>
 

Então – Você é Esposa do Pastor

 

1.             Parabéns! Para ser esposa de um pastor é algo muito especial!

2.             Você tem o privilégio de trabalhar ao lado de um ‘homem de Deus’, fazendo um grande serviço para a humanidade.

3.             Privilégio? Pesadelo? Vitoriosa? Vítima?

A sua atitude fará a diferença: “Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens, cientes de que recebereis do Senhor a recompensa da herança. A Cristo, o Senhor, é que estais servindo...” (Colossenses 3:23, 24) “não servindo à vista, como para agradar a homens, mas como servos de Cristo, fazendo, de coração, a vontade de Deus; servindo de boa vontade, como ao Senhor e não como a homens...” (Efésios 6:6-7)

Pode fazer o trabalho como um serviço de amor, ou pode considerar cada “obrigação” como um “fardo” para terminar logo quanto possível!

4.             Como É Que Devo Enfrentar Tal Responsabilidade?

O importante em nossas vidas é “como” nós respondemos, reagimos à vida que Deus coloca perante nós. Deus nunca nos coloca numa moldura onde não cabemos, mas dá a cada uma a capacidade de “cumprir” a Sua vontade na sua vida. Lembre-se: Deus te ama! Deus aceita você como você é! Deus confia em você! Você pode perfeitamente cumprir plenamente a vontade de Deus na sua vida se entregar a sua vida a Ele de todo coração! Portanto, o nosso dever é “buscar” – “descobrir” e “desenvolver” os nossos dons. Muitas vezes dizemos “não posso” quando, na verdade, devemos dizer “não quero”, e nem vou me esforçar! Má Vontade! Esta atitude é indigna de uma serva de Deu. Enfrente a responsabilidade com coragem, com fé, com amor... Confiando no Senhor! Assim será bem sucedida e feliz! “... não que, por nós mesmos, sejamos capazes de pensar alguma coisa, como se partisse de nós; pelo contrário, a nossa suficiência vem de Deus...” (II Coríntios 3:5)

5.             O Que é Que Devo Fazer Na Obra De Deus?

Todas nós somos diferentes, temos personalidades diferentes, dons diferentes, talentos diferentes. I Coríntios 12:4-6 ensina que há diversidade de dons, de serviço e de trabalho. “Ora, os dons são diversos, mas o Espírito é o mesmo. E também há diversidade nos serviços, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade nas realizações, mas o mesmo Deus é quem opera tudo em todos.” Seu marido, em grande parte, vai determinar onde, e quando e o que você vai fazer, sendo ele o Pastor e Líder da Igreja. As necessidades da Igreja variam de tempo em tempo, e sendo assim, nosso serviço ou trabalho varia em conformidade com a necessidade. Seja pronta para ajudar em qualquer tarefa.

6.             Não Tente Imitar Outra!

Haja naturalmente, seja você mesma! Bom é cantar, tocar instrumento, pregar, etc., mas nem todas tem o mesmo dom. Deus dá a cada um segundo a Sua Vontade, e não exige de uma o que exige de outra. Pode aprender alguma coisa das outras, mas não tente ser igual às outras. Dê o seu toque especial.

 

Há várias perguntas quando uma mulher encara uma determinada tarefa:

a.       Como é que vou fazê-lo?

b.      Como é que as outras fazem?

c.       Como é que outras acham que eu deveria fazer?

d.      Como é que posso fazer com os talentos que Deus tem me dado?

A decisão é sua! Não tenha medo de ser diferente. Pode ser que você faça tão bem quanto as outras ou até melhor! A gente faz o melhor que pode e mais que isto ninguém pode exigir.

7.             Herdeiros Juntos Da Graça de Vida

A esposa do pastor tem em suas mãos a chave para a felicidade e o sucesso dele! Grande responsabilidade! Somente trabalhando juntos é que podemos ter bom êxito. Portanto, tanto você como ele tem que entregar a vida para a maior causa do mundo! O Reino de Deus aqui na Terra! Ele é o Pastor, Ele é o Líder, mas ele precisa de você ao seu lado para sentir, interessar, escutar, observar, animar, ajudar, apoiar e orar! Juntos podem vencer todos os obstáculos.

8.             Prontos Para Lembrar, Querida Esposa do pastor:

a.      Seu Tempo Não É Seu!

Pode que muitas vezes você tem planos feitos para o dia ou para a noite, mas uma emergência na Igreja aparece (morte, doença, acidente, problema espiritual, etc.) e é necessário deixar ao lado os seus planos para ajudar aquele membro ou aquela família necessitada. Então... faça-o para a glória de Deus.

b.      Seja Capacitada de Receber Críticas!

