>
 

Na Presença De Jesus

 

"Tu me farás ver os caminhos da vida; na tua presença há plenitude de alegria, na tua destra, delícias perpetuamente." Salmos 16:11

            Muitas vezes estando a meditar acerca daquilo que gosto, daquilo que me alegra, agora como Cristão, fico a fazer comparações acerca da saisfação entre as coisas do passado a as do presente. Lembro-me frequentemente de alguém que ao partir deste mundo me deixou muitas saudades e recordações. Me avô. Embora durante a minha infância, nem eu nem ele servissemos a Deus, ele tinha para comigo, um comportamento muito amável, tratando-me com ternura sempre que estávamos juntos. Moramos algum tempo na mesma propriedade. A ponto de eu até hoje ter melhores lembranças dele do que de meu próprio pai; de certa forma ele agiu como pai. E era gostoso estar na presença dele nas situações difíceis de menino, ainda muito pequeno, estava sempre pronto a apanhar-me no colo e confortar-me, alimentar-me, etc... Quanto a sua vida espiritual, alguns anos antes de morrer assistia os cultos na Assembléia de Deus.

            Quando fico a pensar no nosso Deus, na sua Palavra que diz que na presença dEle há plenitude e alegria fico empolgado em meu ser, mas ao mesmo tempo observo uma certa negligência de muitas pessoas para estarem na presença dEle. Também entendo o seguinte: No referido caso entre mim e meu avô foi ele primeiro que me fez sentir realizado em estar com ele, ele demonstrou primeiro o seu afeto diante da minha pequenez, fraqueza e inocência. No caso espiritual o sentimento de gratidão é, deveria ser com todos os cristãos, muito maior, muito mais gratificante. Ele me amou primeiro. Mostrou o seu interesse, libertou do medo, insegurança, sofrimento. Na verdade tirou-nos das mãos daquele que era o nosso padrasto espiritual. Portanto aprendi a gostar de estar não só na presença dele, as vezes pode-se estar na presença de alguém e nada sentir, devido a indiferença, mas sentir a presença do "Pais" espiritual no mais amplo sentido da palavra.

            No Salmos 27:8  Davi diz ainda que "Ao meu coração me ocorre: Buscai a minha presença; buscarei, pois, SENHOR, a tua presença." Eclesiastes 8:3 diz que podemos fazer tudo relativamente rápido, mas quanto ao estar diante de Deus "Não te apresses a sair da presença dele, nem persistas em alguma coisa má, porque ele faz tudo o que quer."

            Convém refletirmos quanto ao nosso proceder nos dias atuais. Há pressa, correrias, sobe ônibus desce do ônibus, vai correndo à igreja, sai correndo da igreja etc... O que acontece muitas vezes é que "Deus está presente, mas nós não estamos na presença dEle." Convém ler e meditar sobre o caso de Maria e Marta. Marta estava ali, Cristo também estava, porém Maria sim se encontrava diante dele, poderia se dizer em corpo e espírito. E Jesus, como não se interessa à que tenhamos uma parte qualquer, advertiu solenemente: "...Maria escolheu a melhor parte". Ela buscou, se esforçou escolheu o melhor.

            Já conhecemos o Senhor, já sabemos o que é estar sob sua asas, sentir sua ternura. Devemos lutar contra tudo que quizer diminuir a presença de Deus em nossas vidas. E não esqueça: o Diabo é astuto. Tenhamos alegria total, completa contagiante. Paulo conclui num dos seus pensamentos Filipenses 4:4 "Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos" Como? NA PRESENÇA DELE.

            Como é que você pode manter-se tão calmo diante de tão grandes e complexos problemas? - perguntou um amigo ao insigne estadista Inglês William Gladstone.

            Como resposta, o intrépido dirigente levou o amigo até o seu dormitório e mostrou-lhe um belo e artistico quadro pendurado na parede, no qual ele podia ler, cada manhã, ao despertar, a encorajadora promessa contida em Isaías 26:3.

            "Tu, SENHOR, conservarás em perfeita paz aquele cujo propósito é firme; porque ele confia em ti!"