>
 

Uma Visão Total

 

Os oculistas avaliam nossa acuidade fazendo-nos ler algumas letras a uma distância de pelo menos seis metros. Quem consegue lê-las todas tem visão perfeita. Mas José tinha uma visão ainda melhor. Tinha visão, previsão e visão posterior. Em Gênesis 50:20 ele diz aos irmãos: "Vós, na verdade, intentastes o mal contra mim; porém Deus o tornou em bem." Possuía uma fé inabalável no Deus de seus sonhos, crendo que o Senhor poderia transformar uma maldade em bem, não somente para benefício dele, mas também daqueles que tinham tencionado maltratá-lo. Pois o mal que eles haviam praticado contra ele acabara sendo o meio pelo qual Deus conservara "muita gente em vida", inclusive eles próprios.

Nós crentes, precisamos ter essa visão total quando se trata de examinar o quadro geral, isto é, os eventos mundiais que constituem a história. Precisamos entender que, mesmo nos momentos mais negros, Deus está sempre com as rédeas nas mãos e não perde o controle da situação. Está atuando "por trás dos bastidores", executando seus planos e propósitos por intermédio de indivíduos que não têm a mínima idéia de que ele os está usando. Por isso ele diz o seguinte a respeito do Rei Ciro, um gentio: "Ele é meu, pastor, e cumprirá tudo que me apraz " (Isaías 44:28). E mais adiante diz: "Eu te chamei pelo teu nome, e te pus o sobrenome, ainda que não me conheces." (Isaías 45:4). E no livro de Jeremias há várias passagens em que ele chama o rei Nabucodonosor de "meu servo" (25:9; 27:6). Ciro? Pastor de Deus? Nabucodonosor? Servo de Deus? Mas esses homens pertencem à História antiga e quase não têm nada que ver conosco hoje. E quanto aos tempos modernos? Será que ele se refere aos líderes mundiais de hoje nos mesmos termos? Será que ele ainda diz: "Estou usando você, embora não me conheça?"

Muitos ouviram falar do grande avivamento que houve na Indonésia nas décadas de 60 e 70, mas poucas pessoas sabem o que o ocasionou. O presidente Sukarno fora o grande herói da independência do país e já o governava havia quase vinte anos - de 1945 a 1965. De início, ele tivera um governo bastante democrático, mas pouco a pouco fora se tornando cada vez mais ditatorial. Embora não fosse comunista, mas estava-se tornando muito amigo da China Vermelha e daquele regime, a ponto de o partido comunista indonésio ter mais de três milhões de membros, sendo então o terceiro maior do mundo. Auxiliados secretamente por gente de Pequim, na China, eles planejavam tomar o poder em 1967. Mas as coisas pareciam estar caminhando tão bem que resolveram antecipar o golpe. Então, em outubro de 1965, os comunistas cercaram o palácio presidencial e a estação de rádio e mataram seis dos principais generais da nação.

Entretanto, um deles, o General Suharto tivera de passar a noite num hospital com uma filha doente e assim escapou de ser morto. Ele reuniu o exército no último minuto e esmagou de forma decisiva a revolta comunista. É desnecessário ressaltar a importância de sua ação. A Indonésia é o quinto maior país do mundo, ocupando um arquipélago com uns quatro mil e oitocentos quilômetros de extensão, na direção leste-oeste. Se o golpe comunista tivesse triunfado, a China Vermelha e a Indonésia teriam constituído um forte bloco comunista.

Aí aconteceu um fato estranho. O povo ficou indignado e se virou contra os comunistas em furiosa retaliação. Nos dois meses que se seguiram, houve uma matança em massa de comunistas, em que pereceram quatrocentos mil membros do partido. O que poderia resultar dessa anarquia e carnificina? Como a Indonésia é um país notadamente muçulmano, era de se esperar que o povo se voltasse para essa religião. Mas como muitos dos antigos comunistas antes tinham sido muçulmanos, e como eram principalmente os muçulmanos que estavam matando comunistas, isso não aconteceu.

Os cristãos tinham-se recusado a participar do massacre. Preferiam, falar de perdão e amor, e pregar a reconstrução da nação. Por isso, milhares e milhares de comunistas e de muçulmanos, estes desiludidos com sua fé, voltaram-se para o cristianismo. Os oficiais militares, apesar de islâmicos, começaram a distribuir novos testamentos e outras porções da Bíblia entre seus soldados, no intento de mudar a atitude deles. E como o presidente Sukarno havia conseguido baixar o índice de analfabetismo de 95%, em 1949, para 35% em 1965 (com um índice de quase 0% entre a população de menos de trinta anos), aqueles militares leram os evangelhos, e muitos deles se converteram. O Espírito Santo usou tudo isso para avivar a igreja ali existente, e então teve lugar naquele país um dos maiores avivamentos deste século - num período de oito meses houve mais de 250.000 conversões. A igreja cristã na Indonésia hoje possui mais de dez milhões de membros, é uma das maiores da Ásia.

Você já pensou como Deus está no controle total. Tens perguntado como? Muitas pessoas não vêem porque estão olhando ao seu redor, procurando os defeitos do irmão, se importando com a roupa que irá vestir se é mais bonita do que  do outro, e vendo só sua casa, e seu EU, e a visão sua está cada vez bem mais pequena. Deus tem procurado homens de visão total, homens que sejam como José, que tem visão, previsão e visão posterior. Você é um?

Pr. Michael Duane Walmer