>
 

Restauração da

Esperança

 

U

ma das maneiras mais trágicas para descrever uma pessoa é dizer: "Ela é sem esperança." No entanto, todos os dias, pessoas cujas vidas foram despedaçadas estão em risco de perder toda a esperança. A importância da esperança não deveria ser subestimada, nem o valor de ter a nossa esperança restaurada.

Certo número de anos atrás, pesquisadores realizaram um experimento para estudar o efeito que a esperança tem sobre aqueles sofrem a privações. Dois conjuntos de ratos de laboratório foram colocados em bacias separados de água. Os pesquisadores deixaram um conjunto na água e descobriram que dentro de uma hora todos tinham afogado. Os outros ratos foram periodicamente retirados da água e depois devolvidos. Quando isso aconteceu, o segundo grupo de ratos nadou por mais de vinte e quatro horas. Por quê? Não porque foi dado um descanso, mas porque de repente tinham esperança! Aqueles animais foram condicionados a acreditar que, se pudessem manter à tona um pouco mais, alguém chegaria e os resgataria. Se a esperança pode ter esse tipo de efeito em um animal que vive apenas por instinto, que tipo de efeito pode ter a esperança em você e em mim, quem Deus tem dotado de inteligência?

 

A chave para ter a nossa esperança restaurada depende em ser "renovados dia após dia," mentalmente e emocionalmente. Esperança é restaurada quando o nosso conhecimento de Jesus e nosso amor por Ele é renovado dia a dia.

 

Quão poderosa é a esperança? Quando Paulo falou da situação de Abraão e Sara, ele declarou que Abraão "... contra toda esperança, em esperança creu...” (Romanos 4:18). Quando a situação parecia impossível de todas as perspectivas humana, Abraão tinha esperança, porque ele tinha fé. Abraão teria achado impossível ter esperança à parte de sua fé em Deus. Sua não era a esperança de um animal movido pelo instinto. Também não era apenas a esperança de um homem simplesmente dotado de intelecto. Foi a única esperança que só um filho de Deus pode possuir pela graça da inspiração divina.

A esperança é uma atitude, uma perspectiva de expectativa de vida. É um dom que Deus concedeu a todos. Ninguém pode tirar isso de nós. Quando e se perdemos a esperança, é porque temos a abandonado. Muitas vezes ouvimos histórias de pessoas que resistiram e sobreviveram impossibilidades incríveis e dificuldades simplesmente porque se recusaram a desistir da esperança. Mesmo que elas enfrentaram situações em que elas podiam ter perdido a vontade de sobreviver, elas não perderam a esperança. Embora as suas perspectivas de sobrevivência possam ter sido pequena, elas se recusaram a ter suas esperanças despedaçadas.

Considere um homem em uma das situações mais desesperadas que se possa imaginar - Dr. Victor Frankl. Ele foi um dos muitos judeus Austríacos enviados para um campo de concentração nazista perto de Praga, durante a II Guerra Mundial. Pelos próximos anos, sofreu humilhações indescritíveis, humilhações e sofrimentos nas mãos dos nazistas em quatro campos de extermínio diferentes, incluindo o infame Auschwitz. Depois de recobrar a sua liberdade, o Dr. Frankl descreveu o seu calvário. Os alemães tinham tomado todas as suas posses, incluindo seu relógio e anel de casamento. Eles haviam raspado sua cabeça e tiraram a roupa de seu corpo. Ele não tinha nada sobre sua pessoa, que poderia reivindicar como sendo seu. Tiraram-lhe tudo o que pensavam que poderia dar-lhe esperança.

No entanto, essa não era a história toda. Quando o Dr. Frankl estava diante dos seus captores, ele percebeu que havia uma coisa que não poderiam tirar-lhe - a sua atitude. Embora naquele momento os nazistas mantivessem o seu futuro em suas mãos, ele ainda tinha o poder de escolher como iria enfrentá-lo. Esperança ou desesperança, a escolha era sua. Como judeu, ele tinha fé que o Jeová salvaria Seu povo escolhido, espiritualmente, em nenhuma outra maneira. Mas esse conhecimento sozinho não foi suficiente para ajudá-lo a sobreviver a um campo de extermínio nazista. Ele sobreviveu porque ele nunca perdeu a esperança em seu coração que Deus iria poupá-lo fisicamente.

