>
 

Trabalho de Altar Efetivo

Lição I – A Preparação Pessoal

Introdução: A missão da igreja é pregar o Evangelho, ganhar almas, e as preparar para viver uma vida de separação para Deus na terra, e concluir sua vida com plena certeza da sua salvação e preparação para fazer parte do arrebatamento da Igreja.

Pessoas frequentemente dizem que estão servindo o Senhor, quando na realidade não estão fazendo nada para avançar o reino de Deus. O servente de obras tem que trabalhar. Ele tem que servir algo para os demais profissionais. A mesma coisa deve ser aplicada com respeito os membros da igreja. Os membros estabelecidos da igreja devem estar auxiliando o ministério da igreja para avançar as obras da igreja. Da mesma forma que o servente de obras não pode simplesmente ficar sentado, dizendo ao patrão que é um servente, o membro da igreja não pode dizer que está servindo o Senhor quando não faz quase mais nada do que assistir os cultos. Reconheço que a Bíblia diz que alguns serviram o Senhor com louvor, adoração e oração, mas estudando mais a fundo descobrimos que fizeram muito mais do que isto.

A igreja e sua obra avançarão quando todos trabalham com os mesmos propósitos e alvos em mente. A evangelização é importante, e muitas vezes feita com muita eficácia. O resultado é que pessoas novas vêm para a igreja. No entanto, frequentemente observamos que a obra de evangelização é perdida, por que os membros não sabem lidar com estas pessoas e dar continuidade no processo de levá-las a uma experiência plena de salvação.

Fato 1 - Este fato é que o pastor não pode fazer tudo sozinho, e precisa sempre o auxílio dos demais membros, e não somente em trabalhos físico, mas também na obra espiritual. Ele precisa de professores bíblicos, instrutores no altar, intercessores e assim por diante.

Fato 2 - Este fato é que em determinadas situações, devido às circunstâncias no mundo evangélico onde têm tantas pessoas fazendo comércio do evangelho, que o pastor é suspeito no seu trabalho, pois pessoas pensam que ele só quer mais membros para poder aumentar a renda da igreja. Este pensamento errôneo é desbancado quando o visitante vê que todos da igreja estão interessados e vê-lo transformado pelo poder de Deus.

Fato 3 – Este fato é que o testemunho do membro é muito forte, as vezes mais forte do que o testemunho do pastor, sendo que foi liberto de bebidas alcoólicas, o fumo, drogas lícitas e ilícitas, imoralidade e etc. O testemunho de uma pessoa que não tem o que ganhar com seu testemunho, a não ser uma alma, ajuda tremendamente em aumentar a fé da pessoa visitante ao ponto de crer que suas necessidades também podem ser supridas milagrosamente por Deus.

Estamos embarcando numa série de estudos que têm por alvo seu treinamento e preparação para trabalhar espiritualmente na igreja, conversando com as pessoas visitantes acerca de sua necessidade de Deus, e ajudá-las no altar, pois muitas nem sabem o que é orar, isto é, formar uma oração com suas próprias palavras, pois foram ensinadas a lerem suas orações de um livro ou outra fonte aceitável pelas lideranças da sua igreja. Visitantes frequentemente sentem a presença do Senhor no culto, e isto é pela primeira vez na sua vida, mas não sabem o que fazer. É neste momento que o instrutor de altar se torna importante, pois terá condições instruir e levar a pessoa a entender o que está sentindo e o que deve fazer para dar continuidade à obra de Deus na sua vida.

O membro efetivo e estabelecido na igreja jamais deve pensar que assistir o culto é apenas oportunidade para receber mais uma “bênção.” Deve ser rejeitada a expressão: “Quem veio receber uma bênção esta noite, diga amém.” O membro que entende seu papel adequadamente sempre vai assistir o culto com a atitude de está presente para ser uma bênção.

Vamos estudar os pré-requisitos para a pessoa que almeja ser usada por Deus em ajudar outras pessoas acharem um lugar no reino maravilhoso de Deus.

I.                   Experiência Pessoal

A.                É absolutamente essencial que o instrutor de altar tem uma experiência completa de salvação. Sem esta experiência o instrutor de altar tem apenas teologia, e não a experiência que convencerá a quem busca a Deus que a experiência é real.

B.                 Alguém sem a experiência pessoal com Deus tentando instruir outra pessoa no altar é semelhante a uma pessoa que não tem carteira de habilitação tentar ensinar alguém guiar um carro.

