>
 

Trabalho de Altar Efetivo

Lição III – Sugestões Para O Trabalho No Altar

 

Resumo:

 

1.      Vamos lembrar a importância de nosso preparo espiritual, que inclui: A oração constante, a leitura da Palavra, a memorização de referências chaves da Bíblia.

2.      Devemos lembrar a importância do culto e nosso preparo para participar nele. Lembra-se que você será o exemplo ao visitante, seja conhecido ou desconhecido, de como uma pessoa deve louvar e adorar a Deus.

3.      A preparação físico/pessoal deve incluir a preparação de nossos corpos: Vestimenta decente, modesta, e não exageradamente atraente por estilo ou custo. Não devemos nos envolver num show de moda. O uso de desodorante é indispensável, bem como um perfume ou colônia levemente aplicado, cabelo bem arrumado, mas não em estilos para atrair atenção para nós, pois nosso intento é de levar pessoas a conhecer Jesus Cristo e não a nós. Os dentes devem estar escovados, e o uso de um anti-séptico bucal ajuda eliminar a possibilidade de mau hálito.

 

Introdução: Agora falaremos acerca de nossa atuação no altar:

 

1.      Vamos lembrar-nos que quando o ministro faz o convite para o altar que nós devemos mostrar o caminho, indo na frente para que o visitante se sente mais a vontade, e que não seja envergonhado de ir sozinho.

2.      Vamos lembrar-nos que quando o ministro faz o convite para o altar que nós devemos levar alguém conosco, especialmente o visitante, que provavelmente sentou-se ao nosso lado durante o culto. Não tenta forçá-lo ir, mas gentilmente procura levá-lo junto. Se o visitante não quer ir, fica com ele no banco. Pode fazer as mesmas coisas que vou explicar abaixo. Alguns têm vergonha, receio ou até medo por desconhecer os nossos costumes.

3.      Vamos lembrar-nos que muitas vezes a pessoa que levamos à frente não sabe orar, portanto temos que mostrar como orar, usando nossa oração como exemplo. Temos que ser um líder, mostrando que é fácil comunicar-nos com Deus, e que não precisamos um vocabulário especial para falar com Deus.

4.      Quando você está orando com uma pessoa, é sempre melhor ficar de frente com a pessoa, ou pelo menos do lado, para que a pessoa fique mais confortável, podendo ver quem está presente.

5.      Jamais chega de trás de uma pessoa e agarra no ombro dela. Isto assusta e tende tirar a concentração da pessoa em buscar a Deus.

6.      É sempre melhor chegar à frente e falar com a pessoa.

7.      Fala o que?

a.       Todo mundo gosta do seu nome e gosta de ser chamado por ele, e não de vizinho ou etc.

b.      Apresente-se, caso a pessoa não lhe conhece. Eu sou Frederico... e você se chama...?

c.       Você mora aqui perto?

d.      Você é membro de alguma igreja?

e.       Você veio com quem?

f.       Você conhece alguém daqui da igreja?

g.      O que é que você quer que Deus faça para você? Não adianta você tentar levar a pessoa por onde você quer até a pessoa tem oportunidade expressar sua mais profunda preocupação e necessidade.

h.      Ao estabelecer a necessidade e desejo da pessoa, você pode, então, começar direcional a conversa e levar a pessoa a um conhecimento das escrituras (nada prolongado) e ajudar a pessoa realmente crer que Deus tem interesse nela.

8.      Após esta breve conversa, você vai encorajar a pessoa a formar sua própria oração e expressar sua necessidade a Deus com suas próprias palavras. Isto é muito importante, pois a pessoa sabendo orar e conversar com Deus poderá formar seu próprio relacionamento com o Senhor.

9.      É claro que você vai orar pela pessoa, ligando sua fé com a fé da pessoa, e orando pela necessidade que ela expressou.

10.  Importante! Quando você está á frente da pessoa, e está orando, se cuida para não dar um banho de saliva na pessoa. Não tosse no seu rosto, nem espirrar, sem se virar e cobrir bem a sua boca com a mão ou um lenço.

11.  É conveniente e de bom gosto que a igreja providencie uns pacotes de lencinhos de papel, pois há vezes que o visitante começa chorar, o nariz começa correr e não tem como enxugá-lo, sem que seja auxiliado com estes lencinhos. Isto ajuda as pessoas sentirem-se mais a vontade, sem passar o embaraço de não poder enxugar os olhos e o nariz.

12.  Não se apressa, e insiste gentilmente que a pessoa com a qual você está orando também não se apressa. Todos nós precisamos aprender esperar no Senhor, e O buscar até ter a certeza que tocamos verdadeiramente Nele. Nunca força a pessoa ficar além do tempo que quer.

13.  Se for necessário, retorna ao seu lugar e procura conversar mais com a pessoa, perguntando o que sentiu e etc.

14.  Convida a pessoa a voltar.

15.  Acompanha a pessoa até a saída. Oferece um copo de água, ou outra coisa para mostrar sua felicidade em ter a pessoa na igreja.

16.  Se conversar com outros irmãos da igreja, inclui seu visitante na conversa e o apresenta para as outras pessoas. Nunca! Sim, nunca, deixa o visitante a deriva depois do culto.

 

Philip D. Walmer