>
 

Quando Os Sonhos Azedam

Por Debra Fulghum Bruce

            VOCÊ tem encontrado recentemente desapontamento de fracasso? Talvez o de­sapontamento veio quando umas fé­rias especiais teve de ser transferida por falta de dinheiro ou quando a me­lhor amiga falhou em manter sua pro­messa. Talvez um membro da família perdeu seu tra­balho, causando até a miséria e uma mudança no esti­lo de vida. Quaisquer dos casos, todos, mesmo cris­tãos, enfrentam desapontamento ou fracasso alguma vez.

            Frequentemente nossos desapontamentos são causados quando esperamos demais de um evento. Então, quando estas grandes expectativas não são satisfeitas ocorre a desilusão.

            Quando os pais de Stewart falaram-lhe acerca da família mudar-se para uma cidade próxima do litoral, eles tentaram ani­mar Stewart e suas irmãs falando-lhes que a nova casa poderia ter uma sala de recreação.

            "Eles pareciam prometer-nos sempre alguma coisa para nos incentivar a mudar," Stewart disse mais tarde. "Mas depois de fazer um levantamento de preço de casas com sala de recrea­ção, eles descobriram que não poderiam dar-se o luxo adicional e tiveram que finalmente comprar uma casa sem uma. Minhas irmãs e eu nos sentimos horríveis, mas vendo o desapontamento de nossos pais era mais do que poderíamos aguentar."

            Desapontamento ou sentimentos de fracasso podem su­ceder para qualquer um. Estes sentimentos de frustração e de­sespero também ocorre quando os alvos pessoais são colocados tão alto e não são alcançados. Rob experimentou este desapon­tamento recentemente quando ele tentou economizar dinheiro para comprar uma câmara para um passeio dos jovens e falhou em alcançar seu alvo.

            Auto-piedade frequentemente entram nas situações tais como estas onde desapontamentos abrigam-se entre membros da família e bons amigos, então não são tratados de maneira certa. Quando Sara conseguiu seu novo emprego de meio expe­diente no jornal da cidade, ela tornou-se uma pessoa diferente em casa e na escola.

            "Eu sempre queria ser uma repórter quando crescesse," ela compartilhou. "Enquanto estava empregada para fazer tarefas para os editores, o diretor pessoal prometeu que eu poderia escrever artigos eventualmente. Depois de estar no trabalho por dois meses, ele finalmente admitiu que meus escritos não esta­vam a altura para sua publicação. Estava desolada, mas o pior de tudo isto, meu desapontamento e atitude negativa estavam afetando meus pais e amigos."

            Frequentemente quando encaramos o desapontamento começamos a sentir como se o mundo estivesse contra nós. Al­gumas vezes desenvolvemos até um "pavio curto" quando fica­mos mergulhados nesta atitude de derrota. Apatia pode começar a propagar para os outros, e a atitude geral de cada um ao redor de nós pode tornar-se negativa. Usualmente mais desapontamen­tos ocorrerão quando tentamos alcançar indiferentemente nos­sos alvos na vida.

            Crê ou não, você pode crescer através de "laços" de de­sapontamentos. Por interpretar a fé em um Deus vivo que exige esperança durante os tempos de provas, você pode aprender meios para lidar positivamente com vários desapontamentos.

            Passagens da Escritura podem auxiliar você nesta orien­tação. A carta de Paulo aos Romanos enfatiza a importância da esperança superar o fracasso. Paulo incita-nos em Romanos 12:1-2 a buscar a vontade de Deus aceitando aquilo que é justo e certo. Outra vez em Romanos, encontramos Paulo oferecendo conselhos para lidar com desapontamentos dizendo "nunca pa­gue mal por mal." Através do Antigo e Novo Testamento estão numerosos relatos de pessoas lutando com sofrimento e tribula­ção da vida. As histórias demonstram como Deus deu força e esperança para aqueles que pediram.

            Lidando com desapontamento desta maneira positiva não é fácil. Ainda com orientação e comunicação aberta, você pode aprender lições que podem relacionar a sua vida pessoal.

 

MANEIRAS PARA LIDAR COM DESAPONTAMENTO

             Talvez as questões seguintes podem oferecer algum encorajamento durante os tempos de derrota.

 

  • Pode você falar abertamente acerca de desapontamento?

            Sentimentos negativos refreados somente continua a crescer interiormente. Ainda estes sentimentos, quando expressados abertamente, podem logo tornar-se uma parte do passado. Conversando acerca do desapontamento com amigos íntimos e adul­tos atenciosos ajuda aliviar a tensão e ansiedade. Quando você compartilha seus sentimentos de ressentimento e ira, o desapontamento parece diminuir em intensidade.

