>
 

O VALOR DE SUA ALMA

Texto: Mateus 16:24-27

“Então, disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me. Porquanto, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por minha causa achá-la-á. Pois que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou que dará o homem em troca da sua alma?  Porque o Filho do Homem há de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos, e, então, retribuirá a cada um conforme as suas obras.”

 

INTRODUÇÃO: Não há maneira para estimar o valor de uma alma. O valor é mais do que TODO o ouro, prata, pedras preciosas, terra, estoques e mercadorias. Vale TUDO que este mundo jamais terá para oferecer. Por que assim mesmo muitos vendem barato?

 

I.          MAIS VALORIZADA DO QUE OS PRAZERES PECAMINOSOS – “Pela fé, Moisés, quando já homem feito, recusou ser chamado filho da filha de Faraó,  preferindo ser maltratado junto com o povo de Deus a usufruir prazeres transitórios do pecado; porquanto considerou o opróbrio de Cristo por maiores riquezas do que os tesouros do Egito, porque contemplava o galardão. Pela fé, ele abandonou o Egito, não ficando amedrontado com a cólera do rei; antes, permaneceu firme como quem vê aquele que é invisível.” (Hebreus 11:24-27)

                        A.       Jacó,  o bode, Davi.

                        B.        Pecados encobertos, situações, judiação em sua vida

                        C.        Aqui e acolá

 

II.        MAIS VALORIZADA DO QUE POSIÇÕES EGOÍSTAS – “Porque, se alguém julga ser alguma coisa, não sendo nada, a si mesmo se engana. Mas prove cada um o seu labor e, então, terá motivo de gloriar-se unicamente em si e não em outro.” (Gálatas 6:3-4)

                        A.       Sacrifica sua honestidade em seu procedimento

                        B.        Sacrifica sua honra em sua bebedices

                        C.        Sacrifica sua casa em divórcio.

 

III.       MAIS VALORIZADA DO QUE AS POSSESSÕES SENSUAIS – “Então, lhes recomendou: Tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza; porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui.” (Lucas 12:15)

                        A.       Coisas materiais não trazem genuína felicidade.

                        B.        Muito dinheiro não leva o amor de Deus no coração.

                        C.        Miséria é comprada pelas riquezas. “Atendei, agora, ricos, chorai lamentando, por causa das vossas desventuras, que vos sobrevirão.” (Tiago 5:1)

 

IV.       O SENHOR SEM PECADO TOMOU NOSSO LUGAR  - “Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus.” (II Coríntios 5:21)

                        A.       O maior preço já pago foi no Calvário.

                        B.        O Presente de Deus custou a Ele a Cruz.

                        C.        A aflição do moribundo perdido está distante do precioso.

 

V.        O VALOR DO PECADOR, SALVAÇÃO E PERDÃO – “Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida.” (João 5:24)

                        A.       Sua alma é mais importante do que a prata.

                        B.        Sua salvação provê a sua segurança eterna.

                        C.        Seu pecado pode somente ser perdoado pelo o Salvador.

 

VI.       O VALOR DOS SANTOS GASTO NA ETERNIDADE COM O SALVADOR – “Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro;  depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor. Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras.” (I Tessalonicenses 4:16-18)

                        A.       A Glória de Sua presença nunca terá fim.

                        B.        A Grandeza de Seu Poder nunca findará.

                        C.        A Plenitude de Seu povo nunca findará.

 

VII.     O VALOR DO JÚBILO, DA CEIA E O CÂNTICO – “Alegremo-nos, exultemos e demos-lhe a glória, porque são chegadas as bodas do Cordeiro, cuja esposa a si mesma já se ataviou,  pois lhe foi dado vestir-se de linho finíssimo, resplandecente e puro. Porque o linho finíssimo são os atos de justiça dos santos.”  (Apocalipse 19:7-8)

                        A.       O casamento com vestido de linho finíssimo resplandecente e puro.

                        B.        O banquete está pronto.

                        C.        O começo do amor nunca diminuirá.