>
 

Deixe Falar Acerca da Saúde

 Como você define saúde? Se você é como muitas pessoas, você dirá que saúde é a ausência de doença. Uma pessoa livre de deficiências, tais como cân­cer, e doenças do coração, tal será considerada saudável por esta definição. Este artigo, entre­tanto, debate uma definição muito mais abrangente de saúde e sugere algo que podemos melhorar nossas vidas e expandir nosso co­nhecimento com respeito a este tópico.

Deixa-nos considerar as muitas di­mensões de saúde que nos diz quem somos. Naturalmente, nossa saúde física, saúde espiritual e emocional. Há algumas outras dimensões que inclui saúde soci­al, financeira e a saúde relacionada com a carreira. Nossas vidas são habitualmente um balanço entre estas áreas. Elas todas podem ter papéis importantes em determinar se conseguimos boa saúde.

Frequentemente a saúde física serve como um alicerce para suportar outras dimensões de nossas vidas. Um corpo saudável permite-nos experimentar um desempenho na execução de tarefas necessárias para o viver diário. Muitos hábitos, tais como fumar, beber bebidas alcoólicas, e o uso de drogas ilegais, prejudicam a boa saúde bem como corrompe nosso templo físico. Quando uma mulher vem ao Se­nhor em arrependimento e recebe o Espírito Santo, ela deve purificar seu corpo de tais hábitos pecaminosos. E fazendo assim, ela também toma um passo importante ao melhoramento de sua saúde física! 

Manter boa saúde física, tais como por controlar o peso, reduzir o influxo de gordura, exercitar-se moderadamente, nos benefi­ciará altamen­te com maior energia e entusiasmo, permitindo maior prazer em nossas rotinas diárias e trabalho para Deus.

A saúde física suporta uma boa saúde de um modo geral, mas empalidece em comparação com a saúde espiritual. Como mulheres deve­mos desenvolver, e, então zelosamente guar­dar nossa saúde espiritual. Estamos servindo ao Senhor com alegria e sendo útil ao Reino de Deus, ou estamos arruinando nossa saúde es­piritual através de fofoca e contenda? Uma mulher pode ser ambas uma guerreira de ora­ção e uma fofoqueira? Dificilmente, as duas podem existir juntas na mesma pessoa. A mu­lher fofoqueira não está espiritualmente saudá­vel, apesar de poder tentar convencer outros que é. Devemos edificar nossa saúde espiritual através de conversas positivas e produtivas.

Provérbios 14:1 declara: "A mulher sábia edifica a sua casa, mas a insensata, com as próprias mãos, a derriba." Companhei­ras santas não deveriam ser dadas o benefício de algum embaraço, e sim deveríamos entretanto evi­tar conversas que podem revelar confidência ou comentários negativos sobre elas ou ações delas. A igreja de Jesus Cristo está numa bata­lha contra as forças de destruição. Uma mulher espiritualmente saudável lutará para levantar, sustentar, e fortalecer outras em sua igreja. Ela também ora sinceramente acerca de situações que estão molestando.

Por que a fofoca é tão satisfatória para algumas? Poderia ser baixo o auto-estima em seus corações que é a raiz de sua fofoca. Anos atrás, enquanto trabalhando com uma "equipe de confeiteiros" em nossa igreja local, eu incorretamente medi alguns ingredientes para uma fornada de pé-de-moleque. Uma irmã que estava traba­lhando conosco começou a informar alguém que veio até a cozinha o erro que fiz na medida. O erro não me incomodou, mas parece que esta irmã realmente deleitou-se falando acerca dele, que narrá-lo vez após vez isso fez ela sentir-se melhor acerca de si mesma.

Uma atitude certa com respeito a vida de um Cristão estabiliza todas as áreas de suas vidas. As mulheres têm grande poder para fazer o bem em nossas congrega­ções, mas ao contrário, elas tem grande poder para causar destruição. Precisamos somente seguir o caminho espiritual de saúde que Jesus Cristo colocou diante de nós para gozarmos de Sua gra­ça em nossas vidas e para abençoar os outros com Sua graça que opera em nós.

Muitos de nós temos conhecido mulhe­res que tem sido desafiadas pelos proble­mas de saúde emocional. Podemos também ter enfrentado tais tempos quando lutamos para recuperar ou manter a estabilidade emocional. Como mulher, temos a tendência de inerentemente ser emo­cional; talvez isto é por que Deus colocou o esposo como o cabeça do lar. Podemos che­gar a opiniões baseada mais em nossa disposi­ção do que na evidência. E frequentemente estamos certa. Todavia, Deus tem dado-nos Sua Palavra, um pastor, e talvez um esposo para ajudar-nos a manter controle de uma reação emocional que pode ser contra produtivo ou mal orientado.

Senhoras são complexas, criaturas delicadas. Temos grande potencial para alegrias, vidas produtivas quando permitimos o espí­rito de Cristo operar em e através de nós. Saú­de vai bem além do físico, e a mulher que apren­de a aumentar sua saúde física, emocional e es­piritual é recompensada com alegria, confian­ça, respeito, amor e admiração. Ela encontra  amor em sua família e igreja, e é verdadeira­mente um pilar na obra de Deus.

Stephanie Larson tem grau de Bacharel de Artes de Saúde. Ela também é uma professora licenciada escola pública de Nevada.