>
 

A Igreja, Coluna e Baluarte da Verdade

Sobre a igreja de Deus, aquela maravilhosa instituição cuja origem está no plano divino deste passado remoto no seio da eternidade, Efésios 1:4 diz que é a COLUNA E BALUARTE DA VERDADE. Uma tal definição deve levar-nos a meditar, estudar e inquirir com máxima diligência sobre esta instituição divina, que é a depositária da divina Verdade: Jesus Cristo. Ele próprio declarou: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.” (João 14:6).

Muitos confundem a Igreja de Deus com as denominações e credos inventados pelos homens, laborando assim grande erro. A palavra igreja, do grego “Ecclesia”, significa um povo chamado (separado) para servir a Deus. Os chamados, portanto, são aqueles que nascem de Deus pela fé em Cristo, evidenciando esta nova vida pela obediência à Palavra de Deus.

“Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus.” (João 3:5).

“Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele.” (João 14:21).

“E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.” (II Coríntios 5:17).

Estes chamados constituem a Igreja de Deus conforme o Apóstolo Paulo:

“Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?” (I Coríntios 6:19; II Coríntios 6:16).

A igreja, em seu alcance total, abrange todas as pessoas salvas por Cristo, tanto as que já partiram para a eternidade com Deus, quantos as que ainda vivem neste mundo (Hebreus 12:22, 23). Em todo o lugar onde há criaturas sinceras que buscam a Cristo com fé e se dispõe a obedecer os ensinamentos das Escrituras Sagradas, Deus confirma a sua obra, “Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos.” (Atos 2:47).

Quando o novo Tetestamento menciona a palavra Igreja (sentido universal), refere-se ao corpo de Cristo. Quando se refere às igrejas, fala com referencia às congregações locais, onde o povo de Deus se reunia, e nunca na concepção acima mencionada, uma vez que a igreja de Deus é uma, una, indivisível e eterna. Apesar das facções criadas pelos homens, com muitas denominações, seitas e organizações, a igreja de Deus continua vitoriosa. “...e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”, segundo a promessa de Jesus em Mateus 16:18.

Para pertencer à verdadeira igreja, coluna e baluarte da verdade, temos que dar estes passos fundamentais:            

1.      Ouvir (ou ler) a Bíblia, a Palavra de Deus, pois a fé vem pelo ouvir da Palavra de Cristo. (Romanos 10:17).

2.      Crer (confiar) na Palavra ouvida “Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida.” (João 5:24).

“Porque também a nós foram anunciadas as boas-novas, como se deu com eles; mas a palavra que ouviram não lhes aproveitou, visto não ter sido acompanhada pela fé naqueles que a ouviram.”

“Nós, porém, que cremos, entramos no descanso, conforme Deus tem dito: Assim, jurei na minha ira: Não entrarão no meu descanso. Embora, certamente, as obras estivessem concluídas desde a fundação do mundo.” (Hebreus 4:2-3)

3.      Arrepender-se (Marcos 1:15; Lucas 13:3-5 e II Coríntios 7:10).

4.      Confessar a Cristo  como Senhor na vida e no  testemunho pessoal, (Mateus 10:32-33).

5.      Ser batizado (emergido, mergulhado) na água, conforme o sentido da palavra no grego original, “em nome do Pai e do Filho e do Espirito Santo;”

“Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;” (Mateus 28:19).

Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado.” (Marcos 16:16).

“Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo.” (Atos 2:36-38).

Faça isto e você passará a pertencer à Igreja do Deus vivo, COLUNA E BALUARTE DA VERDADE, ao povo que Deus chamou para ser sua pecularidade, ao “...um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras.” (Tito 2:14).

 

Entre para ADORAR, e saia para SERVIR.