>
 

Abandonado? Sozinho?

 

            A trajetória de qualquer ser humano pela terra sempre apresenta ocasiões de solidão, dor, aparente abandono, entre outros sentimentos comuns na vida humana. Não importa a posição social ou econômica. Não importa raça nem nacionalidade. E muitas vezes nem a idade importa. O ser humano é sujeito aos desafios e sofrimentos que a vida oferece.

             Todos podem aceitar o fato destas situações desagradáveis, mas o pior de todas é sentir que está sozinho, que ninguém se preocupa ou liga com aquilo que está sofrendo. E, há vezes quando ninguém liga mesmo, ou a situação é de tal maneira que não há quem tem conhecimento do que passa na vida de outro. Assim os dias passam lentamente enquanto a mente se enche de pensamentos nada agradáveis e almeja a noite para poder dormir e esquecer tudo, mas ainda com o cair da noite o sono não vem e a noite é passada em claro, e o sofredor acha que o dia jamais chegará outra vez.

            Não é necessário que seja descrito mais acerca destas experiências, pois você provavelmente já passou por elas e poderia as descrever tão bem, ou melhor, que eu. No capítulo vinte e oito de Mateus os discípulos de Jesus encararam a iminente saída de Jesus das suas vidas. Os poucos dias da ausência Dele após a morte enquanto Ele aguardava o terceiro dia para ressuscitar foram suficientes para deixá-los cientes do quanto eles sentiriam a falta de Jesus, junto com O qual eles tinham passado três anos e meio de suas vidas.

             Neste momento Jesus os deu uma das palavras mais consoladoras das Escrituras: "... e eis que estou convosco todos os dias, até a consumação do século. (v. 20) Vamos notar algumas coisas importantes desta passagem:

♦  Jesus usou a forma presente do verbo "estar". Estou convosco... Não estarei, mas estou convosco. Não estava convosco, mas estou. Não precisamos recordar algo do passado, pois Jesus está presente neste mesmo instante. Da mesma forma não é necessário antecipar algum dia no futuro, pois isto sempre deixa uma preocupação, pois é algo indefinido. "Estou convosco..." Você pode dizer agora mesmo; "Eu creio na promessa do meu Salvador. Ele está comigo agora mesmo, e por isso eu me sinto consolado e aliviado." Esta sua fé trará para você um presença espiritual que fará muito mais do que uma presença corporal de algum parente ou conhecido, pois esta presença não será apenas exterior, mas interior. Veja as palavras de Jesus; "E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Ajudador [Consolador], para que fique convosco para sempre, a saber, o Espírito da verdade, o qual o mundo não pode receber; porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque ele habita convosco, e estará em vós." (João 14:16-17)

♦  A presença Dele não seria algo incerto. Jesus disse: "... todos os dias..." Você precisa dizer para si mesmo: "Ele estará comigo todos os dias. Ele não vai faltar nenhum. Ele estará comigo de dia e de noite, nos dias úteis, nos fins de semana, nos feriados; em fim, '... todos os dias..,'"

♦  Conhecendo determinadas garantias, sabemos que todas têm data de vencimento e esperamos que a garantia não vença até que temos desfrutado bem o produto. O bom é que a promessa de Jesus está sem data de vencimento. Valeu para os discípulos do primeiro século, para todos nos quase 20 séculos que têm passado, e vale ainda para nós hoje.

            Não era somente para os discípulos do primeiro século e de hoje que Deus promete sua presença acompanhante, pois podemos ler no Antigo Testamento como Deus estava presente na vida e ministério dos que Ele chamou. Por exemplo:

♦  Eliseu volta do arrebatamento de Elias e enfrenta o Rio Jordão em cheio. Ele bate na água com a manta de Elias e indaga: "Onde está o Senhor, o Deus de Elias?" Num instante Deus se fez presente e às águas partiram diante de Eliseu

♦  A fé dos três amigos de Daniel fez com que eles ficassem intrépidos diante de um rei idolatra, recusando dobrarem-se diante de um deus falso e foram condenados à fornalha de fogo ardente. Repentinamente não tinha apenas três na fornalha, mas quatro, pois Deus se fez presente e andou nas labaredas de fogo com eles.

♦  Por causa da sua fidelidade a Deus, Daniel foi condenado a ser devorado pelos leões do rei. Mas Deus se fez presente e fechou as bocas dos leões que posteriormente devoraram os inimigos de Daniel.

♦  Jonas descobriu que não podia fugir da presença do Senhor, a encontrando no fundo de um navio, no fundo do mar e na barriga de um grande peixe e finalmente no caminho para Nínive.

♦  Em Atos, capítulo vinte e sete, Paulo está preso e indo para Roma de navio quando bate uma tempestade terrível. Deus não o abandonou, mas enviou seu anjo (v. 23) com uma mensagem especial e particular para ele: "Não temas, Paulo, importa que compareças perante César, e eis que Deus te deu todos os que navegam contigo." (v. 24)

            Amigo, o pecador não pode reivindicar estas promessas, pois pertencem aos filhos fieis de Deus. Se você é fiel servo do Senhor, a promessa de Deus é sua e você pode a reivindicar em qualquer momento de necessidade.

           Veja João 14:18 e consola-se com estas palavras maravilhosas: "Não vos deixarei órfãos, voltarei a vós."

          Se você está lendo esta mensagem e ainda não se tornou verdadeiro filho de Deus por meio do arrependimento por seus pecados, o batismo nas águas para a remissão dos pecados e o batismo do Espírito Santo (Atos 2:38), pode ainda hoje entrar neste estado de pura comunhão com Deus para poder reivindicar estas gloriosas promessas para você mesmo. Faça isto, pois não quero ver você sofrer por falta de um consolador sempre presente.

Philip D. Walmer