A crítica é cruel! Muitas mulheres ficam com crises de nervos porque tem sido criticadas. Lembra-se que qualquer pessoa na frente ou vista publicamente, e, esposa de pastor, é sujeita à crítica... é inevitável: a aparência, a forma do nariz, o vestido, as ações, e, até a comida que serve na mesa! A melhor coisa é ficar calada! Não se preocupe se alguém parece não gostar de você. Não pode ganhar todos. Seja bondosa, gentil, mantenha um doce espírito, e deixe os problemas nas mãos do Senhor! Deus defende muito bem os seus!

c.       Diariamente, planeje um tempo para oração e leitura Bíblica. Vai precisar estes momentos para a restauração da sua força espiritual... as vezes para manter a sua sanidade. Para ser de verdadeiro valor na obra de Deus você tem quer ser uma pessoa espiritual, porque o trabalho de Deus é algo espiritual. A força consiste no poder de oração, jejum, fé em Deus e o amor não fingido.

d.      Não Negligencie O Seu Lar!

Acima de tudo mais, você tem responsabilidade de ser esposa, mãe, e dona de casa. Esta é a vontade de Deus! Então, faça um lar feliz para aquele marido pastor e os seus filhos. É imperativo um feliz casamento na vida do Pastor e a sua esposa, para que o povo confiasse neles. Portanto, a qualquer preço, como a esposa, você deve estabelecer um bom relacionamento com seu marido pastor. Você tem tudo para ganhar ou tudo a perder!

e.       Seja Exemplo Daquilo Que Seu Marido Prega No Vestir e Na Conduta Cristã!

A melhor pregação é a vida do crente perante todos. Não desfaz a pregação da Palavra de Deus!

1)      Aparência: Sendo a esposa do pastor, você deve andar com boa aparência dentro dos ensinos bíblicos. Você terá que tomar cuidado especial. Deus não dá prêmios para relaxamento! O seu povo é caprichoso e bonito!

2)      Conduta Cristã: “Mulheres, sede vós, igualmente, submissas a vosso próprio marido, para que, se ele ainda não obedece à palavra, seja ganho, sem palavra alguma, por meio do procedimento de sua esposa, ao observar o vosso honesto comportamento cheio de temor. Não seja o adorno da esposa o que é exterior, como frisado de cabelos, adereços de ouro, aparato de vestuário; seja, porém, o homem interior do coração, unido ao incorruptível trajo de um espírito manso e tranquilo, que é de grande valor diante de Deus. Pois foi assim também que a si mesmas se ataviaram, outrora, as santas mulheres que esperavam em Deus, estando submissas a seu próprio marido, como fazia Sara, que obedeceu a Abraão, chamando-lhe senhor, da qual vós vos tornastes filhas, praticando o bem e não temendo perturbação alguma.” (I Pedro 3:1-6)

“Da mesma sorte, quanto a mulheres, é necessário que sejam elas respeitáveis, não maldizentes, temperantes e fiéis em tudo.” (I Timóteo 3:11)

“... seja recomendada pelo testemunho de boas obras, tenha criado filhos, exercitado hospitalidade, lavado os pés aos santos, socorrido a atribulados, se viveu na prática zelosa de toda boa obra.” (I Timóteo 5:10)

- Espírito manso – tratável, meiga, doce, não vingativa.

- Espírito quieto – domínio próprio, “Melhor é o longânimo do que o herói da guerra, e o que domina o seu espírito, do que o que toma uma cidade.” (Provérbios 16:32) – não estoura.

- Hospitalidade – o seu lar aberto para receber os servos de Deus.

- Boas obras – o que faz vai falar mais alto do que você fala!

- Filhos – obedientes e treinados para respeitar outros e a Casa de Deus!

f.                Cuidado Com Ciúmes!

Terá de compartilhar o tempo do seu marido com outros, e, haverá necessidade para ele trabalhar e lidar com outras “filhas de Eva”. Não viva suspeitando e dando lugar para a imaginação! Uma esposa deve mostrar confiança no seu marido. Também, não fique se comparando com outras e deixar que a inveja tome conta de você. É perigoso para a sua vida espiritual e emocional. Seja compreensível! Lembre-se que as esposas de pastores, doutores, homens de negócios, etc. tem que gastar muito tempo com o povo que servem. Faça com que as horas que você tem com seu marido sejam horas de comunhão – horas felizes que fazem com que ele viva esperando chegar com antecipação. Ciúmes e contenda acabarão com o casamento e você também.

g.      Cuidado Com A Sua Língua!

Há grande perigo em ficar envolvida em fofocas. Não fale demais! Há sempre dois lados em qualquer assunto e é perigoso ficar julgando precipitadamente. O pastor e a sua esposa muitas vezes conheçam segredos das vidas de outros e nunca devem fazer comentários a outros. Seja de confiança! Aprenda controlar as suas emoções e governar a sua língua. Mesmo criticada não estoure e perca o controle. Você não ganha nada e, sim, perde o respeito e confiança dos outros. Prejudica muito o ministério do seu marido. “Não te precipites com a tua boca, nem o teu coração se apresse a pronunciar palavra alguma diante de Deus; porque Deus está nos céus, e tu, na terra; portanto, sejam poucas as tuas palavras.” (Eclesiastes 5:2) “Não consintas que a tua boca te faça culpado, nem digas diante do mensageiro de Deus que foi inadvertência; por que razão se iraria Deus por causa da tua palavra, a ponto de destruir as obras das tuas mãos? Porque, como na multidão dos sonhos há vaidade, assim também, nas muitas palavras; tu, porém, teme a Deus.” (Provérbios 5:6-7)

h.      Não Faça Parte De Grupinho!

