>
 

O Casamento da Mulher Cristã

O homem é o cabeça da casa!

A mulher é o coração do lar!

 

I.              OS DEZ MANDAMENTOS PARA AS ESPOSAS:

1.             Deves honrar a tua posição de mulher para que os teus dias se prolonguem na casa que teu marido te fornece.

2.             Não gaste o dinheiro extravagantemente, pois na verdade te digo que virá uma tempestade quando o seu marido souber.

3.             Não se esqueças do valor de um sorriso nos lábios e um espírito doce, pois, na verdade, te digo que tudo o homem fará para tal mulher.

4.      Não deves tu “ralhar” nunca!

5.      Animes a teu marido, pois, na verdade, todo homem é “dengoso”.

6.             Lembre-te que a aprovação do teu marido vale muito mais que os olhares “de rabo de olho” de estranhos.

7.      Não deves se esquecer da graça da limpeza e o bem vestir.

8.             Não permita ninguém te assegurar que as coisas não vão bem no seu casamento: nem tua mãe, nem tua irmã, nem a tua tia solteirona, nem ninguém da tua parentela, pois verdadeiramente o juiz não terá por inocente quem deixa outros criticar teu marido.

9.             Guardarás o teu lar com toda a diligência, pois dele sairão à felicidade da tua velhice.

10.         Entregue o seu caminho ao Senhor Teu Deus, e os seus filhos se levantarão e te louvarão.

 

II.           MANTENDO O CASAMENTO:

A.           Um feliz casamento não é o dom, mas um empreendimento. Pode sentir a certeza de que casou na vontade de Deus, mas se o casamento vai ser feliz e permanecer, todas as virtudes de uma vida cristã tem que ser exercidas. Os traços de maturidade, cortesia, compreensão e cristianismo devem tornar-se a “vida” da sua personalidade. Algumas de nós somos toda “carne” e sem “espírito”, mas ninguém é todo “espírito” e nada “carne”. Sendo assim, temos que lidar com a natureza humana, a personalidade e a disposição.

B.            A Escolha é Sua:

O poder de ter um lar feliz está em grande parte em nossas mãos. A esposa é o “termostato do lar”! Tudo depende da atitude e disposição dela. Faça do seu lar um abrigo para seu marido, e você também vai gozar dos benefícios deste abrigo.. Talvez seja necessário você mudar o seu modo de pensar e agir. Mas se você mudar em vez de brigar vai tornar-se uma mulher mais bela e amável. Mesmo perdendo tantas vezes a gente ganha. A Escolha é Sua!

C.     Um Casamento Cristão é Para Toda Vida:

Votos feitos perante o Senhor não devem ser quebrados. Quando uma mulher diz que perdeu o amor pelo marido, ela está mostrando uma necessidade espiritual! O verdadeiro amor cristão não acaba porque Deus é amor e quando Ele vive no coração o Seu amor não falha! Através da oração e do jejum, junto com um esforço sincero para agradar, muitas vezes o amor enfraquecido é restaurado. Com uma atitude de amor e com a ajuda de Deus os problemas podem ser resolvidos. (Leia I Coríntios 13:1-13)

D.           A Raiz da Infelicidade É Egoísmo:

Desapontamentos podem ocorrer num casamento, mas o amor e altruísmo podem superar isto. Deixe lugar para a falha humana – ele não vai ser perfeito... Nem você é! Seja sempre pronta a perdoar!  Não deixe que o ressentimento tome residência no seu coração. Ressentimento traz a morte para um casamento. Se torna em alto-crucificação. Com atitudes assim muitas mulheres recorrem a uma arma... a doença neurótica! É uma arma que é difícil resistir. Quem pode falar uma coisa com a esposa doente? Ressentimento estragará a sua personalidade, a sua beleza, destruirá a sua felicidade, e envenenará o seu espírito. Não há nada que valha o preço alto de ressentimento! “O espírito firme sustém o homem na sua doença, mas o espírito abatido, quem o pode suportar?” (Provérbios 18:14)

 

III.        MAS O MEU MARIDO NÃO É CRISTÃO:

Como é que vou viver para Deus? Não posso assistir o culto de oração. Ele não me deixa. Eu não posso ensinar os meus filhos a viver por Deus. Ele contradiz tudo o que eu falo. Não posso viver em santidade porque ele quer que eu me pareça e me comporte com o mundo. Tenho tantos problemas! As coisas estão pretas e não posso agüentar mais. Está vendo? Meu marido não é Cristão!

 

Vamos conhecer Abia, a esposa de um dos reis de Judá. Será que ela não tinha problemas? Como a esposa do rei ela podia fazer o que queria? Podia ter tudo que desejasse? NÃO! Sabe por quê? Porque o seu marido não era salvo!

