>
 

Uma Experiência Completa

 

            "Irmãos, venho lembrar-vos o evangelho que vos anunciei, o qual recebestes e no qual ainda perseverais; por ele também sois salvos, se retiverdes a palavra tal como vo-la preguei, a menos que tenhais crido em vão. Antes de tudo vos entreguei o que também recebi; que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado, e resuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras. (I Coríntios 15:1-4)

            A maior preocupação de cada pessoa hoje em dia, diante da vinda iminente do Senhor Jesus, que Ele prometeu; deve de ser a sua própria salvação completa. Quando um comprador adquire algum produto numa loja que precisa ser posteriormente montado, ele espera que todas as peças (partes), até os menores parafusos sejam inclusos na embalagem. Quando consideramos o plano de Deus para a salvação do ser humano nas Escrituras, descobrimos que o plano é completo, até os mínimos detalhes. Infelizmente, há determinadas organizações religiosas, e ministros delas que têm excluído determinadas peças (partes) do plano de Deus, alegando que não são necessárias para uma experiência completa de salvação.

            Ninguém pode questionar a validade das peças incluídas nos seus ensinamentos e pregações, mas a eliminação de determinadas peças (partes) do plano faz com que o plano de salvação seja incompleto. No texto acima, Paulo, estabeleceu tão claramente para os crentes de Corinto do primeiro século da Igreja quais são as peças (partes) deste plano divino. Nota, que o plano não é de origem humana, mas integralmente divina e estabelecida amplamente nas Escrituras. Pedro se referiu a este mesmo plano quando foi indagado acerca dele pela multidão no Dia de Pentecostes, quando o Espírito Santo foi derramado sobre os crentes pela primeira vez: "... Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o com do Espírito Santo." (Atos 2:38)

            Pedro delineou três passos para a salvação: arrependimento, batismo nas águas e o recebimento do Espírito Santo. Paulo declarou que a morte, sepultamente, e ressurreição de Jesus Cristo compuseram o evangelho completo. Na vida do crente (aquele que crê) sua morte ao pecado é o arrependimento (não o mero levantar de mão para afirmar crença em Jesus Cristo), mas um verdadeiro abandono da vida pecaminosa. Jesus não tinha que se arrepender, pois era perfeito, não possuindo pecado. No entanto Ele pregou e ensinou o arrependimento através dos Evangelhos: "... eu vo-lo afirmo; se, porém, não vos arrependerdes, todos igualmente perecereis." (Lucas 13:3 e 5) Um estudo exaustivo do Novo Testamento esclarecerá que os Apóstolos também ensinaram e praticaram o arrependimento, como em II Pedro 3:9: "Não retardo o Senhor a sua promessa como alguns a julgam demorada: pelo contrário ele é longânimo convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento." "Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados." Em outras palavras, o cancelamento dos pecados só é alcançado através do arrependimento bíblico. Veja em I João 1:9 que este arrependimento é comparado à confissão dos pecados a Deus: "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça."

            Após sua morte, Jesus Cristo foi sepultado. A morte ao pecado dever ser seguida também pelo sepultamento do morto. Este sepultamento é o batismo nas águas em o nome de Jesus Cristo. (Atos 2:38 e I Coríntios 15:4) Como o corpo de Jesus Cristo foi sepultado após sua morte, a pessoa arrependida (morta ao pecado) deve também ser sepultado na cova das águas batismais. O ensinamento e prática do batismo pelos Apóstolos do primeiro século da Igreja são historicamente atestados por um estudo minucioso. (Atos 2:38, 4:12, 8:16, 10:48, 16:33 e 19:5) Apesar do ensinamento de muitos, o batismo nas águas não deixa de ser importante, aliás essencial, na vida de quem quer adquirir a salvação completa. Em I Pedro 3:20-21 a essencialidade do batismo é detalhada com a comparação que Pedro faz entre Noé e o  batismo. "... a qual, figurando o batismo, agora também vos salva, não sendo a remoção da imundícia da carne, mas a indagação de uma boa consciência para com Deus, por meio da ressurreição de Jesus Cristo..." Veja também Marcos 16:16.

            Em relação ao terceiro item, ou passo, à salvação, é necessária entender que a missão principal de Jesus Cristo foi a de preparar o caminho para o derramamento do Espírito Santo. Não foi a de curar, operar milagres, alimentar os famintos, levantar os mortos, mas a de encher os crentes do Seu Espírito. João Batista atestou para este fato em Mateus 3:11: "Eu vos batizo com água para arrependimento: mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo." Posteriormente Jesus disse: "Estou convosco, mas estarei em vós." Estas profecias foram amplamente cumpridas em Atos 2:1-4: "Todos ficaram cheios do Espírito Santo, e passaram a falar em outras línguas segundo o Espírito Santo concedia que falassem." Assim foi estabelecido o padrão para o recebimento do Espírito. Esta experiência maravilhosa de ficar com divindade habitando em um vaso humano, quando é realmente de acordo com o padrão bíblico, fica indescritível, pois é absolutamente o cúmulo de gozo, felicidade e alegria. É misterioso para este autor porque há tantas organizações e ministros evangélicos que negam a realidade desta experiência, assim, iludindo seus membros acerca da verdadeira salvação bíblica. Ao mesmo tempo privam pessoas que buscam a Deus verdadeiramente de uma experiência de poder contra a carne que é inimigo de Deus e os seres humanos. Também, enquanto estão privando delas da maior experiência espiritual prometida por Deus, afastam as pessoas e as igrejas do poder para cumprir a ordem de Jesus em Marcos 16:17-18.

            Lembra-se que as pessoas em Atos 2:37, ao ouvir a mensagem de Pedro indagaram de como poderiam se livrar da culpa do pecado e ser elevadas à experiência que acabaram de presenciar nos cento e vinte no cenáculo em Jerusalém. Atos 2:38 foi a resposta que Pedro deu com  a aprovação dos demais Apóstolos, inclusive Mateus, ao delinear os três passos para uma salvação completa.

            Prezado leitor, examine sua experiência com Deus de acordo com a Palavra de Deus que citei tão amplamente acima para ter certeza que não foi iludido por alguém que não lhe encorajou para receber a experiência completa. Se apenas uma destas peças está faltando na sua vida enquanto procura a salvação da sua alma, poderia estar colocando em questão a salvação eterna prometida por Deus. Feliz e esperançoso será quanto sua experiência está de acordo com as Escrituras. Não demore, levante e receba a plenitude da promessa de Deus.

            Esta experiência não deve de ser única. Em Atos 4:31 os discípulos foram novamente cheios do Espírito Santo e intrepidez. Paulo falou de orar frequentemente em outras línguas (I Coríntios 14:18) e encorajou todos para: "... enchei-vos do Espírito..." (Efésios 5:18) Que Deus possa lhe complementar com tudo que sempre quis lhe dar.   

Philip D. Walmer