Seu marido é o pastor da igreja toda e não somente de alguns preferidos. Todos tem direito de receber a sua atenção e carinho.

i.                Não Seja Como Uma Rainha!

Cristo veio para servir e não ser servido. Você também!

j.                Mostre Gratidão!

Será, muitas vezes, necessário fazer sacrifícios para a obra de Deus, mas esteja contente com aquilo que Deus lhe dá. Não viva queixando de tudo ou todos. Não fique falando dos seus grandes sacrifícios etc.. Deus sabe tudo, e se você ficar humilde, contente, grata, Deus recompensará! Afinal de contas é a Ele que estamos servindo, e o seu sacrifício na Cruz de Calvário para nos redimir era muito maior que qualquer coisa nós fizemos.

I Timóteo 6:6 – “De fato, grande fonte de lucro é a piedade com o contentamento.”

Filipenses 4:11 – “Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação.”

I Tessalonicenses 5:18 – “Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.”

Vamos lembrar que temos o privilégio de apresentar as nossas necessidades perante o Senhor. “A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.” (Tiago 5:16)

k.       Não Seja Extravagante!

Aprenda a conservar as coisas que tem. Seja caprichosa, que não custa nada e nada bem.

l.                Nunca Critique O Seu Marido Pastor Perante Outros!

Levante nos olhos de todos! Cuidado com a sua crítica em qualquer hora! Ele precisa mais do seu apoio, das suas orações e do seu amor e compreensão. Na hora oportuna e com sabedoria e amor poderá ajudá-lo em qualquer falha, mas nunca com espírito de crítica e comparando com outro!

m.    Desenvolva Os Seus Talentos:

Esteja pronta para aprender, especialmente a Palavra de Deus. Exercite a sua mente. Cresça intelectualmente. Aprenda lidar com a Escola Dominical, Culto dos Jovens, e o Culto das Mulheres.

n.      Aprenda A Cozinhar Bem:

Ainda que sejam pratos simples. Muitas vezes terá pastores visitantes etc. no seu lar. Seja preparada para dar um bom trato! Também haverá tempos quando terá que saber organizar refeições para Conferências e outras ocasiões especiais como casamentos, aniversários, etc.. Seria muito bom para você ter ideias e “know-how” quando alguém vem para pedir ajuda, ou quando a ocasião aparece.

o.      É Importante Aprender Trabalhar Com Outras!

1)      Nunca dê ordens! Dê ideias ou sugestões.

2)      Seja pronta para escutar e receber as ideias dos outros. Dificilmente uma pessoa tem todas as respostas.

3)      Faça a vontade de outros as vezes ou quando possível. Não tem que sempre fazer a sua.

4)      Trabalhe junto com as irmãs, com amor e dedicação. Seja uma com elas.

5)      Reconheça os talentos dos outros e inclua a todos.

6)      Se não pode louvar os esforços de alguém, pelo menos não critique ou faz comentário a outros. Dê lugar para a falha humana.

7)      Seja generosa com palavras de ânimo e gratidão! Recompensa!

p.      Falando Em Público

Aprenda a falar publicamente. Haverá muitas ocasiões quando será convidada para dar uma palavra. Talvez nunca seja evangelista, pregadora etc., mas é muito importante poder organizar uns pensamentos da Palavra de Deus para falar nas ocasiões especiais.

q.      Cultos das Mulheres:

Muitas vezes a esposa do pastor tem que tomar a frente do trabalho do culto das mulheres da sua igreja. Este trabalho é muito importante e você terá oportunidade para conhecer e ajudar as irmãs da igreja. Eis uns conselhos e ideias para usar, e você mesmo vai acrescentar muito mais, Lembre-se, tudo que fazemos é para Deus, e sabendo isto, vamos dedicar as nossas vidas ao Senhor.

1)      Cultos as mulheres = oração – louvor – Palavra de Deus – tempo social de comunhão.

2)      Que seja um tempo espiritual! Nunca deixe que fofoca estrague. Mantenha o Espírito!

3)      Visitação = em casas, hospitais, outras congregações e igrejas.

4)      Exposições, trabalhos manuais, plantas, roupa usada, etc.

5)      Cantina na igreja

6)      Cofrinho para guardar moedas.

7)      Outras ideias – Peça as irmãs outras ideias para ajudar na igreja.

r.       Seja Compassível:

O mundo perece por falta de amor. O sinal que somos cristãs verdadeiras é o amor que nós mostramos uns aos outros. Tudo que nós fizermos deve ser feito por amor a Cristo. Sem amor verdadeiro tudo que podemos dizer ou fazer é em vão. (I Coríntios 13) As nossas obras devem ser a expressão de nosso amor e gratidão a Cristo. Estamos aqui no Seu lugar e o que nós fazemos para outros é feito para Ele, até um copo de água! Amor a marca de perfeição! Somente dando-se a si mesmo saberemos o valor e a glória de servir!