            Quando você pensa acerca do desapontamento, pergunte a si mesmo, "Quais foram as expectativas que eu tive do evento (ou desapontamento)? Qual foi o resultado da situação? O que poderia ter feito a diferença? Posso ainda recuperar-me deste fracasso e buscar um novo interesse ou alvo?"

            Empatia e cuidado podem acontecer quando estes inte­resses e sentimentos são comunicados com alguém que escuta­rá. Alvos pessoais podem ser reafirmado e você pode começar de novo.

 

  • Como você pode achar Deus no meio do desapontamento?

            Tem havido um debate vitalício em como encontrar a vontade de Deus para nossas vidas. Mesmo como cristãos sabe­mos que através da oração, Estudo da Bíblia, e por ouvir Deus através dos outros podemos buscar o plano de Deus para nós.

            O desapontamento pôs em perigo um alvo planejado? Quando Rob fracassou ao economizar o suficiente para com­prar uma câmara, para tirar foto da Trilha de Passeio Appalachian, ele estava desapontado. "Eu tinha aguardado com interesse para captar a viagem em filme a descida da corredeira de bote de borracha e gozar disto por alguns meses e anos de­pois com outros jovens em meu grupo jovem," ele disse. "As­sim tive que mudar e buscar outras opções. Eu decidi pedir emprestado uma boa câmara."

            Frequentemente quando uma porta fecha trazendo senti­mento de desespero, outras portas abrem conduzindo para pos­sibilidades novas e criativas na vida. No caso de Rob, ele bus­cou opções mais executáveis e ficou satisfeito com o resultado.

 

  • Você pode usar a força que o Senhor dá para mudar em sua vida?

            Desapontamento maiores trazem angústia na vida. A maioria sente, "Meu mundo desabou." Ainda Deus dá força para começar tudo de novo. Companheirismo e comunicação com amigos íntimos e membros familiares são vitais; enquanto que força podem vir de dentro deste grupo harmônico.

            Jasom, 15 anos de idade, compartilhou que ele tinha um quadro em sua sala que dizia, "Quando Deus dá seus limões, faça limonada,"

            "Eu sempre tento fazer algo bom dos desapontamentos na minha vida," ele disse. "Eu acho que se eu posso conseguir usar meus pensamentos mesmo e começar alcançar e ajudar al­gum outro, eu encontrarei satisfação."

 

  • Você pode perdoar aqueles que desapontam você?

            A essência completa da mensagem do evangelho jaz no amar e perdoar. Ainda, frequentemente quando abrigamos sen­timentos de angústia depois de situações decepcionantes, o per­dão é inesperado.

            Ao pôr nossa fé em Deus, ao edificar nossas vidas ao redor de Sua Palavra através de orações contínuas, comunhão, e serviço, podemos experimentar a força para perdoar aqueles que feriram ou desapontaram-nos. Aceitando outros onde eles estão em vez de moldá-los no que nós queremos que sejam ajuda-nos eliminar frustrações e desapontamentos. Este amor ágape ou ab­negado se torna uma realidade enquanto geramos aceitação, per­dão, e crescimento, e enquanto colocamos nossa fé completa em Deus em vez de na humanidade.

            Sara achou que ela era finalmente capaz de aceitar seu trabalho e perdoar seu chefe por enganá-la com respeito seu emprego no jornal. "Eu lembrei-me da escritura que desafiou-me quando o "único que estava sem pecado" de ser crítico de outros," ela disse. "Eu sabia que tinha muitas falhas e tinha pro­vavelmente enganado pessoas no passado. Eu estava disposta a perdoar meu chefe e seguir avante com a minha vida fazendo o melhor trabalho. Minha atitude tinha mudado, e mesmo meus escritos tinham melhorado."         

            Então como é que você lida com desapontamento? Você culpa os outros por sua sorte? Ou você aceita o desapontamento como uma parte da vida e segue avante em direção a alvos mais positivos? Você vê o desapontamento como uma porta fechada ou vê o desafio que existe enquanto portas novas esperam a ser abertas?

            As Escrituras nunca prometeram que nossas vidas seri­am sem dor ou ferida. Mas a Palavra de Deus oferece-nos acei­tação, perdão amoroso, e força para lutar durante os tempos de frustração e desapontamento.

            Quando chove, dá aguaceiros. Quando encaramos desa­pontamento e quando os sonhos azedam, frequentemente pare­ce como se a chuva está incessante. Ainda o amor duradouro de Deus ajuda-nos a ver o arco-íris... mesmo no dia mais tempestuoso.