>
 

Trabalho de Altar Efetivo

Lição II – A Preparação Para O Culto

 

Introdução: Infelizmente muitos ministros e membros não acreditam que deveria haver uma preparação para o culto. Da mesma forma que um cozinheiro, um confeiteiro, um costureiro ou qualquer outro profissional se organiza e prepara os ingredientes para seu trabalho, os ministros e membros das igrejas precisam preparar tudo para o culto a fim de que haja um ambiente preparado e propício dentro do qual Deus pode operar com sucesso.

            Muitos anos atrás um pregador fez chacota da gente por se preparar e levar anotações e esboços para o púlpito para pregar. Ele firmava que não precisava fazer nada daquilo; que ele podia simplesmente abrir a Bíblia, apontar para um versículo e de lá pregar. Eu disse para ele que dava graças a Deus que a minha esposa não cozinhava da maneira que ele pregava, pois sem dúvida eu viveria com uma constante dor de barriga. A Bíblia nos diz que Deus quer tudo com decência e com ordem. Isto somente ocorre quando há preparação, tanto da parte do ministro quanto dos auxiliares e membros. Se os homens e mulheres de Deus estão sensíveis ao Espírito Santo, Deus lhes falará durante sua oração de preparação no lar, durante suas devoções e leituras bíblicas. Deus ainda pode falar e dar direção durante suas horas de trabalho secular, se é que seu coração está conectado constantemente com Deus. (I Tessalonicenses 5:17) Caso o dirigente, pastor ou outra pessoa que está na liderança esteja fora da vontade de Deus e ainda está sensível ao Espírito Santo, Deus pode em qualquer momento mudar a direção do culto, ou mover sobrenaturalmente para que seja feita a vontade Dele.

I.                  A Preparação do Ministro

A.    O ministro precisa determinar qual seja o alvo ele quer alcançar com a sua pregação.

B.     Se ele pregar arrependimento, pessoas se arrependerão.

C.     Se ele pregar cura divina, pessoas serão curadas.

D.    Se ele pregar o batismo nas águas, pessoas pedirão para serem batizadas.

E.     Se ele pregar o recebimento do Espírito Santo, pessoas receberão esta experiência maravilhosa.

F.      Por que acontece assim? Porque a Bíblia diz que a fé vem pela Palavra (Romanos 10:17. Se com unção o ministro pregar pessoas serão tocados de coração e receberão o que a Palavra (não o ministro) promete.

 

II.                O Pastor Precisa Ajudar Seus Auxiliares a Se Prepararem

A.    O dirigente de louvor precisa saber a direção e alvo do culto.

B.     Os músicos precisam saber a mesma coisa.

C.     Não tem nada errado do pastor ou ministro pedir que seja cantada uma canção específica durante o culto, antes da sua mensagem ou depois dela; que combina com o tema da sua mensagem.

D.    Tudo isto faz com que a mente de todos os presentes seja direcionada para onde o pastor ou o ministro que ir.

 

III.             A Duração do Culto

A.    Precisamos nos lembrar que muitos não estão acostumados com trabalhos religiosos de longa duração.

B.     Alguns têm que dormir cedo, pois tem compromisso no outro dia bem cedo.

C.     Alguns deixaram familiares e filhos em casa que precisam atendimento.

D.    Outros moram em lugares perigosos e precisam chegar a casa relativamente cedo para não correr o risco de assaltos.

E.     Outro fator importante a lembrar é que o visitante muitas vezes não está acostumado com o vocabulário do povo da igreja e se o culto for muito extenso ele logo cansa com um vocabulário que não entende.

F.      E, por falar de vocabulário, é preciso nos cuidar para usar termos que o visitante pode entender com facilidade, e que tem sentido para ele.

 

IV.             O Visitante

A.    Deve ser formal e amigavelmente recebido.

B.     Deve ser acompanhado até um assento, e colocado ao lado de alguém que vai lhe dar uma atenção especial e merecida.

C.     Se cantar da Harpa Cristã, alguém compartilhar com ele a sua harpa para que ele possa participar do louvor.

D.    Seria aconselhável ter cópias da letra dos corinhos pela mesma razão.

E.     Na hora da leitura da Bíblia o visitante deve ter o privilégio de acompanhar a leitura na Bíblia com uma pessoa ao seu lado que tem a Bíblia aberta e está acompanhando a leitura. Caso o visitante tenha sua própria Bíblia e está com dificuldade para achar o lugar da leitura, deve receber a ajuda de uma pessoa capaz de ajudá-lo achar a passagem.

 

V.                A Pregação

A.    Deve de ter a base de oração.

B.     Deve de ser bem preparada.

C.     Deve ser reforçada com escrituras que sustentam o que está sendo pregado.

D.    Deve ser pregada a Palavra de Deus e não as idéias de alguém ou alguma doutrina sem fundamento bíblico.

E.     Deve ter os versículos escritos por extenso nas anotações para não perder muito tempo procurando as referências. Neste sentido a pregação é diferente de um estudo bíblico.

F.      Deve dizer com certeza “A Bíblia diz...” Foi uma frase de Billy Graham que ele usou muito, e foi uma razão do seu grande sucesso.

G.    Deve se lembrar que a fé vem pela Palavra (Romanos 10:17) e não por idéias e propostas do pregador.

 

VI.             O Apelo Para O Altar

A.    O apelo para chegar até o altar deve de ser um apelo geral e todos devem ir juntos.

B.     O pecador não quer passar vergonha para chegar sozinho até o altar.

C.     Não devem ir somente todos da igreja, mas especialmente a pessoa que tem acompanhado o visitante durante o culto.

D.    As pessoas que vão ajudar no altar deveriam prestar muita atenção à mensagem para poder saber qual seja o alvo do pastor com sua mensagem, para poder levar as pessoas a crer e receber de acordo com a Palavra que ouviram.

Philip D. Walmer