>
 

O Escrito de Dívida foi Cancelado

Texto: Colossenses 2:13-14

“E a vós outros, que estáveis mortos pelas vossas transgressões e pela incircuncisão da vossa carne, vos deu vida juntamente com ele, perdoando todos os nossos delitos; tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu- o inteiramente, encravando-o na cruz;” (Colossenses 2:13-14)

I.       Estáveis Mortos Pela Vossa Transgressão “Isto, portanto, digo e no Senhor testifico que não mais andeis como também andam os gentios, na vaidade dos seus próprios pensamentos,” (Efésios 4:17)

A.      Andavam na vaidade do vosso pensamento

B.      Obscurecidos de entendimento

C.      Alheios a vida de Deus por causa da ignorância em que vivem.

D.      Por causa da dureza do coração

                   1.  São insensíveis

 

II.      Quando Foram Instruídos

A.      Desde o Jardim do Éden estão sendo instruídos

B.      Alguém está aí para instruir

1.      A própria Palavra de Deus

2.      Pastores

3.      Professores

4.      Livros

C.      Não tem dado ouvido a Deus, e a ninguém

 

III.    O Escrito De Dívida

O escravo foi comprado por preço.

O homem no Jardim do Éden ele começou a escrever ali sua dívida.

A.      A dívida era:

1.      prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, 

2.      Palavras torpes

3.      A mentira, ira,

4.      A dívida desde a criação começou crescer.

 

IV.    Alguém Teve Que Resgatar O Escrito De Dívida

A.      Um homem qualquer não poderia. Nem a princesa Isabel.

B.      Somente Jesus. Ele encravou completamente na cruz.

 

V.      O Que Preciso Fazer Para Ser Merecedor Desta Carta De Alforria

A.      Colossenses 3:5, 8, 9, 10, 12, e 13 “Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria;...  Agora, porém, despojai-vos, igualmente, de tudo isto: ira, indignação, maldade, maledicência, linguagem obscena do vosso falar. Não mintais uns aos outros, uma vez que vos despistes do velho homem com os seus feitos e vos revestistes do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou; ... Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade. Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós;”

B.      Efésios 4:25-32;

“Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo, porque somos membros uns dos outros. Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira,   nem deis lugar ao diabo. Aquele que furtava não furte mais; antes, trabalhe, fazendo com as próprias mãos o que é bom, para que tenha com que acudir ao necessitado. Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem. E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção. Longe de vós, toda amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmias, e bem assim toda malícia. Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou.”

 Efésios 5:1-2

“Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados;e andai em amor, como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em aroma suave.”

VI.    Despojai-Vos Do Velho Homem (Efésios 4:23)

A.      Renoveis no Espírito “e vos renoveis no espírito do vosso entendimento,” (Efésios 4:23)

B.      Revistais do Novo homem “e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade. “ (Efésios 4:24)

 

VII.   A Tua Dívida Foi Paga

A.      Faça sua parte, eu não posso fazer por você, mas Jesus pode.

B.      Agora a sua dívida é com Jesus.