>
 

Tenha Coragem de se MODIFICAR

 

Certa vez, conversando em um grupo, um teólogo escocês declarou, "Deus permita que eu tenha sempre razão, pois nunca mudo à minha opinião!"

Outro respondeu espirituosamente: "Eu, por outro lado, sou receptivo a uma nova convicção, mas gostaria de encontrar o homem que pudesse me convencer da sua necessidade."

Cada um destes teólogos usou palavras diferentes, mas ambos chegaram à mesma conclusão. Nenhum deles tinha a mínima vontade de modificar a sua opinião. Ambos eram egoís­tas e preconceituosos, haviam fechado os seus olhos, ouvidos e corações à verdade, como vemos em Mateus 13:15: "Porque o coração deste povo está endurecido, de mau grado ouviram com seus ouvidos, e fecharam os seu olhos; para não suceder que vejam com os olhos, ouçam com os ouvidos, entendam com o coração, se convertam e sejam por mim curados."

A pessoa que afirma ter sempre razão, jamais mudando a sua opinião estará errada espiritualmente. A vida cristã se inicia com uma transformação fundamental - o novo nascimento - e continua com modificações subsequentes. A "nova criatura" (João 3:3-7) se alimenta com leite espiritual para que possa crescer até a salvação eterna (II Pedro 2:1-2 e Hebreus 6:1-2). A pessoa que se desilude, achando que já chegou ao clímax do seu conheci­mento além do qual não poderia haver mais crescimento espiri­tual, já está morta em vida.

Natanael duvidou das palavras de Filipe concernente Je­sus, o Nazareno. Era preciso ver e ouvir pessoalmente para ele poder crer. Por pouco perdeu a maior oportunidade da sua vida, isto de tornar-se discípulo de Jesus Cristo. "...De Nazaré pode sair alguma coisa boa? ... Porque te disse que te vi debaixo da figueira, crês? Pois maiores cousas do que estas verás. E acres­centou: Em verdade, em verdade vos digo que vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem." (João 1:43-51)

Bem-aventurado é, aquela pessoa que pode abrir seu co­ração às verdades, ainda que atravessem a opinião pública ou nossa crença pessoal.

A intransigência na maioria das vezes nos serve mal. Tomé correu o risco de ser desqualificado como discípulo e apóstolo por não querer acreditar no testemunho dos outros discípulos. Por causa da sua incredulidade quase perdeu a maior bênção de sua vida, ou as maiores bênçãos.

A incredulidade que reina hoje nos corações de muitos, impede que eles recebam o que Deus prometeu. Alguns afir­mam que Deus não cura, portanto anda toda vida doente. Outros pregam que o Espírito Santo foi somente para os apóstolos, por isso negam a si mesmo a maior experiência espiritual que um ser humano possa receber.

Alguns negam até a eficácia do sangue de Jesus Cristo. Recusam de discutir este fato Bíblico. De fato alguns remove­ram as passagens referentes ao sangue de Jesus Cristo das suas Bíblias. Oxalá que eles pudessem mudar-se o suficiente para aceitar esta verdade, pois, andam toda a vida sobrecarregados dos seus pecados, quando Jesus proporcionou perdão completo. Se continuarem nesta intransigência perderão suas almas para sempre, pois há perdão do pecado somente através do sangue de Jesus Cristo (Hebreus 9:22 e I Pedro 1:18-19).

O batismo nas águas tem gerado uma polêmica grande nos meios religiosos nos dias de hoje. A Bíblia ensina categori­camente que o batismo deve ser feito por imersão nas águas. Tradição, portanto, fala mais alto para alguns e eles continuam insistir que o "batismo" por aspersão é também válido. A fórmula do batismo é fonte também de grandes polêmicas. Mais uma vez a maioria quer seguir a tradição em vez de examinar a Palavra de Deus. Os ensinamentos de Jesus e subsequentemente os dos seus discípulos são que o batismo deve ser realizado em o nome do Senhor Jesus Cristo. Não havia outro batismo pratica­do pelos apóstolos na história da Igreja Primitiva a não ser este, realizado em o nome do Senhor Jesus Cristo. É pena que muitos preferem arriscar a eterna salvação de suas almas numa comprovada tradição em vez de modificar-se a aceitar o ensinamento simples e claro da Palavra de Deus.

Saulo de Tarso era homem sincero, mas perseguia a igre­ja. Empenhava-se com muito afinco zelo nesta tarefa, que ele achou ser agradável a Deus. Infelizmente, ele era sinceramente errado. Perseguia justamente o caminho da salvação. Muitos fa­zem o mesmo hoje em aceitar a tradição no lugar da verdade. Deus na sua misericórdia agiu duramente com Saulo para que ele pudesse enfrentar a verdade face a face. Em reconhecer seus erros, ele não envergonhava-se de chamar lixo e perder tudo que tinha antes, para ganhar a excelência de Cristo (Filipenses 3:7-11).

Tomara que seja possível para milhares de evangélicos pessoas que em sinceridade amam ao Senhor; deixar de lado as intransigências, doutrinas de homens e idéias próprias para modificar-se ao ponto de receber a plenitude de tudo que Deus prometeu para aqueles que O amam. Como disse antemão, intransigência vai servir mal aos seus seguidores, levando até perdição eterna. Considera bem seu caminho a luz da Palavra Deus. Examina às Escrituras, pois nelas há vida eterna. Paulo, lembrando suas próprias experiências nos escreve em I Tessalonicenses 5:21,"Julgai todas as cousas, retende o que é bom."

É necessário ter idéias e convic­ções fortes, pois Deus odeia uma pessoa indecisa, como lemos em I Coríntios 15:58; Efésios 4:14 e II Timóteo 4:1-8. Obviamente, um homem volúvel e instá­vel não pode agradar a Deus (Tiago l:8). Porém, é preciso verificar se as nossas convicções coincidem com as leis divi­nas. Infelizmente, convicções firmes são capazes de degenerar-se em simples opi­niões egoísticas. Jesus disse em João 8:32: "...e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará."

Quando a verdade, descoberta nas páginas do Novo Testamento, é aplicada ao nosso modo de viver, torna-se auto­maticamente necessária uma modifica­ção. Nosso principal desejo deve ser o seguinte: Conhecer a vontade de Deus e depois alterar tudo que for necessário para cumpri-la.

"Se, pois, o Filho vos libertar, ver­dadeiramente sereis livres." (João 8:36)

 

Philip Duane Walmer