A.           Conheça Acaz... Seu marido: II Crônicas 28:1-27

1.             Ele fez imagens fundidas a Baalim. “Andou nos caminhos dos reis de Israel e até fez imagens fundidas a baalins.” (v. 2)

2.             Ele queimou a seus filhos no fogo aos ídolos. “Também queimou incenso no vale do filho de Hinom e queimou a seus próprios filhos, segundo as abominações dos gentios que o SENHOR lançara de diante dos filhos de Israel.” (v.3)

3.             Ele sacrificou e queimou incenso nos altos e nos outeiros, como também debaixo de toda a árvore verde. “Também sacrificou e queimou incenso nos altos e nos outeiros, como também debaixo de toda árvore frondosa.” (v. 4)

4.             Ele deu os vasos do Templo ao rei inimigo como suborno. “Porque Acaz tomou despojos da Casa do SENHOR, da casa do rei e da dos príncipes e os deu ao rei da Assíria; porém isso não o ajudou.” (v. 21)

5.             Ele sacrificou aos deuses de Damasco. “Pois ofereceu sacrifícios aos deuses de Damasco, que o feriram, e disse: Visto que os deuses dos reis da Síria os ajudam, eu lhes oferecerei sacrifícios para que me ajudem a mim. Porém eles foram a sua ruína e a de todo o Israel.” (v. 23)

6.             Ele fez em pedaços os vasos da casa de Deus e fechou as portas da casa do Senhor. “Ajuntou Acaz os utensílios da Casa de Deus, fê-los em pedaços e fechou as portas da Casa do SENHOR...” (v. 24)

7.             Ele fez para si altares em todos os cantos de Jerusalém. “... e fez para si altares em todos os cantos de Jerusalém.” (v. 24)

8.             Ele fez em cada cidade de Judá altos para queimar incenso a outros deuses. “Também, em cada cidade de Judá, fez altos para queimar incenso a outros deuses; assim, provocou à ira o SENHOR, Deus de seus pais.” (v. 25)

9.             “Porque o SENHOR humilhou a Judá por causa de Acaz, rei de Israel; porque este permitira que Judá caísse em dissolução, e ele, de todo, se entregou à transgressão contra o SENHOR.” (v. 19) Quatro vezes outras nações levaram cativos de Judá.

 

B.            Onde Esteve Abia?

Ela estava bem no meio de tudo! Sendo esposa do rei, ela estava em perigo de ser levada ao cativeiro. Foi ela quem estava mais chegada a um rei ímpio que tanto idolatrava. Os filhos estavam em perigo de serem sacrificados aos ídolos! Já tinha perdido alguns. O seu marido não era salvo!

 

Apesar disto, o seu filho Ezequias, chegou a ser um dos melhores reis de Judá! Ele limpou o Templo, restaurou o sacerdócio, re-estabeleceu o culto de Deus, revivificou a Páscoa e trouxe a nação inteira de volta a Deus! A Bíblia diz que ele, “fez o que era bom, e reto, e verdadeiro, perante o Senhor seu Deus.” Quem é que ensinou a amar a Deus? A mãe, sem dúvida! Foi fácil? Não! Mas de alguma maneira ela ensinou o seu filho o suficiente para que ele, sozinho, “ficasse em pé” e trouxesse a nação de volta a Deus!

C.            Que tal Você?

O seu marido não é salvo? Não é Cristão? Você não pode ensinar os seus filhos? Não pode ficar firme com Deus? Pode Sim! Se Abia podia, você pode também!

 

I Pedro 3:1 diz, “Mulheres, sede vós, igualmente, submissas a vosso próprio marido, para que, se ele ainda não obedece à palavra, seja ganho, sem palavra alguma, por meio do procedimento de sua esposa...”

 

Você tem o poder de até ganhar o seu marido para Cristo, se procederes segundo a Palavra de Deus.

 

D.           Eis Uns Conselhos:

1.             Seja submissa a seu marido! Dê a ele a devida honra e o respeito que o chefe da família merece.

2.             Agrade a ele em tudo possível! Que o seu lar seja lugar de paz, alegria, abrigo neste mundo tão difícil.

3.             Não pregue constantemente! Pedro disse que sejam ganhos até “sem palavras alguma”. Geralmente, falamos demais!

4.             Não espere que ele siga os padrões dos cristãos da igreja. Somente depois de ser salvo pode esperar isto.

5.             Não negligencie o seu lar, fazendo “a obra de Deus”. Que ele nunca chegue em casa para a achar suja – o jantar não preparado – e você fora sem o consentimento dele.

6.             Seja uma esposa, uma companheira verdadeira para ele – em todo o sentido. Que ele nunca duvide do seu amor e lealdade!

7.             Orai sem cessar.