C.                 Esta experiência deve incluir:

1.                  Uma experiência profunda de arrependimento para poder explicar a outros o que é e o que acontece quando uma pessoa se arrepende verdadeiramente.

2.                  Uma experiência de ter recebido o batismo bíblico em nome de Jesus Cristo e explicar a significância. Não precisará ser teólogo e explicar a diferença entre os vários batismos pelo mundo religioso, mas simplesmente poder dizer que obedeceu ao ensinamento da Palavra de Deus e a sensação espiritual que teve durante o batismo.

3.                  Uma experiência ampla do recebimento do Espírito Santo, e não somente uma experiência inicial, mas a constante renovação do Espírito Santo na sua vida.

Tem que lembrar que de certa forma você é um vendedor, e tem que convencer as pessoas das maravilhas da vida que Cristo nos prometeu.

II.                Vida de Oração

A.                É essencial que a pessoa que deseja trabalhar no altar e ajudar outras pessoas chegar até Cristo, o Salvador, tenha uma vida de oração ativa. (Atos 1:8 e 13-14) Os discípulos não voltaram para o cenáculo para aguardar a descida do Espírito Santo de braços cruzados, mas oraram intensamente por 10 dias.

B.                 O pretendente obreiro de altar não venha para a igreja para colocar sua vida espiritual em dia, mas através das suas orações e devocionais sempre venha à igreja pronto para servir e ajudar. (Atos 3:1-8) Os apóstolos não precisavam convocar um culto de oração, mas o costume deles de estarem sempre no templo orando três vezes ao dia, os deixava sempre de prontidão para agir e operar milagres. (Marcos 16:15-20) Entendemos que o constante contato com o Senhor, e participando com Ele nas suas orações os deixavam em condições operar os prometidos milagres.

C.                 Devemos nos lembrar do exemplo de Estevão e o poder do Espírito Santo que demonstrava. Era o resultado de ser um dos sete diáconos selecionados em Atos capítulo 6 e que um dos requisitos foi que todos tinham que ser homens cheios do Espírito Santo. (Atos 6:3) Isto não pode faltar para obreiro de altar nos dias de hoje.

D.                O Espírito Santo, bem como a Palavra de Deus, pode nos instruir de como agir nos momentos em que estamos trabalhando no altar. (II Timóteo 3:17)

III.             Conhecimento das Escrituras

A.                É notável que muitas pessoas tenham receio de se envolver em falar com pessoas acerca de coisas espirituais.

B.                 Este receio é proveniente da falta de conhecimento das Sagradas Escrituras.

C.                 Veja o conselho de Paulo para seu filho na fé, Timóteo. (II Timóteo 3:14-17)

IV.             Começaremos Aprender Versículos Chaves para usar no Trabalho de Altar (O professor ou pastor que ensina estas lições deve iniciar um programa de memorização de passagens chaves da Bíblia que podem ser usadas pelos obreiros ao procurar levar os visitantes ao conhecimento de Deus e sua vontade para eles. Isto pode ser um programa constante nos trabalhos da igreja, que não somente equipará os membros para trabalhar com eficácia na igreja, mas será também uma fonte de encorajamento, fé e bom ânimo. O uso de versículos bíblicos será convincente para o visitante e o ajudará estabelecer sua fé sobre a Palavra de Deus.)

A.                Aprenderemos versículos acerca da necessidade do homem.

João 3:16-17, Romanos 3:10-11, Romanos 3:23, Romanos 6:23

B.                 Aprenderemos versículos acerca do arrependimento.

II Crônicas 7:14, Mateus 3:2, Lucas 3:3, Lucas 13:3, Atos 2:38, Atos 3:19, I João 1:7 e 9

C.                 Nunca devemos ensinar alguém “aceitar Jesus.” Este termo não é bíblico, não está de acordo com as escrituras, que ensinam o arrependimento. Aceitamos a salvação que Cristo nos oferece, que é bem diferente que aceitar Jesus do modo que isto é usada no meio evangélico hoje em dia.

D.                Aprenderemos versículos acerca do batismo nas águas.

João 1:26 e 28, Mateus 3:16 com I Pedro 2:21, Atos 2:38, Atos 8:16, Atos 10:48, Atos 19:5, I Pedro 3:21

E.                 Aprenderemos versículos acerca do recebimento do Espírito Santo

Mateus 3:11, João 20:22, Atos 1:4 e 8, Atos 2:1-4 e 38, Atos 5:32, Atos 8:15-16, Atos 10:44-46, Atos 19:6

 

Philip D. Walmer