>
 

Salvo Pela Arca

“Viu o SENHOR que a maldade do homem se havia multiplicado na terra e que era continuamente mau todo desígnio do seu coração; então, se arrependeu o SENHOR de ter feito o homem na terra, e isso lhe pesou no coração. Disse o SENHOR: Farei desaparecer da face da terra o homem que criei, o homem e o animal, os répteis e as aves dos céus; porque me arrependo de os haver feito.” (Gênesis 6:5-7)

“Faze uma arca de tábuas de cipreste; nela farás compartimentos e a calafetarás com betume por dentro e por fora. Deste modo a farás: de trezentos côvados será o comprimento; de cinqüenta, a largura; e a altura, de trinta. Farás ao seu redor uma abertura de um côvado de altura; a porta da arca colocarás lateralmente; farás pavimentos na arca: um em baixo, um segundo e um terceiro.  Porque estou para derramar águas em dilúvio sobre a terra para consumir toda carne em que há fôlego de vida debaixo dos céus; tudo o que há na terra perecerá.” (Gênesis 6:14-17)

 

I.              O Mundo Corrupto

A.    Maldade multiplicada

B.     Continuamente mau o designo do coração

C.     A terra corrompida

D.    A terra cheia de violência

E.     Nosso mundo em igual situação.

II.           Deus Decide Acabar Com Tudo

A.    Cabe lhe este direito, pois é dono e criador.

B.     Quando Deus decide ninguém o impede. “Ora, se Deus não poupou anjos quando pecaram, antes, precipitando-os no inferno, os entregou a abismos de trevas, reservando-os para juízo; e não poupou o mundo antigo, mas preservou a Noé, pregador da justiça, e mais sete pessoas, quando fez vir o dilúvio sobre o mundo de ímpios; e, reduzindo a cinzas as cidades de Sodoma e Gomorra, ordenou-as à ruína completa, tendo-as posto como exemplo a quantos venham a viver impiamente...” (II Pedro 2:4-6)

1.      Não poupou anjos

2.      Não poupou o mundo de Noé

3.      Não poupou Sodoma e Gomorra

III.        No Entanto Deus Decide Salvar Noé.

A.    Noé, porém, achou graça aos olhos de Deus, e “Noé era homem justo e íntegro entre os seus contemporâneos; Noé andava com Deus.”

B.     Deus também salvou Ló.

C.     Deus também salvou os anjos bons e fiéis.

D.    Deus também salvará no dia da sua vinda os que são justos e íntegros. Aqueles que são vestidos com a justiça de Cristo e não com justiça própria.

IV.        Deus Ordena Noé Edificar Uma Arca

A.    Seria a única maneira de ser salvo

1.      Jesus disse: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.” (João 14:6)

B.     A arca tinha medidas predeterminadas e exatas.

1.      300 côvados

2.      50 côvados

3.      30 côvados

4.      1 (uma) porta “Jesus, pois, lhes afirmou de novo: Em verdade, em verdade vos digo: eu sou a porta das ovelhas.” (João 10:7)

5.      1 (um) tipo de madeira

6.      1 (uma) janela

C.      Doutrina de Cristo é singular, não múltipla. “... há um só Senhor, uma só fé, um só batismo;  um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos.” (Efésios 4:5-6)

1.      Um só Senhor

2.      Uma só fé

3.      Um só batismo

4.      Um só Deus e Pai.

D.    A um só fundamento Apostólico, “Segundo a graça de Deus que me foi dada, lancei o fundamento como prudente construtor; e outro edifica sobre ele. Porém cada um veja como edifica. Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo.” (I Coríntios 3:10-11)

E.     O Evangelho – Não um Evangelho – “Irmãos, venho lembrar-vos o evangelho que vos anunciei, o qual recebestes e no qual ainda perseverais...” (I Coríntios 15:1)

“Ouvindo eles estas coisas, compungiu-se-lhes o coração e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, irmãos? Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo.” (Atos 2:37-38)

Compungidos perguntaram: Que faremos, irmãos? E a resposta veio:

1.      Arrependimento

2.      Batismo nas águas

3.      Recebimento do Espírito Santo

 Vais abraçar a verdade, ou vai continuar numa arca edificada com dimensões humanas que nunca poderá salvar?

Philip D. Walmer