos e habilidades. .

Acredito que todo o céu está por trás de uma mãe quando ela determina que o impossível é possível.

Acredito que muitas mães têm destemidamente enfrentado obstáculos para defender não só os seus filhos, mas também de seus maridos, lares e pais.

Eu acredito que há mães que sussurram uma oração no meio da noite pedindo a proteção de Deus e orientação para os seus filhos, sejam eles pequenos ou crescidos.

Acredito que ser mãe é um dos mais altos chamados nesta vida. Minha mãe me disse uma vez: "Se você tiver sorte o suficiente para ser mãe, não rebaixaria governar uma nação."

Eu acredito que a maioria - não minoria - de mulheres que detêm o título de mãe como uma bandeira. Elas sabem que trabalho como uma mãe afetará a sociedade mais do que qualquer outro.

Acredito que a maternidade paga dividendos enormes - O mercado não refletem isso, mas o tempo vai.

Eu acredito que uma mãe se alegrará em tempo para ir por causa da força e honra que ela está passando para seus filhos. Provérbios declara: "Levantam-se seus filhos, e chamam-na bem-aventurada," porque dentro no profundo coração de uma criança estão contentes, confiantes, e enriquecida quando eles têm uma mãe que não tem preço.