>
 

A Capa

Texto: Marcos 10:46-52

“E foram para Jericó. Quando ele saía de Jericó, juntamente com os discípulos e numerosa multidão, Bartimeu, cego mendigo, filho de Timeu, estava assentado à beira do caminho e, ouvindo que era Jesus, o Nazareno, pôs-se a clamar: Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim! E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele cada vez gritava mais: Filho de Davi, tem misericórdia de mim! Parou Jesus e disse: Chamai-o. Chamaram, então, o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, ele te chama. Lançando de si a capa, levantou-se de um salto e foi ter com Jesus. Perguntou-lhe Jesus: Que queres que eu te faça? Respondeu o cego: Mestre, que eu torne a ver. Então, Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E imediatamente tornou a ver e seguia a Jesus estrada fora.”

I.              Capas são mencionadas várias vezes na Palavra de Deus. Torna-se óbvio pelas escritas sagradas que estas capas eram de grande importância para os seus donos.

Provavelmente era uma peça de roupa que os:

·         Abrigava do frio de inverno

·         Cobria de noite no sono

·         Era considerado algo de valor.

II.           Encontramos várias histórias de capas na Palavra de Deus, no entanto cada história é diferente e tem fins bem diferentes.

A.    Acã tomou o anátema e o resultado foi muito sério:

1.      36 homens morrem na batalha da cidade de Aí.

2.      Todo povo de Israel se desanima.

3.      Acã e família são apedrejados e mortos.

B.     Elias joga a capa dele sobre Eliseu. Eliseu sente o chamado de Deus e segue junto com Elias I Reis 19:19-21: “Partiu, pois, Elias dali e achou a Eliseu, filho de Safate, que andava lavrando com doze juntas de bois adiante dele; ele estava com a duodécima. Elias passou por ele e lançou o seu manto sobre ele. Então, deixou este os bois, correu após Elias e disse: Deixa-me beijar a meu pai e a minha mãe e, então, te seguirei. Elias respondeu-lhe: Vai e volta; pois já sabes o que fiz contigo.  Voltou Eliseu de seguir a Elias, tomou a junta de bois, e os imolou, e, com os aparelhos dos bois, cozeu as carnes, e as deu ao povo, e comeram. Então, se dispôs, e seguiu a Elias, e o servia.”

C.     A capa de Elias abre caminho no meio do rio, II Reis 2:8: “Então, Elias tomou o seu manto, enrolou-o e feriu as águas, as quais se dividiram para os dois lados; e passaram ambos em seco.”

D.    Eliseu levanta a capa de Elias, recebe uma porção dobrada do espírito de Elias.

E.     Eliseu abre novo caminho pelo rio com a capa de Elias.

 

Toma cuidado com a capa com que se vestes.

“Até que sejas revestido de poder.”

 

III.        Jesus e Bartimeu

A.    Era a última vez que Jesus passaria por Jericó.

B.     Bartimeu clama, grita e não se cala apesar do conselho do povo.

C.     Joga fora a capa.

1.      A capa representa a vida anterior, velha e de cegueira, pecados, vaidades, prazeres, festas mundanas, bebedices e etc.

2.      A Bíblia não registra que ele voltou para juntar a capa. Eliseu juntou a capa de Elias porque era de poder e bênção. A capa do mundo é de maldição e morte. “... porque o salário do pecado é a morte...” (Romanos 6:23) “... deixemos todo embaraço e o pecado que tão de perto nos rodeia e corramos, com paciência, a carreira que nos está proposta...” (Hebreus 12:1)

3.      Recebeu a cura das vistas.

4.      Importante notar que ele seguiu Jesus.

a.       Não pode mais seguir seu próprio caminho.

b.      Agora é ser discípulo de Jesus.

c.       Devemos aprender o que significa ser discípulo!

IV.        Joga fora hoje sua capa das coisas do mundo, da carne e da vida anterior.

A.    Recebe a cura da sua vista espiritual.

B.     Não junta mais as capas da vida anterior.

C.     Determina hoje para seguir Jesus apesar do custo, pois no final da jornada tem a vida eterna.

Philip D. Walmer