>
 

"Cuida A Luz"

 

Há algo respeito a um farol que sempre me intrigou. De alguma ma­neira reflete reverência e majestade enquanto mantém sua solitária vigí­lia alertando e também dando as boas vindas aos barcos e seus passageiros que chegam a salvo para o porto.

A primeira vez que li esta his­tória, tocou-me profundamente, e cada vez que leio, uma coisa dentro de mim começa a se mexer. Quero compartilhar contigo. Este é um tes­temunho pessoal de uma senhora que era esposa de um guarda de um farol:

"Eu vivia em Sandy Hook (o lugar onde há um farol) quando en­contrei a meu esposo pela primeira vez. Ele me levou morar lá, quando éramos recém casados. Gostei muito da vida nesse lugar, pois o farol esta­va em terra e podíamos ter um jardim e plantar flores. Mas um dia o gover­no nos trasladou para um farol em Robin's Reef, totalmente rodeado de água. O dia que chegamos eu disse para meu esposo, "Eu não posso ficar aqui. A vista da água me faz sentir muito solitária." Me recusei de tirar as coisas das malas... mas de algum jei­to foram tiradas aos poucos e tenho estado aqui desde então. A quase qua­renta anos.

Uma noite meu esposo pegou uma gripe bem ruim enquanto que cuidava a luz do farol. Ele piorou e ficou com pneumonia, e levaram ele para um hospital na cidade, enquanto que eu ficava para cuidar do farol em seu lugar. Algumas noites mais tar­de, vi um bote vindo. Alguma coisa me dizia as notícias que traziam, e estava esperando ouvir as suas pala­vras.

"Lamentamos muito, mas seu esposo está pior," disseram. "Você quer dizer que ele está morto?" per­guntei. Eles não responderam.

Enterramos ele em terra firme, e todas as manhãs quando amanhece fico em pé neste lugar e olho na direção da sua sepultura. Algumas vezes as colinas estão marrons, outras ve­zes verdes, e as vezes brancas como a neve. Mas sempre me trazem uma mensagem dele. Uma coisa que ouvi ele dizer mais do que uma vez - só três palavras: "CUIDA A LUZ".

Que desafio isto apresenta para nós!

Eu te desafio como cristão, a manter e espalhar a luz deste glorio­so evangelho de Jesus Cristo como antes nunca o fizeste.

Jesus diz, "Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cida­de edificada sobre um monte; nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo de um alqueire, mas no velador, e alumia a todos que se en­contram na casa. Assim brilhe tam­bém a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus" (Mateus 5:14-16).

A Palavra de Deus ainda diz, "Para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual resplandeceis como luzeiros no mundo. Preservando a palavra da vida..." (Filipenses 2:15-16).

De primeira importância é o "cuidar" ou manter a tua luz pessoal pelo mantimento do teu próprio caminhar Cristão. Isto só pode ser obti­do através de uma vida devocional diária de oração, louvor, e leitura bíblica.

E assim, nossas atitudes e aparência refletirão essa "luz" que está dentro de nós, e todos ao nosso redor poderão vê-la.

Tua luz deve dar direção e ajudar aos outros a chegar a salvo ao porto da salvação.

Em segundo lugar, é de suma importância que tu "cuides" ou mantenhas a luz no teu lar e família. Nosso lar deve ser um porto ou um refúgio para nosso esposo e filhos, assim como para os outros. Com intensos ataques que Satanás vem infligindo nestes últimos anos à unidade familiar, temos a responsabilidade de contra-atacar esses ataques mantendo a presença de Deus e a leitura da Sua Palavra em nossos lares. Juntamente como ministrar a nossa família temos também nossos vizinhos, amigos, parentes e o solitário viajante.

Muitos estão olhando ao nosso lar e matrimônio pela luz de orien­tação e encorajamento que eles pre­cisam para manter a deles. O mar da vida está cheio de perigos. Devemos "cuidar a luz" em nossas lealdades, para que outros possam ver e seguir os seus caminhos na mesma direção... passando os perigosos obstáculos e rochas escondidas, através de tempes­tades e perto da paz de Deus. Deve­mos manter a nossa luz brilhando mesmo quando vivemos em lugares apartados ou quando vivemos em lugares onde tem muitas pessoas que podem estar olhando para nós em busca de direção para suas vidas. Evangelismo começa em nossos la­res... nossas crianças; a vizinhança... os famintos espiritualmente.

Em terceiro lugar, está o '"man­ter" a tua luz na tua própria igreja. É de vital importância que frequentes fi­elmente cada culto e te envolvas nos vários programas de evangelização. A "imagem" refletida pela tua igreja na tua comunidade deve te importar muito. Muitos estão andando em tre­vas ao redor de ti, procurando por uma luz para guiá-los. A tua devoção e tua fidelidade à igreja e pastor falam ao mundo sobre ti. Faz tua igreja atrativa para o visitante, mostra uma ati­tude de amor e amizade, honra a pre­gação da Palavra de Deus e ao teu pastor, guarda a tua santidade, pois em tudo isto tu estás deixando tua luz brilhar que pode ser a salvação para muitos.

E por último, mas não por isso menos importante, está necessidade de mostrar nossa luz do evangelho ao mundo perdido, antes da vinda do Senhor. Especialmente tu podes coo­perar com teus dízimos, ofertas e ofer­tas especiais. Através de teu doar tu podes deixar brilhar a tua luz no ca­minho de muitas almas que não terás outro jeito de conhecer até a eterni­dade. Tuas contribuições ajudarão a estudantes das escolas bíblicas, obreiros e pastores a pre­parar e levar esta luz do evangelho para muitos lugares que ainda não foram alcançados, a ajudar igrejas em necessidade, enfim a propagar o evan­gelho pelo Brasil Inteiro. E estou certa que seu desejo é fazer parte desta obra nacional e depende de todos Unidos ao sucesso de nosso dar.

Em Lucas 12:35 nos admoesta a que "estejam cingido os vossos lombos, acesa as vossas candeias" (referindo à espera do noivo). Voltan­do para a história na primeira parte deste artigo, deixa-me encorajar-te que nosso "noivo" deixou este lugar há aproximadamente 2000 anos, mor­reu, mas ressuscitou, e temos a pro­messa que voltará outra vez. Ele está vivo e esperando pelo precioso fruto da terra. A sua vinda pode ser em bre­ve. Ele deixou para "Cuidar a Luz". Todos temos diferentes "fa­róis" para manter. Cada um de nós te­mos nossa ilha. As tempestades da vida estão enfurecidas ao nosso redor, vidas estão se afundando no nevoei­ro deste mundo em trevas. A Palavra de Deus declara que "deve haver luz no anoitecer." Te cuida para não dei­xar cair a tua responsabilidade de "CUIDAR A LUZ"

Ivonne Gonzalez Walmer