O apóstolo Paulo disse: “Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor," (I Coríntios 13:13). Nós somos raramente mais miseráveis do que quando perdemos a esperança. A esperança é o que une fé e amor juntos. Esperança ancora nossa alma. Esperança é o nosso conforto.

Para poder compreender como a nossa esperança seja restaurada, precisamos fazer uma distinção entre a fé e a esperança. O dicionário define a como uma "crença inquestionável que não requer de prova ou evidência", enquanto ele define esperança como "um sentimento de que o que se deseja acontecerá; desejo acompanhado de expectativa" A fé é a crença de que Deus pode realizar milagres; a esperança é o sentimento que Ele fará o miraculoso para nós. Neste sentido, a fé é o que sabemos; a esperança é o que sentimos. A fé é uma condição da mente; a esperança é uma condição do coração. Portanto, a esperança é restaurada através de nossas emoções mais do que o nosso intelecto.

Enquanto fé, esperança e amor permanecer juntos, a esperança e o amor são mais frequentemente encontrados juntos. Esse discernimento me ocorreu em março 2001 enquanto eu estava diante do túmulo da esposa de um ministro que tinha sido levada desta vida em um terrível acidente de automóvel. Naquele dia eu falei em nome da família para apagar a triste, no entanto vitorioso culto memorial. Naquele momento, o Senhor impressionou-me uma compreensão de como a esperança é restaurada.

Pedro e João representam duas das nossas mais fortes emoções - Pedro representa a esperança; João representa o amor. Suas vidas foram entrelaçadas de maneira significativa. Apesar de serem diferentes em personalidade e aproximação, eles estavam sempre juntos nos Evangelhos. Eles estavam juntos no túmulo de Jesus; eles realizaram o primeiro dos milagres dos discípulos juntos em Atos 3; pois eles estavam juntos, em Samaria quando os samaritanos receberam o Espírito Santo; e as suas epístolas sequer são listadas lado a lado na Bíblia.

Se quisermos ter a nossa esperança restaurada, ajuda saber como esperança e amor respondem às situações. Quando a notícia da ressurreição de Jesus chegou a Pedro e João, uma corrida a pé seguiu para o túmulo. No caminho, João (amor) ultrapassou Pedro (esperança) ao sepulcro. (Veja João 20:1-8). João olhou para o túmulo, mas não entrou. No entanto, quando a esperança (Pedro), que tinha ficado para trás chegou, ele entrou no sepulcro, e viu a mortalha de Jesus, e o lenço que tinha estado sobre a cabeça de Jesus, em um lugar por si só. Sua esperança e fé de João foram restauradas no túmulo.

Pois a esperança de ser estabelecida e restaurada, ele devia entrar no túmulo e ver Jesus ressuscitado. Jesus deixou o túmulo para encher o templo. Assim como temos fé em Deus, Jesus permite a esperança de permanecer em nós, o Espírito Santo, o Consolador. A Bíblia mesmo chama esperança um "conforto".

A esperança é o efeito residual do que em que colocamos nossa fé. Indiscutivelmente, Victor Frankl tinha esperança que ele iria sobreviver porque ele tinha fé em Jeová. A razão pela qual as pessoas estão morrendo sem esperança é que elas não têm o único e verdadeiro Deus em que elas podem colocar a sua fé.

Paulo disse: "Sabendo que aquele que ressuscitou o Senhor Jesus também nos ressuscitará com Jesus e nos apresentará convosco. Porque todas as coisas existem por amor de vós, para que a graça, multiplicando-se, torne abundantes as ações de graças por meio de muitos, para glória de Deus. Por isso, não desanimamos; pelo contrário, mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo, o nosso homem interior se renova de dia em dia." (II Coríntios 4:14-16). Curiosamente, Paulo ligou em "saber", uma condição da mente, a "ação de graças", uma condição do coração. Tanto o centro em torno do nosso Salvador ressuscitado, Jesus Cristo. Em essência, ter fé na Ressurreição e amor por aquele que é ressuscitado coloca o sustentáculo da fé e do amor de esperança..., de volta no coração. A chave para ter a nossa esperança restaurada depende em ser "renovados dia após dia," mentalmente e emocionalmente. Esperança é restaurada quando o nosso conhecimento de Jesus e nosso amor por Ele é renovado dia a dia.

Rex. D. Johnson

[ O autor do texto acima perdeu sua própria esposa e uma criança num acidente como descrito acima. Ele, obviamente, escreve de experiência própria. Observação Philip D. Walmer.]